Blog CNA

Descubra quantos países falam espanhol como língua oficial

Descubra quantos países falam espanhol como língua oficial

Você sabe quantos países no mundo falam espanhol? Após o mandarim, o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo. De acordo com pesquisas, os países que falam a língua espanhola representam quase 8% da população mundial: 489 milhões como primeira língua, 74 milhões têm conhecimento e 22 milhões estudam como idioma adicional. 

As expectativas dos especialistas é que o número de pessoas em países que falam em espanhol suba para 756 milhões até 2050. Além da Europa e da América Latina, existem outros países que falam em espanhol como nas Filipinas

países da África que falam espanhol como em pequenas comunidades na Angola e Sudão, além de ser uma das três línguas da Guinea Equatorial

Conheça os países que falam espanhol no mundo 

O espanhol é uma língua latina, assim como o francês, italiano e português, porém é a mais falada no mundo entre as outras. 

São 21 países no mundo que falam espanhol como língua oficial: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. 

Além das diferenças culturais entre os países que falam a língua espanhola, existe uma grande nuance de sotaques, como em toda língua. Mesmo dentro da Espanha, existe o catalão, um dos idiomas presentes no país. 

Há os países que falam espanhol como língua oficial, então isso implica que o idioma é falado entre a população, seja no âmbito pessoal ou na educação e na mídia. Veja 5 exemplos de países que falam espanhol a seguir: 

  • Espanha 

Como nas outras línguas latinas, o espanhol nasceu na península ibérica, na região que representa o país. Um dos exemplos mais conhecidos entre os países que falam em espanhol, a Espanha também abriga o idioma catalão e outros dialetos, como o andaluz. 

  • Argentina 

A Argentina é um dos países que falam espanhol na América Latina. Por lá, a língua recebeu influências da imigração italiana no início do século passado, gerando uma mudança na pronúncia e na cadência da fala. 

  • Guiné Equatorial 

Um dos países da África que falam espanhol, a Guiné Equatorial fala oficialmente desde 1968, além do francês e português. Mas não só, línguas regionais como igbo, também estão presentes na região.  

  • México 

Você sabia? O México é o maior entre os países que falam espanhol como língua oficial na América Latina. São 129 milhões de falantes! Porém dentro do país, existem diferenças de sotaques e pronúncias, uma influência das línguas indígenas. 

  • Cuba 

A ilha caribenha é um dos países da América Latina que fala a língua espanhola como oficial. Grande parte da população também fala inglês, mas devido ao turismo, também é comum o alemão, francês, italiano e russo.  

Países sul americanos que falam espanhol

As diferenças culturais são imensas entre os países sul americanos que falam espanhol, não somente em questão de sotaque e vocabulários, mas vários países possuem influência de línguas indígenas. 

Em lugares como Peru, quase 90% da população fala a língua espanhola, mas a identidade indígena se mantém presente, onde o quíchua também é muito comum, assim como aymara. 

Ao todo, são nove países que falam espanhol na América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. 

Você já reparou nas diferenças das pronúncias de cada país? Em suas culturas diversas e sotaques variados, a América do Sul abriga muitas possibilidades. De destino de viagem a faculdades dos sonhos, existem universos a serem explorados. Não deixe de procurar saber mais sobre os países que falam espanhol no mundo! 

MATRICULE-SE JÁ
E-MAIL TELEFONE WHATSAPP