Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Vergonha de falar inglês no trabalho? Veja aqui três dicas e resolva esta questão

Vergonha de falar inglês no trabalho? Veja aqui três dicas e resolva esta questão

Vergonha de falar inglês no trabalho? Veja aqui três dicas e resolva esta questão
Acessibilidade
L L A- A+

Vergonha de falar inglês no trabalho é um sentimento normal e possível de tratarmos. Com paciência, respeito aos limites e necessidades individuais, é possível obtermos bons resultados e uma comunicação eficiente.

Tenha em mente que o ambiente corporativo nos coloca alguns desafios e o domínio do idioma já é uma realidade exigida em boa parte das companhias. Pensando nisso, após a leitura deste texto, você saberá, detalhadamente, três dicas para perder a vergonha de falar inglês no trabalho.

Acompanhe!

Como perder a vergonha de falar inglês no trabalho?

Conseguir destravar a comunicação em uma língua estrangeira requer duas atitudes: o hábito e a conquista de pequenos desafios.

Isso porque quando você se acostuma a pensar em inglês, ao ler textos, músicas e conversar com pessoas de diferentes regiões, você torna natural o contato e a transmissão da língua. Ao aumentar o seu vocabulário, por exemplo, fica mais fácil expressar sentimentos e ideias mais complexas.

Quanto mais você consegue lidar com situações em outra língua, melhor é trabalhada a sua confiança. Logo, há menos cobrança de si mesmo e mais abertura para que possa continuar otimizando suas habilidades. Isso pode abrir portas e, inclusive, possibilitar a você ganhar em dólares.

Confira abaixo algumas dicas para perder a vergonha de falar inglês.

Priorize o entendimento, esqueça a perfeição

Deslizou em algum tempo verbal, esqueceu alguma concordância ou palavra, mas conseguiu ser entendido e prosseguir no desenvolvimento do raciocínio? Tome nota do que são as dificuldades, mas siga em frente, esqueça a ideia de perfeição. 

Lembre-se: o objetivo é conseguir comunicar-se, fazer com que o outro entenda sua mensagem, não que as palavras sejam empregadas de forma perfeita gramaticalmente. Afinal, você não está fazendo uma prova escrita e no dia a dia, a linguagem informal permite deslizes, ainda mais, considerando que não é sua língua nativa.

Encarar os erros como algo intolerável é o caminho mais rápido para impedir a sua  fluência no inglês. Permita-se estar aberto a alguma bobeada e, assim, melhore a sua comunicação no idioma.

Tenha o hábito de consumir conteúdos em inglês

Pesquise algum conteúdo que acrescente conhecimento aos seus campos de interesse. Pode ser um podcast em inglês sobre algum tema do seu universo de trabalho ou a entrevista de uma pessoa que você admira, por exemplo.

Como falamos no início do tópico, ao criar o hábito de absorver conteúdos em inglês, você ganha mais familiaridade, mais conforto para lidar com os desafios de comunicação neste idioma. Isso pode ser exercitado durante um intercâmbio, em um de nossos modelos de aula e também no seu cotidiano.

Aprenda a expor as suas fragilidades na língua

Encarar seus medos e angústias sobre a língua estrangeira é a melhor forma de adquirir mais autoconfiança. Isso porque quando você aceita que pode ter dificuldades no entendimento de uma palavra ou expressão, permite a construção de um espaço de conforto. Além disso, isso mostra que você está se esforçando e prestando atenção.

Por exemplo, em uma reunião falada em inglês, ao invés de não conseguir entender algumas partes e, assim, ser prejudicado no entendimento, você pode falar:

- Excuse me, would you mind speaking more slowly? It would be better for me and I can communicate my points more accurately.

(Com licença, você se importaria de falar mais devagar? Ficaria melhor para mim e assim eu posso comunicar minhas questões com mais precisão).

Ou até perguntar o que significa uma palavra/conceito:

- Would you mind clarifying what _____ means?

Viu como existem boas soluções para se perder a vergonha de falar inglês no trabalho? Afinal, lembre-se que o momento de aprender uma nova língua, por mais que seja desafiador, também pode ser estimulante e criativo.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para seguir aprendendo e descubra  5 profissões para quem é bilíngue.