Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

6 podcasts em inglês para curiosos

6 podcasts em inglês para curiosos
Acessibilidade
L L A- A+

Lembram quando nossos pais e avós estavam fazendo o almoço de domingo e, no meio tempo, escutavam rádio? Os podcasts são tipo isso, mas você pode escolher o quê, quando e onde você quer ouvir. E, melhor ainda: você ainda pode usar os podcasts para estudar inglês e aumentar o seu vocabulário!

Calma, a gente explica. Primeiro, o que é um podcast? São programas em formato de áudio divulgados através da internet e que estão disponíveis em diferentes plataformas de streaming. Eles podem vir em formato de entrevista, bate-papo, com viés mais jornalístico ou com apenas uma pessoa conversando sobre um tema. Encontramos até mesmo podcasts que se assemelham a audiobooks ou novelas.

Por isso os podcasts são perfeitos para ouvir enquanto você faz outras atividades - limpar a casa, lavar a louça, fazer o almoço… Mas ainda quer ouvir algo (ou alguém) conversando com você para se distrair e, de quebra, escutar histórias interessantes no caminho. 

São tantas as opções de podcasts, que não existe tema que você não encontre por aí: seja sobre cinema, música e séries, até história, tecnologia e ciência. Algumas temáticas são cada vez mais popularizadas pelos podcasts, como é o caso do gênero true crime que aborda crimes, serial killers e análises sobre casos nunca resolvidos. 

Basicamente: tem podcast para todo mundo e todos os gostos. Pensando nisso, criamos uma lista com 6 podcasts em inglês para curiosos. Afinal, quando estamos aprendendo uma nova língua, estamos também explorando um novo mundo, e nada melhor do que ouvir histórias incríveis e curiosas para aprimorar nosso glossário mental!

  1. BUT WHY: A PODCAST FOR CURIOUS KIDS
    Nível de inglês: básico-intermediário
    Duração média: de 25 a 45 minutos


    Um podcast feito por crianças, já pensou? Se você tem ou convive com crianças, sabe que não existe ninguém mais curioso que elas. E o podcast But Why traz as maiores e mais importantes dúvidas desses pequenos humanos: por que temos amigos? Por que pandas são preto e branco? Por que o vento sopra? Basicamente, tudo que você talvez sempre quis perguntar mas nunca teve coragem por achar que era algo bobo. Perfeito para quem está começando a aperfeiçoar  o seu inglês, os episódios são curtos e divertidos.
     
  2. AARON MAHNKE’S CABINET OF CURIOSITIES
    Nível de inglês: básico-intermediário
    Duração média: até 15 minutos


    Em episódios curtos e em formato de pequenos contos imersivos, Aaron Mahnke’s Cabinet of Curiosities leva seus ouvintes ao que parecem visitas guiadas aos acontecimentos mais surreais, inacreditáveis e bizarros da história. Acomode-se na sua cadeira e descubra que histórias reais podem ser tão fantásticas quanto as que você ouvia antes de dormir quando criança. Com uma pronúncia clara e histórias interessantes, o podcast é uma massagem para o seu cérebro em pequenas doses.
     
  3. BANANAS
    Nível de inglês: básico-intermediário
    Duração média: entre 25 - 90 minutos


    Já no seu nome, o podcast te ensina algo novo. Em inglês, quando algo é bizarramente engraçado, surreal ou simplesmente difícil de acreditar, você pode dizer “This is bananas!”, algo como “Isso é absurdo!”. E o podcast Bananas é exatamente sobre isso. Os apresentadores leem e conversam sobre as notícias mais bizarras que aconteceram ao redor do mundo. Com uma dose de humor, você ouve sobre os eventos mais surreais da semana e, ao mesmo tempo, aprimora o vocabulário.
     
  4. STUFF YOU SHOULD KNOW
    Nível de inglês: intermediário
    Duração média: até 60 minutos


    Com episódios de no máximo 1 hora que funcionam como uma conversa entre amigos, Stuff You Should Know fala exatamente sobre isso: coisas que você deveria saber - mas talvez não saiba. Da civilização Maia até a ciência por trás de cirurgias bariátricas e como surge o musgo, o podcast fala de tudo e mais um pouco. Explore o feed e divirta-se com novas possibilidades de histórias para contar depois para os amigos e treinar seu vocabulário em inglês.
     
  5. GETTING CURIOUS WITH JONATHAN VAN NESS
    Nível de inglês: intermediário
    Duração média: de 45 a 80 minutos


    Talvez você já conheça Jonathan Van Ness, artista, comediante e pessoa-divertida-maravilhosa que também é integrante do hit Queer Eye da Netflix. Em seu podcast Getting Curious, Jonathan recebe convidados especialistas em diferentes áreas para entender um pouquinho sobre tudo e saciar nossa vontade de finalmente compreender se cogumelos são realmente “mágicos” ou quem construiu o Canal do Panamá. E claro, tudo com o humor e leveza de Van Ness que conquistou uma legião de fãs. Exercite seu inglês e desenvolva seu senso de humor na língua para aprimorar ainda mais seu conhecimento.
     
  6. CALL ME CURIOUS
    Nível de inglês: intermediário
    Duração média: de 35 a 60 minutos


    Sabe quando você está em um grupo de amigos que começam a falar sobre criptomoedas e você não faz ideia de como entrar no assunto? Ou talvez você já tenha ouvido falar que açúcar é mais viciante que algumas drogas e pensou: será que isso é mesmo possível? Nesse podcast, você encontra episódios sobre esses questionamentos e muitos outros para que você possa sempre estar por dentro dos tópicos do momento e ter sempre um assunto na manga quando precisar iniciar uma conversação em inglês. 

Curtiu? Então partiu aperfeiçoar seu inglês com esses podcasts e de quebra ficar por dentro de muitas histórias incríveis! Ah, e se você quer ainda mais dicas de podcasts para aprender inglês, confira aqui!