Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Três Receitas tradicionais para o Dia de Ação de Graças

Três Receitas tradicionais para o Dia de Ação de Graças
Acessibilidade
L L A- A+

Um dos feriados mais tradicionais nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving, tem suas origens nos festivais de colheita ingleses. A tradução literal de ‘Thanksgiving’ seria algo como dar agradecimentos, ou seja, um momento de expressar a gratidão.

Marcada como uma celebração à família e à união, uma curiosidade sobre o Thanksgiving é que essa festa começou com os peregrinos que colonizaram a América em 1600. A primeira comemoração aconteceu em Plymouth Plantation, agora parte da Colônia da Baía de Massachusetts, e durou três dias. O banquete incluía veado, lagosta, peru selvagem, pombo, bolos de fubá chamados “pompions” (abóboras) e muito mais! Se você quiser saber mais sobre a origem dessa data, aproveite para ler este post que fizemos.

Você com certeza já assistiu em algum filme aquela cena com todos reunidos em volta da mesa, e ao centro, vários pratos diferentes. As receitas mais conhecidas são peru, purê de batatas, molho de cranberry e torta de abóbora. Para mergulhar um pouco mais na cultura norte-americana, vamos te ensinar como preparar cada uma dessas delícias. Afinal, por ser um agradecimento pelas boas colheitas, a abundância de alimentos é essencial. Confira nossa lista e monte seu menu de Thanksgiving!

Peru recheado com cranberry

Uma receita simples que é perfeita para uma mesa de jantar de Ação de Graças

INGREDIENTES

MARINADA

1 xícara (chá) de suco de limão
1 colher (sopa) de curry
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sobremesa) de sal
½ colher (chá) de pimenta
1 colher (sobremesa) de páprica picante
1 peito de peru sem osso 1kg

MOLHO

1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 xícara (chá) de suco de cranberry
½ colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de vinho tinto
1 xícara (chá) do molho em que o peru foi assado
1 colher (chá) de açúcar
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

PERU: Em uma tigela misture o suco de limão, o curry, o óleo, o sal, a pimenta e a páprica. Coloque na tigela o peito de peru para marinar por 2h. Transfira o peito de peru para uma travessa refratária com todo o tempero. Cubra a travessa com papel alumínio. Leve ao forno a 200º por 1 e ½h. Retire o papel alumínio e deixe dourar. Se necessário acrescente um pouco de água para não queimar o molho. Retire do forno. Coloque em uma travessa. Fatie o peito de peru. Sirva com o molho.

MOLHO: Em uma panela refogue a manteiga com a cebola até dourar.Junte na panela com a cebola, o suco de cranberry e a farinha de trigo mexendo com um fouet para não encaroçar Adicione na mesma panela, o vinho, o molho em que o peru foi assado e o açúcar. Acerte o sal e a pimenta. Deixe ferver. Despeje sobre o peito de peru já assado.

Fonte

Torta de Abóbora

Uma sobremesa clássica que certamente irá satisfazer seu desejo por doces!

INGREDIENTES

MASSA:

1 xícara (chá) de abóbora cozida
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha
1/2 copo de óleo
2 ovos
1 envelope de caldo de legumes em pó
1 colher (sopa) de pó royal
Sal a gosto

RECHEIO:

400 g de carne moída
1 pimentão médio
1 cebola média
2 tomates maduros picado
2 dentes de alho
2 colheres de manteiga
2 colheres de azeite
300 g de requeijão cremoso

MODO DE PREPARO

MASSA: Bata no liquidificador os ovos, leite, abóbora e óleo. Acrescente o caldo de legumes, farinha, pó royal e o sal. Bata até ficar homogêneo.

RECHEIO: Coloque na panela o azeite e refogue a cebola, o alho, coloque a carne e refogue. Acrescente a manteiga e deixe refogar mais um pouco.

MONTAGEM: Coloque em uma vasilha a metade da massa, depois acrescente o recheio.Acrescente o requeijão por cima, depois a outra metade da massa. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

Fonte

Purê de Batata Cremoso 

O acompanhamento perfeito para qualquer mesa de jantar, esse purê de batata é uma delícia!

INGREDIENTES

1 kg de batata
1 latinha de creme de leite
Sal a gosto
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
50 g de queijo ralado
1 colher de sopa de requeijão

MODO DE PREPARO

Descasque as batatas e coloque em uma panela para cozinhar. Acrescente o sal. Quando você espetar as batatas com uma faca e esta entrar facilmente sua batata está cozida. Escorra-as, esprema na panela, acrescente o leite a manteiga e misture bem, coloque no fogo médio, mexendo coloque o creme de leite, e o requeijão, o toque final será o queijo ralado.

Fonte

Quais são algumas das suas receitas favoritas de Ação de Graças? Compartilhe conosco nos comentários! E para quem ama receitas temáticas, fizemos uma lista de pratos perfeitos para o Valentine’s Day aqui.