Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Como aprender a falar inglês – de verdade?

Como aprender a falar inglês – de verdade?
Acessibilidade
L L A- A+

Na hora de aprender um novo idioma, muitas dúvidas podem surgir. “Qual o melhor jeito de estudar uma segunda língua? Qual método funciona melhor? Quanto tempo vou demorar para aprender?". Você pode encontrar as respostas fazendo a si mesmo outras perguntas. “Qual o meu objetivo ao aprender um novo idioma (seja inglês ou espanhol, por exemplo)? É para o trabalho, para uma viagem, para estudar fora? De quanto tempo eu disponho para alcançar esse objetivo?”. E, sobretudo, tenha em mente que não existem soluções milagrosas e é necessário ter disciplina, dedicação, e o acompanhamento de um bom profissional para te ajudar a conquistar seu objetivo.

Qual o melhor método para aprender inglês? 

A metodologia de ensino do CNA baseia-se no aprendizado em contexto. Deste modo, são criadas situações que simulam cenas cotidianas, em inglês ou em espanhol, e compartilhados aspectos culturais de diferentes países e regiões falantes dessas línguas. Isso ajuda o aluno a ver maior aplicabilidade no que está aprendendo e a tornar o aprendizado mais relevante. Desde o primeiro dia de aula, o estudante é exposto ao idioma e tem oportunidades de analisá-lo em contexto, antes mesmo de estudar as estruturas (gramaticais) mais formalmente. 

De um modo geral, nossa metodologia segue uma linha de: 

  • Imersão no idioma – o aluno participa de atividades de uso rotineiro do idioma sendo estudado, dentro de um contexto relevante e com aplicabilidade.
  • Compreensão da língua - durante as aulas (presenciais, online ou híbridas), professores e alunos têm a oportunidade de analisar o conteúdo e a mensagem transmitida em textos orais ou escritos. 
  • Sistematização – aqui, será possível estruturar o conteúdo, envolvendo os aprendizados das etapas anteriores e podendo aplicá-lo em situações similares, de acordo com o contexto proposto.
  • Prática – chegou a hora de colocar em prática o que foi visto anteriormente, por meio de conversação com colegas, assistindo a séries e filmes... Enfim, praticar é fundamental para o aprendizado de uma língua estrangeira.   

Desse modo, temos a oportunidade de compreendermos o todo e passarmos a perceber, naturalmente, como aplicar e flexibilizar determinados termos, dependendo das circunstâncias que vivemos e do contexto onde estamos. Assim, não ficamos amarrados à memorização de uma lista de palavras, por exemplo.   

Também é importante que o processo de aprendizagem seja mais funcional. Oferecemos cursos com metodologias voltadas ao protagonismo do aluno, possibilitando assim que o estudo seja muito mais prazeroso e relevante, dando mais poder de escolha ao indivíduo e a oportunidade de prática do idioma com relação a atividades já presentes em seu dia a dia, a partir das quais ele fará associações na segunda língua.  

Entendemos que a construção do aprendizado se dá, em grande parte, a partir de condições individuais. A forma de estudar pode seguir diferentes estilos, a depender das características e necessidades de cada pessoa; por exemplo, para alunos adultos, autoestudo e mais autonomia para que eles encontrem seu próprio ritmo; para crianças e pré-adolescentes, aulas mais divertidas, que transformem o processo de aprendizagem e ofereçam oportunidades de protagonismo.    

Como aprender inglês mais rápido? 

Constância e disciplina são palavras-chave. Aprender um novo idioma requer tempo, dedicação e consistência. É necessário que você esteja mais tempo exposto ao idioma e que o seu uso (fala, escrita, escuta e leitura) esteja presente na sua rotina. Que tal configurar o seu celular todo em inglês ou em espanhol? Ou até mesmo passar a assistir a filmes ou a série do momento com áudios e legendas na língua que está estudando? Pode ser uma maneira bastante prazerosa de adotar essa rotina de que falamos.  

É possível acelerar o aprendizado se você se dedicar mais horas por dia ao novo idioma ou aumentar a frequência dos estudos na sua rotina. Mas, também é preciso compreender que existem limitações para o nosso cérebro absorver informações. O descanso e os intervalos, associados a uma boa revisão de conteúdo, são importantes na construção da memória de longo prazo para manter os novos conhecimentos na sua mente. 

Escolhendo a melhor escola de idiomas 

Acreditamos nas metodologias apontadas nesse artigo porque elas apresentam o idioma de maneira mais completa e consistente ao aluno, de modo que ele consiga fazer associações, interpretações e conheça a cultura (fator que interfere não somente na construção da língua, mas também em sua aplicação) dos países falantes do idioma que estuda. Claro que o papel do aluno nos estudos, atrelado à sua motivação pessoal também são fatores muito importantes para que ele atinja seus objetivos. 

Além dos cursos que você já conhece, o CNA oferece aos seus estudantes benefícios que vão desde o acesso ao portal do aluno, com diversas atividades e professores online disponíveis para esclarecimento de dúvidas, até conteúdos exclusivos como as Master Lessons, feitas em parceria com a Full Sail University, e livros da National Geographic Learning. Existem ainda os Upgrades, aulas temáticas de autoestudo disponíveis para alunos que estudam inglês, que podem ser adquiridas nas plataformas CNA Net e  CNA PRO.  

Que tal aprender a falar inglês e espanhol no seu flow? Vem cá, que nós vamos te ajudar!