Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Bloomsday: a data da literatura, turismo e inglês irlandês

Bloomsday: a data da literatura, turismo e inglês irlandês
Acessibilidade
L L A- A+

Imagine sair de casa às 8h da manhã e retornar às 3h33 da madrugada. Quem nunca? Agora, pense em escrever mais de 800 páginas sobre essas 18 horas na rua e isso ainda inspirar uma das maiores festas de um país. Quanta disposição! Bem-vindos ao Bloomsday!

Mesmo que você nunca tenha lido ou ouvido falar sobre Ulysses ou do dia do Bloom, acredite: o livro e o personagem, que mudaram o jeito de contar histórias no início do século XX, podem dar match com seus gostos.

Afinal, conhecer uma cidade por meio da linguagem de um escritor pode ser uma maneira poderosa de aprender sobre idioma e se apaixonar pelo local. Até o fim deste artigo, você saberá os principais detalhes sobre o Bloomsday, a maior festa literária da Irlanda.

Além disso, entenderá os principais motivos do livro escrito por James Joyce ser uma das mais conhecidas histórias da literatura — daquelas que continuam instigantes, mesmo com a passagem do tempo. Vamos lá?

O que fala o livro Ulysses?

Primeira edição do livro "Ulysses", de James Joyce.

Ao ler esse livro você conhece o cotidiano de Leopold Bloom, história contada de uma forma que, até então, se mostrou bastante inovadora e, ainda hoje, é interessante.

Isto é, o fluxo de como o pensamento é colocado é muito instigante: ser transportado para “dentro” da cabeça do personagem, observando as suas emoções e ideias.

Os temas abordam conflitos da vida do irlandês Leopold, em Dublin — religião, identidade e nação —, que podem ser ampliados para o contexto da época que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.

A grande “brincadeira” do livro é se inspirar no clássico poema épico da Grécia Antiga — a Odisseia — para narrar a vida do personagem principal. No entanto, dessa vez não há monstros misteriosos e figuras mitológicas, mas apenas o cotidiano de um homem que vive em meio a uma cidade industrial.

O autor utiliza o poema grego como referência de estilo. Por exemplo, chamando os capítulos de episódios e há momentos em que a narrativa é escrita em formato de roteiro — elementos presentes em “A Odisseia”.

Se você gosta de desvendar as entrelinhas de uma história, o romance que marcou a literatura contemporânea ocidental, tem isso de sobra. Isso porque lemos a narrativa pela perspectiva do personagem, então ele não explica tudo. Logo, o leitor precisa ser um detetive para ligar os pontos. Confira as principais curiosidades do livro (sem spoilers, claro):

  • É a história de um homem muito comum, contada de uma forma bastante criativa.
  • Considerado o primeiro romance moderno.
  • A narrativa apresenta coisas muito triviais que podem passar despercebidas no cotidiano.
  • Escrita a maior parte em Paris.
  • Ulysses é dividido em três partes — a Telemaquia, a Odisseia e O Regresso ao Lar e ao Leito Nupcia.
  • É um livro desafiador, que necessita de dedicação, pois a história não é linear.
  • Leopold Bloom é inspirado em Ítalo Svevo, escritor italiano e amigo de James Joyce.
  • Há um capítulo todo feito em formato de questão/resposta, como uma entrevista.
  • O último capítulo tem apenas oito sentenças e, no entanto, possui várias páginas corridas.

O que é o Bloomsday?

Ulysses é tão impactante na maneira de contar histórias que até hoje existe uma festa para comemorar o aniversário do seu personagem principal, Leopold Bloom.

As comemorações acontecem a cada 16 de junho, em Dublin, capital da Irlanda e em outras partes do mundo, como Sydney, São Paulo, Natal, Ouro Preto, Nova Iorque, Washington e Melbourne.

Pessoas com trajes de época para o bloomsday

O evento surgiu em 1924 — 20 anos após a publicação do livro em inglês. À época, o escritor enfrentava perda de visão e vivia com limitações. Logo, amigos pensaram em uma forma de dar mais vida e estímulo àquele senhor. Desde então, a festa foi tomando proporções cada vez maiores, principalmente após a morte do escritor.

Ao lado do feriado de Saint Patrick's Day, o Bloomday é uma das festividades mais famosas do país.

Roteiro turístico do Bloomsday

Durante o evento, há performances, leituras de trechos do livro, pessoas vestidas com “Edwardian Costumes” (trajes da época de criação do livro), entre outros. São muitas referências ao universo retratado na ficção e também à cultura de Dublin dos anos 1900.

Mulher com trajes de época concentrada escrevendo uma carta

Dessa forma, a cidade possui muitos pontos turísticos que existem até hoje e se tornaram famosos justamente por aparecerem durante o livro. Por exemplo, o pub Davy Byrnes, na 21 Duke Street, é descrito no capítulo 8, quando Leopold Bloom entrou no restaurante, comeu um sanduíche de queijo gorgonzola e tomou uma taça de vinho de Borgonha.

Fachado do bat Davi Byrnes, na Irlanda

Bloomsday — ou dia do Bloom — é um evento literário que tem um jeito especial de contar uma das maiores histórias do século XX. Conhecer a cidade de Dublin por meio da língua e da cultura pode ser tão especial quanto aproveitar o prazer de descobrir os mistérios do livro Ulysses.

Imagine ler em inglês, a língua original do livro de James Joyce? Com o CNA, você consegue. Conheça mais sobre o nosso método personalizado de ensino e entre agora em contato conosco.