Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Música em espanhol: descubra o ritmo da guarânia

Música em espanhol: descubra o ritmo da guarânia
Acessibilidade
L L A- A+

Será que existe uma lista de músicas que todo mundo lembra, mas nunca escuta? Na verdade, grandes sucessos e ritmos que marcaram época funcionam assim. Em espanhol, certamente, músicas da guarânia estão inseridas neste grupo.

Inclusive, esse ritmo paraguaio influenciou grande parte da música sertaneja brasileira. Continue nesta leitura para descobrir curiosidades sobre o ritmo popular no Paraguai.

Acompanhe!

O que é a guarânia paraguaia?

A guarânia é um tradicional estilo musical do Paraguai, marcado por melodias e ritmos lentos, melancólicos e dramáticos. Ela usa instrumentos de cordas, como viola, violão e harpa paraguaia.

Além disso, suas músicas comentam sobre questões sociais, como o cenário de vulnerabilidade da população ribeirinha, devido às inundações. Outro tema popular nas guarânias são os amores românticos.

Ela foi criada no fim da década de 1920, no Paraguai, por José Asunción Flores.

O músico produziu, ao lado do poeta Manuel Guerrero, a música “India”. Ela tornou-se um dos símbolos desse ritmo, devido a sua popularidade. No Brasil, ganhou uma versão homônima em português, na voz de Gal Costa.

Algumas das melhores músicas da guarânia

A guarânia é considerada, pela Unesco, um Patrimônio Imaterial da Humanidade. Separamos uma lista com os principais sucessos para que você conheça esse ritmo paraguaio. Confira abaixo:

India - América Ferreira

Lejanía - Trío Guaranía

Recuerdos de Ypacarai - Perla

Nde Rendápe Aju - Manuel Ortiz Guerrero

Qual é a relação da guarânia com o Brasil?

A guarânia influenciou, profundamente, as músicas caipiras e sertanejas brasileiras. Foram produzidas muitas versões, traduzidas do espanhol para o português. Por exemplo, a clássica “A majestade e o sabiá”.

Com o tempo, as adaptações de ritmos aconteceram, criando singularidades para a música de raiz brasileira.

Aprender espanhol com a guarânia pode ser uma ótima oportunidade de também conhecer a cultura do Paraguai. Agora você já sabe que o ritmo tradicional utiliza instrumentos de cordas e possui letras que retratam realidades sociais e temas românticos.

Gostou do estilo musical? Aproveite e compartilhe agora este texto com seus amigos!