Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • O que é plot twist e plot-driven? Converse em inglês sobre cinema!

O que é plot twist e plot-driven? Converse em inglês sobre cinema!

O que é plot twist e plot-driven? Converse em inglês sobre cinema!
Acessibilidade
L L A- A+

Plot twist e plot-driven são expressões em inglês usadas no cinema para descrever e dar determinadas qualidades a uma história. É praticamente impossível que você não conheça ou não tenha assistido a filmes com plot twist ou plot-driven.

Aliás, mesmo na situação impensável de alguém que nunca viu um filme, série ou qualquer trecho audiovisual, ainda assim, o plot twist e o plot-driven podem ter acontecido. Isso porque, como você descobrirá neste texto, esses termos possuem relação com a vida real das pessoas.

Quantos plot twists você já vivenciou? Após a leitura deste artigo, você vai saber tudo sobre esse termo e o que é plot-driven. Logo, aprenderá como conversar melhor em inglês sobre cinema.

Boa leitura!

O que significam as palavras plot, twist e driven?

Antes de revelarmos o significado das expressões no cinema, vamos dar uma olhada no sentido de cada uma dessas palavras. Assim, você já pode tentar adivinhar a tradução de plot twist e plot-driven, bem como o vocabulário em inglês e as suas aplicações no universo das histórias filmadas.

  • Plot – Enredo.
  • Twist – Torção, volta.
  • Driven – Verbo dirigir conjugado no past participle.

O que é plot twist?

Imagine que a sua vida tem um narrador e ele, em um dia qualquer, fala: “Surpresa, sua vida acaba de dar uma volta, radical, de uma hora para outra, de cabeça para baixo!”. Já aconteceu algo parecido com você ou assistiu a algum filme e série do tipo em que esse momento acontece?

O plot twist é uma reviravolta na história do filme em inglês que muda completamente a direção da história. Por exemplo, o amigo inofensivo que se revela o vilão, o personagem que parecia ser o protagonista é assassinado, a vítima do assassinato que na verdade está viva.

Essas transformações da expectativa aumentam a tensão da história e estimulam o interesse do público. Por isso, o plot twist é um recurso bastante utilizado por roteiristas para reformular a narrativa e causar choque. Classicamente, o plot twist aparece perto do fim do filme.

Mesmo sendo mais conhecido por amantes do cinema, o recurso já é usado há muito tempo na literatura, e hoje é comum em – além dos filmes – séries em inglês, videogames e até em videoclipes com música.

Afinal, o objetivo de uma obra audiovisual é despertar curiosidade e disposição para que o espectador acompanhe, com atenção, até o fim. Logo, o uso do plot twist tem ficado cada vez mais criativo e intenso.

Há três tipos de plot twist que você descobre logo abaixo.

Plot twist clássico

Mulher com expressão assustada comendo pipoca enquanto assiste televisão na sala.

Acontece quando, ao longo do filme, é criada a curiosidade sobre determinada questão. Dessa forma, o espectador espera que, ao final da narrativa, o mistério seja desvendado.

Um exemplo clássico é o filme “O Sexto Sentido”, do diretor M. Night Shyamalan. Descobre-se que o ator principal, que relata ver personagens assustadores e mortos ao longo da narrativa, na verdade, sempre esteve morto.

Plot twist mid

Também chamado de plot twist do meio, a surpresa do filme acontece, justamente, no meio da narrativa. Geralmente, ao utilizá-lo dessa forma, a história toma um outro rumo, com um novo ponto de vista sobre determinadas situações ou personagens.

Alfred Hitchcock, um dos grandes mestres do cinema, fez um filme clássico utilizando o plot twist mid — Psicose. Nesta narrativa, em seu início, o espectador acredita que a protagonista da história é Marion Crane.

No entanto, no meio da narrativa, isso muda radicalmente com a inserção de um novo personagem, Norman Bates. A partir daí, a história é reformulada. Inclusive, caso tenha curiosidade, também há uma série em inglês, inspirada no filme, chamada Bates Motel.

A série, inclusive, foi indicada a vários prêmios, como o People's Choice Award: Melhor Drama na TV a cabo, em 2017.

Plot twist duplo

Três mulheres com expressões de medo enquanto assistem algo na televisão.

O nome já antecipa que são, basicamente, duas reviravoltas. Geralmente, o segundo plot twist está relacionado ao primeiro. Por exemplo, quando se descobre que determinado personagem é o assassino. O segundo plot twist seria a descoberta que um aliado do herói foi cúmplice do assassinato. 

O que é plot-driven?

Personagens da Marvel reunidos: Gavião Arqueiro, Capitão América, Homem de Ferro, Viúva Negra, Thor, Hulk e Visão.

Imagine um filme que é guiado, essencialmente, por ações que causam surpresa e tomam novos rumos na história.

Um plot-driven é focado na ação das personagens, sendo uma questão desenvolvida por uma sequência de fatos. Logo, são histórias de perseguição, competição, guerra, missão, entre outras. Exemplos de histórias plot-driven são os filmes de super-heróis, como Vingadores: Guerra Infinita, de 2018.

Plot twist e plot-driven são expressões muito úteis em conversas sobre filmes, que além de legais são uma chance de praticar speaking e listening. Afinal, quanto mais vocabulário você tiver para falar do assunto, mais confiante você fica para se expressar em inglês. 

O que você está esperando para dar um plot twist no seu inglês? Matricule-se agora no curso de inglês para adultos do CNA.