Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Como posso ganhar dinheiro com o inglês?

Como posso ganhar dinheiro com o inglês?
Acessibilidade
L L A- A+

Se você é amante da língua inglesa, tem domínio do idioma e está com dúvidas sobre qual caminho seguir na sua carreira, tornar-se professor de inglês pode ser uma ótima opção! 

Para se ter ideia, em apenas um dia, no LinkedIn, havia quase 700 vagas com o título “professor de inglês” disponíveis. Isso sem considerar as vagas publicadas em outras plataformas de recrutamento e seleção. 

Fato é, quer você esteja ingressando no mercado de trabalho ou em transição de carreira, o ensino de inglês pode ser uma grande oportunidade. Já pensou nisso?! Você pode tornar-se um professor de inglês! 

Para isso, é importante investir em uma formação sólida, que una estudos do idioma a uma boa base pedagógica. Este pensamento fará de você um profissional que vai destacar-se no mercado. 

No caminho para a tão sonhada vaga, além de buscar por uma Graduação em disciplinas voltadas à linguagem, você pode chegar lá por meio de certificações e exames internacionais. 

Neste conteúdo, vamos apresentar dois desses exames e certificados. Leia até o final e – quem sabe – descubra como começar ou dar continuidade ao seu plano de carreira.  

Seja um professor de inglês com o TKT 

Cada vez mais, as redes de ensino de idiomas e colégios vêm selecionando professores que invistam em seu desenvolvimento profissional. É do interesse da instituição tanto manter a qualidade do serviço quanto se destacar no mercado por meio de profissionais qualificados e certificados. 

Para professores que desejam atestar seu conhecimento sobre ensinar inglês por meio de um certificado reconhecido globalmente, o TKT (Teaching Knowledge Test) é uma boa opção. 

O TKT é um exame promovido pela Cambridge English, da Universidade de Cambridge, que proporciona a atualização do seu conhecimento teórico em inglês e a validação das suas habilidades pedagógicas. 

Ou seja, ao realizar o TKT, você conquista um certificado – reconhecido no mundo todo - que demonstrará seu desenvolvimento como professor de inglês.  

Pedro Portela, Professor no CNA Caruaru já realizou o exame e nos conta um pouquinho sobre sua experiência: “Quando descobri do que o TKT se tratava fiquei bastante interessado, pois o foco é muito linguístico e metodológico. Segurança é a primeira coisa que me vem à cabeça quando penso no TKT, é entender do que estou falando, é usar terminologias corretamente”

Para receber o certificado, o candidato realiza uma prova. Na base do teste, os conhecimentos dos candidatos são avaliados de acordo com padrões internacionais de controle e de uso da língua inglesa. 

“O TKT oferece uma base sólida de conhecimentos e habilidades necessárias para o ensino da língua. Os profissionais devem investir neste certificado para melhorar suas habilidades pedagógicas, ganhar confiança e obter reconhecimento no mercado de trabalho como professores de inglês qualificados”, comenta Elivelton Domingos, Especialista em Educação no CNA.  

Vale reforçar ainda que o TKT tem um bom custo-benefício, pensando no nível da qualificação que este certificado concede. Caso você esteja interessado em realizar este exame, pode entrar em contato pelo e-mail examesinternacionais@cna.com.br.  

Este é um investimento que vai transformar-se em um diferencial na hora de concorrer a uma vaga de emprego como professor de inglês no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.  

Vá mais longe na sua carreira, dominando teorias da língua inglesa 

Como pontuamos algumas vezes nesse artigo, para ser um professor de inglês não basta apenas dominar a língua, o profissional também precisa se desenvolver em questões pedagógicas. 

O CELTA, exame também promovido pela Cambridge English, da Universidade de Cambridge, tem como propósito desenvolver professores justamente nesse sentido.  

O CELTA é um curso, mais longo e denso, que dura de 1 a 6 meses. Nele você se aprofunda em teorias pedagógicas e realiza projetos a respeito dessas teorias. Durante este mês, um tutor acompanhará o seu desenvolvimento e dará a você as orientações necessárias. 

A partir destes estudos, formam-se professores capazes de tomar decisões mais concretas e bem pensadas em sala de aula, que compreendem o aluno e garantem os melhores resultados a ele. 

O Pedro Portela, que mencionamos na parte do TKT, também conta com uma certificação CELTA. “Basicamente, eu sou outro professor depois do CELTA. A confiança, o domínio de sala de aula, a capacidade de improvisar, planejar e pensar em soluções para as minhas aulas, o pensamento crítico sobre os materiais didáticos que uso, a criação de atividades significativas e interessantes para os alunos, são muitos os benefícios”, ele comenta.  

Você pode dar aulas de inglês tanto no Brasil quanto em outros países. Mas, para quem quer expandir suas fronteiras e ensinar fora do território brasileiro, o CELTA é requisito obrigatório. 

“O CELTA é um curso internacionalmente reconhecido que comprova as habilidades de ensino da língua inglesa. Investir neste certificado é importante porque ele oferece um treinamento intensivo e prático, proporcionando as habilidades necessárias para lecionar inglês de forma eficaz e confiante, além de conhecimentos aprofundados sobre metodologias de ensino, aumentando suas oportunidades de emprego no campo do ensino de inglês”, pontua Daniela Lombardi, Gerente de Produtos Internacionais no CNA.  

O CNA está com turmas abertas para o curso do CELTA, na modalidade intensiva, com duração de 1 mês. As inscrições podem ser feitas até o final de julho de 2023, pelo telefone (11)99365-8636 ou pelo e-mail celta@cna.com.br. 

Com preços acessíveis, facilidade nas formas de pagamento, atualização constante em relação às tendências e inovações na área de educação, acompanhamento contínuo pós-curso, nosso modelo é 100% online, com aulas ao vivo. O canal para esclarecimento de dúvidas também é o e-mail celta@cna.com.br.  

O CNA é um dos maiores parceiros da Cambridge no Brasil. Inclusive, a metodologia utilizada nas nossas salas de aula é baseada nos preceitos ensinados neste curso.  

O flow do seu futuro pode ser como um professor de inglês. Que tal?