Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Saint Patrick’s Day: o feriado dos duendes, moedas de ouro e da bebida verde!

Saint Patrick’s Day: o feriado dos duendes, moedas de ouro e da bebida verde!

Saint Patrick’s Day: o feriado dos duendes, moedas de ouro e da bebida verde!
Acessibilidade
L L A- A+

Sabe aquelas histórias sobre trevo da sorte, duendes verdes e moedas de ouro? O St. Patrick's Day ou Dia de São Patrício é uma comemoração, surgida na Irlanda, que tem tudo a ver com isso.

Mesmo que você ainda demore um pouco para dar um pulinho na ilha, conhecer as tradições do Saint Patrick’s Day pode criar muitos momentos de diversão com amigos. Afinal, há pratos típicos irlandeses, bebida, música e fantasias para o feriado — inclusive com vários eventos no Brasil.

Aprenda inglês entrando em contato com a língua de um jeito natural, positivo e interessante. Conheça o feriado em que todo mundo usa verde, come carne com repolho e encontra moedas douradas de chocolate.

Boa leitura!

O que é o Saint Patrick’s Day?

O St. Patrick’s Day é um feriado para vivenciar a cultura irlandesa. A festa tem origem religiosa, celebrando São Patrício, o querido padroeiro da Irlanda — carinhosamente, chamado de St. Paddy.

Para homenageá-lo foi estabelecida, há 1.500 anos, a data comemorativa mais festejada na Irlanda. Logo, em 17 de março, aniversário de morte do missionário cristão, se celebra o Saint Patrick’s Day.

Além de importante na Irlanda, a grande população de imigrantes irlandeses ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos, contribuiu para a popularidade da festa. Afinal, a data comemorativa é uma das melhores formas de cultivar o sentimento de ser irlandês!

O que fazer no St. Patrick's Day?

Se os Estados Unidos têm o Thanksgiving, com festas e pratos típicos, a Irlanda também tem suas tradições. Por isso, há uma série de costumes interessantes que você pode adotar para comemorar o dia.

Ao acordar, escolha uma roupa verde para combinar com a decoração temática da sua casa. Isso mesmo, pode vestir tudo o que você tiver nessa cor! Isso porque o verde é uma das maiores tradições do feriado. Não esqueça também de conferir os possíveis horários dos desfiles e festas pela sua cidade, já que, atualmente, há muitos eventos em cidades brasileiras.

Homem tocando em banda marcial do Saint Patrick's Day

Os principais símbolos do St. Paddy’s Day incluem:

  • Trevo de três folhas.
  • Harpa celta.
  • Arco-íris.
  • Pote de moedas de ouro.
  • Ferraduras da sorte.
  • Cores da bandeira da Irlanda (verde, branco e laranja).
  • Leprechaum (duendes do folclore irlandês que guardam potes de ouro e adoram pregar peças).
  • Outros símbolos do país: desfile de gaitas de foles, dança irlandesa, o nó celta.

Por que se usa verde no St. Patrick's Day?

A cor verde (green em inglês) é uma referência às paisagens da Irlanda, que possuem florestas, vales e campos cobertos de vegetação de um verde intenso. Lembra daquelas florestas mágicas que aparecem em muitas séries e filmes de aventura e fantasia? Não é à toa que o país também é chamado de Ilha Esmeralda.

Há ainda um motivo mais especial para o uso do verde. Isso porque a cor foi usada pelo exército irlandês como símbolo do país durante a Rebelião Irlandesa, em 1798.

Azul antes do verde

No entanto, o verde nem sempre foi usado no Dia de São Patrício. Até o século XIX, o azul para quem era o rei. O motivo? Culturalmente, o verde era associado ao mau agouro ou má sorte. O fato de muitos símbolos do Saint Patrick’s Day possuírem a cor verde parece ter mudado esse cenário.

