Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Quais as principais diferenças entre espanhol e castelhano?

Quais as principais diferenças entre espanhol e castelhano?
Acessibilidade
L L A- A+

É comum vermos a palavra “castelhano” como sinônimo de espanhol. Em entrevistas, quando perguntados sobre o idioma, atores e outras personalidades hispânicas repetem: eu falo castelhano. Então, estes seriam dois idiomas diferentes ou a mesma coisa? 

O fato é que essa situação exemplifica o quanto pode ser surpreendente estudar um novo idioma como o espanhol. Isso porque, além de exercitar novas habilidades de comunicação por meio de uma nova língua, em paralelo, você absorve mais cultura. 

Logo, você também descobre novos pontos de vista sobre determinados assuntos. Já podemos adiantar que o castelhano é um outro modo de entender o espanhol. Ao final da leitura deste artigo, você descobre se castelhano e espanhol realmente são a mesma língua. Acompanhe! 

Qual a origem do castelhano? 

A palavra “castelhano” tem origem mais antiga que a palavra “espanhol”. “Castelhano” surgiu na época em que o reino de Castela imperava na Idade Média, período em que a Espanha nem sonhava em nascer.

Ao passo em que o reino foi se consolidando e conquistando outros territórios, formou-se o que, de fato, é a Espanha. Inclusive, o castelhano até hoje é a palavra utilizada, ao invés de espanhol, para definir o idioma que se fala na região de Castela.

Castelo de Alcazar de Segovia, na Espanha.

Em 1492, o castelhano tornou-se o idioma oficial da Espanha, período esse que também coincide com o início das grandes navegações. 

Se você puxar as aulas de História pela memória, deve lembrar que Portugal e Espanha começaram uma grande corrida naval pelas terras do Novo Mundo.

Dessa forma, a Espanha conquistou o que hoje são os territórios referentes ao México, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e grande parte da América Latina. O resultado foi uma popularização da língua espanhola que segue até hoje.

Qual é a diferença entre os nomes espanhol e castelhano? 

Por terem tido seus territórios invadidos e conquistados, alguns países não utilizam o termo “espanhol”, justamente por remeter à subordinação aos espanhóis. Por esse motivo, argentinos e uruguaios, por exemplo, preferem o termo “castelhano”. 

Na prática, não há diferença relevante entre o espanhol e o castelhano. São apenas termos que remetem a questões históricas e políticas. 

A série “La Casa de Papel” em seu idioma original, o espanhol, tem muitos momentos em que se cita a língua castelhana. Quem está começando a estudar espanhol pode ficar com alguma dúvida se o idioma falado por Professor, Tóquio e companhia é realmente aquele que estuda. Agora você já sabe que sim. 

Ao analisar os termos sob a ótica gramatical, incluindo fonética, regras de uso e vocabulário, ambos se referem à mesma coisa. A língua castelhana é o espanhol como conhecemos. 

Qual é a diferença entre o espanhol e o catalão? 

Agora, se você perguntar qual a diferença entre o espanhol e o catalão, aí sim há uma lista enorme de distinções. É que o catalão não é sinônimo de espanhol, e sim o idioma oficial de países que fazem da parte da região da Catalunha, na Espanha.  

A Catalunha é formada pelas seguintes províncias: Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona. Então, se você viajar para Madri e depois for para Barcelona, perceberá que tanto o catalão quanto o espanhol/castelhano são falados. Então, fique ligado nas nossas dicas e aprenda importantes temas sobre a cultura e o idioma espanhol

Agora você não vai ficar mais em dúvida quando usarem castelhano como sinônimo de espanhol. Afinal, a diferença do termo remete apenas às questões históricas e políticas de domínios desde a Idade Média. Existem outros idiomas realmente diferentes, apesar de semelhantes ao espanhol, como o catalão. 

Gostou de saber essa curiosidade sobre o espanhol? Aproveite e compartilhe agora com quem você acha que vai gostar de conhecer essas informações!