Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Você conhece alguma história em inglês com “whodunnit”? Descubra agora!

Você conhece alguma história em inglês com “whodunnit”? Descubra agora!

Você conhece alguma história em inglês com “whodunnit”? Descubra agora!
Acessibilidade
L L A- A+

Whodunnit ou “who has done it?” significa, literalmente, “quem fez isso?”. A expressão é utilizada para descrever histórias de investigação com assassinato. Logo, alguém foi morto e é preciso descobrir “who has done it?”. As tramas de Sherlock Holmes são bons exemplos.

Whodunnit desperta a curiosidade e pode ser uma ótima história em inglês para te fazer exercitar o idioma. Pensando nisso, após a leitura deste artigo, você saberá como a palavra te ajuda a melhorar sua pronúncia em inglês e muito mais. Também traremos uma lista de séries whodunnit que são imperdíveis!

Descubra logo abaixo.

O que é um whodunnit?

No mundo da ficção, as narrativas podem ser resumidas em algumas fórmulas. O whodunnit é a definição em inglês para aquele tipo clássico com tramas de detetive.

Além da questão de descobrir quem cometeu o crime, outra característica desse tipo de história em inglês é o espaço. Geralmente, todos os personagens estão confinados em um mesmo local. Filmes com trens, casas de campo e ilhas são os mais comuns.

Quais as melhores séries com whodunnit?

Amigos desapontados assistindo um filme pelo notebook na sala de casa

Anote uma listinha básica das melhores séries com ótimos whodunnits. Prepare-se para ficar de queixo caído com os plot twists. Veja abaixo:

  •          Sherlock
  •         The After Party
  •          How to Get Away With Murder
  •          Pretty Little Liars
  •         True Detective
  •          Mare of Easttown
  •         Top of the Lake

Como os whodunnits ajudam a melhorar o inglês?

Em algumas línguas, incluindo o inglês, é muito comum que letras e sílabas das palavras sejam unificadas/juntadas, visando tornar a fala mais rápida e fluida. A expressão whodunnit representa bem essa característica do idioma. Afinal, a frase “who has done it?” foi transformada em apenas uma palavra. 

O whodunnit lembra os “features of connected speech” — características da pronúncia de determinadas palavras ou frases que podem influenciar a maneira como algo é escrito. 

Veja exemplos: 

  • “Want to” se transforma em “wanna”.
  • “Is going to” aparece como “gonna” durante a fala.

Isso acontece com o objetivo de deixar a conversa mais fluida, eliminando algumas pausas que aconteceriam por conta dos sons de algumas letras.

Entender isso pode ajudar muito o seu listening (escuta). No entanto, fique alerta: essas palavras não são aceitas em contextos formais, ok?

Já percebeu que alguns falantes do idioma cortam partes de palavras e frases com bastante frequência? Isso acontece quando alguém precisa falar mais rápido, por exemplo, com os tongue twisters — trava-línguas em inglês. Eles são um conjunto de palavras com uma pronúncia desafiadora. Por exemplo:

How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?

Quanta madeira uma marmota jogaria, se uma marmota pudesse jogar madeira?

Histórias em inglês com whodunnits aumentam o seu vocabulário e ainda podem melhorar a sua pronúncia. Então, escolha uma das séries que indicamos, fique atento às pronúncias dos personagens e, claro, descubra "who has done it".

Aprenda muito mais com um inglês definitivo no CNA. Matricule-se agora e acesse aulas que estimulam a sua curiosidade para o inglês ou para o espanhol. Conheça os nossos cursos.