Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Destravando o inglês: saiba tudo sobre small talk

Destravando o inglês: saiba tudo sobre small talk
Acessibilidade
L L A- A+

As small talks acontecem no ônibus, na rua, na fila do caixa do supermercado, na viagem por aplicativo, na espera por uma consulta clínica e nos momentos de descontração do trabalho. Esse tipo de conversa, que em geral é rápida, parece ter saído de algum script de filme. Isso porque são conversas simples, usadas para quebrar o gelo e dar início a diálogos mais longos e densos.

Falar sobre o tempo, perguntar se está tudo bem ou papear sobre qualquer assunto aleatório que apareça no contexto da conversa. Uma small talk, ou o chamado “puxar assunto”, pode ser uma oportunidade para destravar o inglês, afinal, é algo mais fácil, sem muita pretensão e que pode se basear em uma série de frases coringas.

Se você quer conhecer exemplos de small talks, continue esta leitura até o fim.

O que é small talk?

Uma conversa fiada, sem muitas pretensões, apenas para quebrar o gelo. Do básico: hi, how are you?, a small talk geralmente é um diálogo que já foi repetido inúmeras vezes. Logo, sabemos bem o que perguntar e as possíveis respostas.

Isso facilita a sensação de fluidez na comunicação, permitindo que alunos iniciantes possam conversar com aqueles de nível intermediário e avançado, por exemplo. Dessa forma, é possível bater aquele papo sem compromisso, durante os intervalos das aulas, na pausa para o café do trabalho ou até mesmo na conversa com o seu crush.

Quais são as melhores frases para small talk?

Um bom repertório para iniciar uma conversa rápida pode ser dividido em seis áreas — weather, random, breaking news, food, BSF e memes. Veja abaixo os detalhes.

Fale sobre o clima (weather)

Esse é um clássico que pode te ajudar a puxar assunto com praticamente qualquer tipo de pessoa. Afinal, é algo experienciado por todo mundo.

What is today’s forecast? - Qual é a previsão do tempo para hoje?

How is the weather today? - Como está o tempo hoje?

What’s the weather like outside? - Como está o tempo lá fora?

It's hot today, isn't it? – Hoje está quente, não é?

Looks like it's going to rain a lot later - Parece que vai chover muito mais tarde.

Puxe um assunto aleatório (random)

Em inglês, usamos a expressão random subject, para falar sobre algo totalmente aleatório ou muito específico. Algo como clicar em alguma página aleatória da Wikipedia.

Did you know cows can't walk down stairs? - Sabia que vacas não conseguem descer escadas?

Did you know giraffes do not have vocal cords? – Sabia que as girafas não têm cordas vocais?

Cite alguma notícia (breaking news)

Aquilo que sai no jornal é, certamente, um assunto popular e que desperta curiosidade. Afinal, notícias são informações selecionadas para o interesse público. Logo, tem grande chance de continuarem a circular, sendo comentadas, facilmente, pelas pessoas.

Você pode iniciar com frases do tipo: “Did you see what happened....?” ou, “Did you hear about the....?”.

Converse sobre comida (food)

Um assunto que pode estimular a imaginação e o estômago de todos. Falar sobre comida é uma ótima maneira de conhecer alguém. Você pode perguntar qual é a comida preferida da pessoa — What do you like to eat? ou se ela já experimentou uma comida específica - Have you tried [insira nome da comida]?

Aposte em BSF (books, series and films)

Conversar sobre a última temporada (season finale) da série do momento, ou a renovação do seu programa preferido, pode ser uma boa. Esse assunto também vale para filmes e livros. Veja exemplos:

Have you watched [insira o nome da série/filme] on Netflix?

Have you read [insira o nome do livro]?

Solte algum meme

Memes em inglês são ótimas formas de small talks. Principalmente, se a pessoa com quem você estiver conversando conhecer antecipadamente a citação. Afinal, é um tipo de referência que imediatamente já se entende o sentido, podendo render boas risadas.

“Do you know that meme...?” – Você conhece aquele meme...?

Qual é o curso de inglês que tem small talk?

O CNA conta com upgrades sobre small talk! Os upgrades são aulas de autoestudo que podem ser adquiridas diretamente pelo portal do aluno, CNA PRO ou CNA NET, e permitem ao estudante se aprofundar em temas específicos. As atividades podem ser feitas em cerca de 60 minutos na plataforma. Confira o pack sobre a small talk.

Pack 3 – Small talk, big impact

Algumas pessoas adoram, outras odeiam, mas qualquer que seja a sua opinião, “small talk” (aquela conversa leve do dia a dia) pode ser muito útil para fazer networking, amizades e fortalecer laços profissionais.

Neste upgrade, você não apenas vai aprender a fazer “small talk” em inglês, como também vai receber dicas para aproveitar ao máximo os benefícios de um bom papo informal em situações de trabalho, seja com colegas, clientes ou contatos. 

Section 1 – How to make small talk with coworkers (Como bater papo com colegas de trabalho)

Manter um ambiente positivo e boas relações com colegas de trabalho é um aspecto importante de várias profissões – e um bom papo é uma ótima maneira de construir relações e se conectar com pessoas no dia a dia. Aprenda quando e sobre o que fazer small talk – em inglês!

Section 2 – How to make small talk at networking events (Como bater papo em eventos de networking)

Networking é uma ótima maneira de construir uma rede de conexões interessantes que podem trazer oportunidades, informação e até amigos e empregos. Nesta seção, você verá dicas úteis para fazer networking de forma eficaz, independentemente da sua personalidade ou experiência.

Section 3 – How to make small talk with clients (Como bater papo com clientes)

Todo profissional de negócios sabe a importância de construir vínculos com clientes para obter sucesso. Nesta seção você vai aprender a construir relacionamentos melhores com os seus clientes e qual a melhor maneira de fazer isso bem.

Deu para entender a lógica da small talk? Esse tipo de conversa vai ajudar você a melhorar o speaking (fala) e ainda estabelecer contato com qualquer tipo de pessoa ao seu redor.

Outro ótimo assunto para puxar conversa é sobre curiosidades da ilha mais isolada do mundo, Tristão da Cunha.