Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Crush: aprenda inglês bem apaixonado!

Crush: aprenda inglês bem apaixonado!
Acessibilidade
L L A- A+

Crush é uma gíria em inglês usada quando alguém está apaixonado, indicando a pessoa por quem o coração está batendo mais forte. Nas redes sociais, o termo é muito popular. Em tradução direta, do inglês para o português, crush significa “esmagamento” ou “colisão”. Logo, a palavra funciona como uma ótima metáfora para descrever o sentimento intenso e repentino.

Quem já leu ou ouviu por aí “você é o meu crush” ou “tenho crush naquele menino”? O vocabulário da cultura pop está repleto de termos desse tipo.

São palavras que grudam que nem chiclete na cabeça. Dessa forma, conhecer algumas curiosidades sobre o termo crush é um ótimo estímulo para o seu inglês.

Afinal, mesmo se a paixão não der certo, pelo menos você aprendeu o que significa crush. Infelizmente, por aqui ainda não ensinamos como conquistar o crush perfeito.

No entanto, após a leitura deste texto, você saberá as principais dicas sobre como usar perfeitamente essa palavra e os seus sinônimos.

Boa leitura!

O crush está por toda parte

homem de camisa verde olhando a tela do celular enquanto dá um sorriso contido

Imagine a cena: você acessa algum site ou abre suas redes sociais para checar as novidades do dia. Então, num piscar de olhos, uma certa palavra começa a pipocar em sua tela: crush.

São muitas postagens usando a gíria. Seus amigos gravam stories do Instagram ou vídeos do TikTok, famosos citando em entrevistas e até em propagandas.

Sucede que você resolve assistir a algum filme ou série e, mais uma vez, lá está: crush! Essa mesma situação continua acontecendo quando escuta sua playlist de músicas, até que isso atinge o ápice, pois sua mãe ou seu pai pergunta: o que é crush?

Aí não tem mais como, crush está na boca de todo mundo e você precisa saber todos os seus significados para não ficar por fora.

Como aprender a usar a palavra crush?

First of all (em primeiro lugar, em inglês), precisamos entender que a palavra crush quase sempre está ligada a um contexto romântico.

Caso alguém queira confessar seus sentimentos românticos, de forma escrita ou falada, pode dizer I have a crush on someone. Após se declarar, aproveite para chamar o crush para um date (encontro).

Por exemplo, veja essa história:

  • John has a huge crush on Mary, but she is unaware of it. (John tem uma enorme queda por Mary, mas ela não sabe disso.)
  • So, one day, John said to Mary: (Um dia, John disse para Mary:)
  • Girl, I have a crush on you! (Garota, eu estou a fim de você!)
  • Mary replied: Me too! Let’s have a date! (Mary respondeu: Eu também! Vamos marcar um encontro!)

Então, lembre-se que quando você quer dizer que se interessa romanticamente por alguém e tem uma quedinha por aquela pessoa, a frase é:

I have a crush on that person. (Eu tenho uma queda por aquela pessoa.)

Como verbo, a palavra crush significa esmagar ou apertar. Basta lembrar do início deste texto, quando falamos sobre crush ser uma boa metáfora para a paixão.

Funcionando como verbo ou substantivo, o sentido de uma palavra tão romântica como crush pode proporcionar boas histórias para contar.

Afinal, quem nunca teve uma paixão esmagadora, que foi uma verdadeira colisão do universo?

Qual a origem do termo crush?

O seu sentido romântico, supostamente usado pela primeira vez em 1884, de acordo com o dicionário Etymonline, seria derivado do verbo to crush.

Ainda existia também, por volta da mesma época, no final do século 19, uma expressão parecida com crush. Dessa forma, a palavra era mash. Ela foi usada com maior frequência e popularmente conhecida.

Mash significava o ato de estar perdidamente apaixonado. Curiosamente, mash, quando usada como verbo, também tem um sentido parecido com o atribuído a crush — esmagar, apertar, etc.

Alguns defendem a teoria de que crush é uma evolução fonética de mash. Outros, entendem que a evolução do conjunto de sons foi feita por aproximação, e que a palavra mais recente simplesmente permitiu que a mais antiga caísse em desuso.

Agora, mash está relacionada ao universo de comidas deliciosas e que sejam amassadas. Por exemplo, purê de batata, que tem a tradução de português para o inglês como mashed potato.

De qualquer forma, não podemos dizer com autoridade qual teoria é a correta, mas ambas podem ser interessantes e úteis para a compreensão da expressão to have a crush on someone.

Quais as melhores expressões para usar com o crush?

casal sorrindo e se olhando sentados em pier de madeira ao redor de um lago com natureza ao fundo

Aproveite as vantagens de estar apaixonado e descubra novas maneiras de se declarar para o seu amor em inglês.  Aqui vão duas expressões que podem te ajudar na hora da confissão romântica para o/a crush!

  • I'm into you. (Eu estou a fim de você.)
  • I have feelings for you. (Eu tenho sentimentos por você.)

Crush é uma palavra muito utilizada tanto em português quanto em inglês para dizer que alguém está apaixonado por outra pessoa. Agora é a hora de colocarmos os aprendizados desse texto em prática. Declare-se para o seu crush — mas as consequências ficam sob a sua responsabilidade, ok?

Curtiu? Então compartilhe nas suas redes sociais ou mande uma mensagem na DM do seu crush, se você tiver coragem!