Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Entre novos negócios e novas oportunidades, aprender inglês nunca foi tão importante

Entre novos negócios e novas oportunidades, aprender inglês nunca foi tão importante

Entre novos negócios e novas oportunidades, aprender inglês nunca foi tão importante
Acessibilidade
L L A- A+

Como aprender a falar inglês se tornou algo importante no dia a dia? Seja para mais oportunidades profissionais ou conseguir se comunicar em viagens, a importância do inglês no cotidiano vem sendo reafirmada ano após ano. No especial da revista Forbes sobre o inglês como língua dos negócios, é pontuado que, no passado, "estudar inglês era algo da elite, mas se tornou uma ferramenta básica para a força de trabalho, assim como a alfabetização deixou de ser algo restrito e se tornou essencial na formação do cidadão". 

Além disso, segundo levantamento do British Council, dois bilhões de pessoas estavam estudando inglês em 2020. Na China, por exemplo, há cerca de 100 mil professores de inglês no país. A pesquisa do National Journal acrescenta  que apenas 10% dos falantes de inglês como primeira língua, nascidos nos Estados Unidos, dominam outro idioma. Na Europa, cerca de 56% dos habitantes sabem falar mais de um idioma. 

As pesquisas também apontam que as mulheres falam inglês melhor do que os homens em todos os países do mundo. Como isso vai impactar os próximos anos? Cada vez mais, elas serão maioria nos cursos de ensino superior, algo que vai mudar o cenário profissional no futuro. 

No âmbito profissional ao redor do mundo, o mercado que mais usa inglês no dia a dia é o de viagens e turismo. Ademais, empresas internacionais costumam usar a língua no cotidiano, ao contrário de negócios locais ou familiares. 

 

Qual é a importância do inglês no nosso cotidiano? 

Se você ainda não está convencido, nós selecionamos 6 razões pelas quais  aprender a falar inglês é um bom negócio. 

 

1 - Inglês é uma língua global 

Falada no mundo todo, dominar o idioma significa ter mais possibilidades de se comunicar com mais pessoas. 

 

2 - Inglês é a língua da internet

Se você passa muito tempo online ou trabalha com redes sociais, com certeza já se deparou com algum termo em inglês. Por exemplo, se você quer aprender a fazer alguma decoração para casa ou aprender um truque novo, bem provável que vai se deparar com o termo "DIY", que significa "do it yourself", o famoso "faça você mesmo". Somente no TikTok, a hashtag #DIY conta com 125 bilhões de visualizações. 

 

3 - Mais oportunidades profissionais

Quais são as profissões que privilegiam o inglês? Nós separamos uma lista com essas indicações aqui

 

4 - Mais conhecimento

Há diversas pesquisas e artigos científicos escritos em inglês e sem tradução. Saber o vocabulário pode significar acesso a novas ideias e pensamentos.

 

5 - Inglês é a linguagem do entretenimento 

Já imaginou assistir a um filme sem legendas? Isso pode se tornar realidade conforme você aprender a falar inglês e se tornar mais confiante com a língua. A indústria do entretenimento e do cinema, localizada em Hollywood, é a responsável por grande parte dos seus filmes e séries favoritos.

 

6 - Ficar bem informado 

Com o inglês, você consegue ter acesso aos acontecimentos do mundo todo por meio dos sites de notícias.  

 


 

Mais do que aprender uma segunda língua, a importância de aprender e estudar inglês tem a ver com comunicação, peça chave para o sucesso no trabalho e na vida. O escritor e professor de comunicação estratégica da Universidade de Stanford, Matt Abrahams, aponta que existem técnicas que podem nos ajudar a falar de forma espontânea, com mais confiança e clareza. Você se sente ansioso para uma entrevista de emprego em inglês? Ou para se apresentar durante uma reunião? Conforme você se apropriar do novo vocabulário, mais possibilidades vão se abrir no seu horizonte. Invista no seu futuro.