Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Como aprender inglês com séries da melhor forma possível?

Como aprender inglês com séries da melhor forma possível?
Acessibilidade
L L A- A+

A gíria “maratonar” costumava ser associada ao mundo dos esportes. No entanto, os serviços de streaming deram outro significado ao que é uma maratona.

Devido à variedade crescente de canais de streaming, assistir a séries com frequência e, por vezes, finalizar temporadas em um período curto de tempo, se tornou a maratona favorita de muitas pessoas.

São dois extremos. Quem assiste por horas seguidas e passa o fim de semana inteiro até finalizar o título escolhido, e o time dos que começam um episódio e nunca terminam. Em algum momento, você já foi de um dos dois grupos, não é?

Agora, é possível aprender inglês com séries? Sim! Tanto tempo, curiosidade e energia dispensados nos seriados são ótimos estímulos para o aprendizado da língua inglesa. Isso porque quando nos apropriamos do que gostamos na hora de aprender alguma coisa, a tendência é uma absorção mais fácil e representativa. É o famoso aprender sem perceber.

Se já é possível absorver muita coisa de uma segunda língua apenas assistindo a séries, com algumas dicas esse aprendizado pode ser potencializado.

Então, como utilizar as séries do jeito certo para absorver e compreender o idioma de verdade? Você descobre agora! Veja abaixo.

Como aprender inglês com séries?

Netflix, Amazon Prime, HBO Max, Disney Plus, Mubi. A lista de serviços de assinatura de produções audiovisuais, como séries e filmes, não para de crescer. Se antes o acesso às produções em inglês ainda era restrito, atualmente, o recurso está disponível para a maior parte da população.

Logo, tornou-se mais acessível aprender inglês com séries, com o auxílio de legendas e áudios. Além dessa facilidade, há outros passos para você conseguir absorver ao máximo novos vocabulários, informações culturais, sotaques e muito mais – enquanto se diverte. Confira!

Saiba escolher a série

cenário de série sitcom com quatro amigos conversando na sala de estar

O primeiro passo é saber escolher uma boa série para aprender inglês. O que você deve levar em consideração para isso? Primeiramente, o nível de dificuldade - tanto do vocabulário quanto da pronúncia utilizada na produção. Alguns títulos são mais fáceis de entender do que outros e você ainda pode se surpreender com alguns plot twists.

Se você está no nível iniciante ou básico, prefira séries curtas, de no máximo 20 minutos, com temas cotidianos. Assim, você não se sente cansado do idioma por não estar acostumado com os diálogos expostos e consegue intuir determinados significados, já que são temas próximos à sua vida. Alguns exemplos de séries neste sentido:

  • Friends
  • The Good Place
  • How I Met Your Mother
  • Modern Family
  • Fleabag
  • Keeping up with The Kardashians
  • Sex Education
  • Please Like Me
  • Heartstopper

Procure por sitcoms (situation comedies) — séries de comédia que utilizam uma linguagem mais leve e com pronúncia clara.

Outros dois seriados bons para aprender inglês são “Brooklyn 99” e “The Big Bang Theory”. Porém, estes têm vocabulário mais específico — polícia/investigação, com whodunnits e ciência.

Alguém de nível básico pode ter dificuldade para captar os termos expostos nestes títulos. Por isso, essas duas séries podem funcionar bem para quem já tem algum conhecimento do idioma.

Séries com temas mais específicos são mais desafiadoras e ótimas para adquirir vocabulário.

Se você está no nível avançado, pode experimentar também séries com um inglês britânico, uma variante da língua menos comum em comparação ao inglês dos Estados Unidos. “The Crown”, “Anne with an ‘E’” e “Downton Abbey” vão te desafiar bastante.

Use as legendas (inglês e português) com inteligência

Geralmente, costuma-se indicar, para quem está começando, assistir às séries com áudio em inglês e legendas em português. No entanto, você pode se desafiar para além disso. Tente iniciar já com legendas em inglês e observe o quanto você entende daquela série. Permita-se entender pouco e observe o que foi possível assimilar, para que o seu aprendizado seja construído.

Caso esteja muito complexo, alterne essa técnica com o acompanhamento de séries com legendas em português.

Aos poucos, experimente deixar apenas o áudio em inglês (sem legendas). O segredo é utilizar as possibilidades de áudio e legenda ao longo do seu desenvolvimento na língua.

Lembre-se que estudar um novo idioma é uma repetição de palavras, aplicações e contextos – quanto mais você pratica, mais natural se torna seu uso da língua. Afinal, mesmo um How are you? pode ter respostas criativas.

Estimule o hábito de tomar notas

mãos de mulher tomando notas

Tenha sempre à mão um bloco de notas. Isso é fundamental para memorizar e consultar informações. Dessa forma, use o bloco de notas para:

  • Anotar o vocabulário que aprendeu durante o episódio.
  • Destacar referências de expressões idiomáticas, colocando os minutos e o número do episódio.
  • Lembrar o nome e a identidade dos personagens em inglês.
  • Escrever frases emblemáticas de algum personagem.

Saiba a diferença entre uma série e um filme

Aprender inglês com séries é diferente de estudar com filmes. É comum aplicar as mesmas dicas de aprendizado aos dois tipos de produtos audiovisuais. No entanto, há algumas variações sutis que podem facilitar as suas escolhas.

A série é mais demorada, o que te possibilita ter mais tempo para compreender as ações dos personagens. Dessa forma, pode ser ideal para quem quer arriscar e assistir sem legendas.

Além disso, muitas séries costumam ter mais de uma temporada. Com isso, além de criar um laço afetivo com os personagens, você se acostumará, cada vez mais, com os sotaques e expressões utilizadas por cada um. Isto é, caso queira realmente acompanhar esta série.

Dessa forma, se desejar esperar por novos episódios, saiba que o tempo entre cada temporada gira em torno de 1 a 2 anos. Essa espera pode ser ideal para você procurar conteúdos em inglês sobre a série. Por exemplo, entrevistas com os atores, notícias sobre os enredos, entre outros.

Assim, a diferença entre aprender inglês com uma série e com um filme é o maior tempo dedicado às séries. Afinal, séries como “Grey’s Anatomy” ou “Os Simpsons”, possuem mais de 10 temporadas. Então, funciona basicamente como um “compromisso” que você assume para aprender inglês sem nem perceber.

Aprender inglês com séries é uma ótima forma de se familiarizar com a sonoridade das palavras, sotaques, aumentar o vocabulário e ainda ganhar referências culturais. O resultado é uma maior naturalidade no contato com o idioma.

Confira outros conteúdos sobre séries em inglês: