Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Confira 5 séries para aprender espanhol!

Confira 5 séries para aprender espanhol!
Acessibilidade
L L A- A+

Em 2017, a série espanhola La Casa de Papel estreava a sua primeira temporada. Assim que chegou à Netflix, ela fez o maior sucesso em terras brasileiras. A história sobre um roubo à Casa da Moeda espanhola tomou conta das roupas, cadernos e falas dos brasileiros apaixonados pela série. Isso gerou um impacto positivo no quesito idiomas, já que estamos acostumados a assistir a séries em inglês e, pela primeira vez em décadas, o espanhol tomou conta das casas de muita gente. E você não precisa ficar preso apenas a esse seriado: há muitas séries para aprender espanhol!

Assistir a séries em espanhol pode ajudar — e muito — na prática do idioma. Quando aprendemos com algo que gostamos e que nos interessa, fica muito mais fácil assimilar e fixar o conteúdo. Tome as crianças como exemplo: elas aprendem muito melhor quando o conteúdo é apresentado de forma lúdica, através de brincadeiras, músicas ou atividades de colorir. 

Quando transportamos isso para o mundo dos adultos, o entretenimento se torna uma grande ferramenta na hora de praticar. Claro: é impossível aprender um idioma unicamente através de entretenimento, pois existem regras e especificidades que só podem ser passadas por profissionais, com técnicas específicas de aprendizagem. Mas o estímulo de um idioma por meio da diversão é, sim, muito bem-vindo! Por isso, se você é do tipo que ama séries e quer melhorar o espanhol, por que não unir as duas coisas? Vem com a gente!

 

Merlí

A série espanhola Merlí conta a história de um professor de filosofia que quer aproximar seus alunos do tema. Cada episódio das três temporadas da série -- já finalizada -- leva o nome de um(a) filósofo(a) famoso. Para quem quer mergulhar em um universo cheio de questionamentos e ensinamentos sobre a vida, a série é uma boa pedida. E o mais legal é que o idioma falado na série é o catalão! Então, é uma ótima oportunidade para entender um pouco as diferenças entre o espanhol e o catalão.

 

La Casa de Papel

Aqui o protagonista também é um professor, mas nada convencional. O personagem “El Profesor” é o arquiteto de um plano para realizar um dos maiores assaltos da história da Espanha. O objetivo? Roubar a Casa da Moeda do país. 

Por ser uma série atual e passada num contexto mais informal, é possível conhecer muitas gírias e expressões cotidianas em espanhol.

 

Elite

Outra série espanhola que teve bastante repercussão no Brasil quando estreou na Netflix foi Elite. A trama envolve adolescentes em uma escola com alunos da elite espanhola e um assassinato. Com atores que vieram de outras série famosas, como La Casa de Papel, a história pode ser uma boa para quem curte intrigas e mistério.

 

Narcos

A vida de um dos maiores traficantes do século 20 ganhou espaço na Netflix. O ator brasileiro Wagner Moura encarou o desafio de encarnar Pablo Escobar por duas temporadas. Algo interessante da série sob o aspecto linguístico é que, como a língua materna do ator não é o espanhol, dá pra perceber sua evolução ao longo dos episódios. 

A série tem quatro temporadas e, assim como La Casa de Papel, apresenta expressões bastante usuais e informais da língua espanhola.  

 

Chaves/Chapolin

Diferentemente das outras séries acima, essa é uma velha conhecida do público brasileiro. As séries de comédia Chaves/Chapolin, criadas e estreladas por Roberto Gómez Bolaños, acompanharam muitas gerações de crianças tanto aqui no Brasil, quanto em seu país de origem, o México.

Se você já está familiarizado com os personagens, por que não assistir a comédia em seu idioma original? O legal de se fazer isso é que, como você provavelmente já sabe a maioria das falas, vai conseguir assimilar mais rápido as frases em espanhol!

Independentemente de qual série você opte por assistir, o mais importante é manter o foco no aprendizado. Separe a caneta e o caderno para anotar o que tiver dúvidas e também vocabulários que aprendeu. Dedicação e prática, aliadas ao entretenimento das séries de TV, podem tornar o seu espanhol ainda mais rico. E aí, já escolheu a sua série?