Monumentos verdes

O fato é que, atualmente, tudo o que puder ser pintado de verde no dia da festa, será. Em Chicago, por exemplo, o rio é completamente tingido, uma tradição da cidade que acontece há mais de 60 anos.

Veja abaixo registros do Lago Chicago e do Sydney Opera House (evento que faz parte das comemorações do St. Patrick’s ao redor do mundo), na Austrália, quando recebem a cor para comemorar o St. Patrick’s Day.

@coriinthecity Replying to @tay all the things you need to know for your trip to Chicago for the St Patrick’s Day green river dyeing on March 16th!??? #stpatricksday #chicago #chicagoriver #greenriverchicago #downtownchicago #chicagotravel ? St. Patrick's Day - Freccero
@seeshots POV: St Patricks Day in Sydney. #stpatricksday #stpaddysday #sydney #expectationvsreality #instagramvsreality #letmein #tiktok_aus #tiktokaustralia ? original sound - Chester See

Trevo verde

O trevo de três folhas é uma planta que aparece na iconografia da festa por um motivo religioso. Isso porque, segundo a lenda, São Patrício usava a planta para pregar o catolicismo.

Ele dizia que, assim como o trevo tem três partes, mas é uma coisa só, a ideia Católica de Deus também consiste de três partes que são uma unidade, a Santíssima Trindade. Então, cada folha do trevo simbolizaria uma dessas partes.

Quais são as comidas típicas irlandesas do Saint Patrick’s Day?

Uma das melhores partes de entrar em contato com uma nova cultura, certamente, é fazer a felicidade do seu estômago. Afinal, experimentar pratos especiais, que contam a história de um povo, é uma das melhores formas de criar boas memórias e aprender sobre um país.

Por isso, ao aproveitar um dia clássico de São Patrício, é possível comer o famoso pão irlandês, que leva buttermilk (um preparo com leite). Veja a lista de alguns pratos típicos do St Patrick’s Day:

  • Cozido de carne bovina com repolho.
  • Purê de batatas com verdura (chamado na Irlanda de Colcannon).
  • Pão de bicarbonato (Soda Bread) ou cerveja tipo stout irlandesa.
  • Comidas em geral decoradas com trevos dourados e verdes.

Uma curiosidade é que, apesar de muito popular, a famosa cerveja verde, na Irlanda é um hábito comum para turistas. A bebida colorida com corante surgiu nas comemorações do St. Patrick’s Day nos Estados Unidos.

Quais as curiosidades sobre os St. Paddy’s Day?

Descubra algumas palavras e expressões em inglês utilizadas durante as tradições da data comemorativa.

Blarney Castle

Durante a celebração do St. Patrick’s Day, muitas lendas do folclore do país são relembradas. A Pedra da Eloquência, no Blarney Castle, é uma delas. Para resumir: há uma pedra, localizada no Castelo de Blarney, na cidade de Cork, que daria a quem a beija o poder da oratória. É o famoso dom de “ganhar alguém pelo papo”. Por causa dela, o Castelo de Blarney é uma atração turística muito popular, e todo ano recebe milhares de visitantes.

Cuidado com a bebida alcoólica

É proibido consumir bebida alcoólica na Irlanda na rua, sendo passível de multa. No entanto, durante o St. Patrick’s Day, alguns bares têm autorização especial para que se consuma a bebida em suas mesas e em áreas externas, mas para quem ainda faz parte do estabelecimento em questão.  

É bom ter atenção especial sobre isso, verificando se o bar que você frequenta possui essa autorização. Afinal, ser preso em plena viagem e pagar uma multa salgada pode ser uma memória dispensável, concorda?

Deu vontade de participar do Saint Patrick’s Day? Agora você já sabe quais são as comidas e as tradições para fazer o seu próprio evento entre os seus familiares e amigos. Além disso, vale pesquisar a programação na sua cidade e achar uma boa festa de São Patrício.

Confira outras datas comemorativas ao redor do mundo que valem a pena conhecer e prestigiar: