HASHLESSONS | O SEU GUIA DE #

# TBT THROWBACK THURSDAY

Quem nunca se deparou com alguma postagem na qual a legenda tem algo relacionado a #TBT e teve a curiosidade de pesquisar o que era e o dia certo de postar algo?

Mas afinal o que é #tbt?

TBT é um acrônimo para Throwback Thursday, que em uma tradução livre pode significar “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira das lembranças”. É utilizada de forma nostálgica para lembrar algum evento bom do passado que queremos compartilhar com as pessoas, seja um texto, foto ou vídeo. Também é utilizada com mais frequência ao publicar fotos no Instagram e nos dá a oportunidade de abrir o nosso “baú das lembranças” e de mostrar aquelas fotos antigas da infância, de uma viagem especial ou de um momento com amigos.

Mate sua curiosidade sobre a origem da sigla: como começou a #tbt?

Ninguém sabe com certeza de onde surgiu a #tbt e quando foi inventada. A enciclopédia de memes “Know Your Meme” rastreou a primeira postagem de "Throwback Thursday" em 2003. Porém, de acordo com alguns artigos da comunidade da internet, essa expressão começou a ser utilizada no ano de 2006 por Matt Halfhill, um apaixonado por “sneakers”, ou seja, tênis. Ele criou um blog sobre o produto, o NiceKicks.com, com o intuito de promover um espaço com conteúdos e conversas frequentes entre os apaixonados por tênis. Halfhill se inspirou em alguns blogs que tinham o recurso de fazer postagens semanais regulares e criou as suas próprias, como o “Release Reminder” para avisar sobre lançamentos do mercado e o “Throwback Thursday”, quando postaria, sempre às quintas, uma foto de um tênis antigo que ele gostava e sentia saudade.

A “quinta-feira das lembranças” foi sendo divulgada aos poucos. Foi só em 2011 que começou a ganhar mais visibilidade. A revista Time considera que a primeira publicação com a #ThrowbackThursday nas redes sociais aconteceu em fevereiro de 2011 e foi uma foto de carrinhos de brinquedo Hot Wheels compartilhada por um americano chamado Bobby. Em abril do ano seguinte, a #TBT superou o termo Throwback Thursday e só mais tarde é que se tornou associada a fotos antigas, ganhando notoriedade com publicações de celebridades como a socialite e empresária Kim Kardashian, a cantora Beyoncé e até mesmo a ex- primeira-dama dos EUA Michelle Obama.

Halfhill mal podia imaginar que seu Throwback Thursday seria um fenômeno na internet. Hoje a hashtag conta com mais de 500 milhões de postagens no Instagram, número que segue crescendo, inclusive, considerando que as pessoas a têm utilizado em outros dias da semana. É uma das hashtags mais famosas da internet.

Quando devo usar a tag #TBT? Existe um dia certo?

Como Thursday significa quinta-feira em inglês, esse é o dia indicado para trazer à tona uma lembrança e usar a #TBT, no entanto, algumas pessoas a têm utilizado em outros dias da semana sem nenhum problema.

Além disso, a #TBT original remete àquelas fotos realmente antigas, de outra época da sua vida e não uma memória recente. Ou seja, quanto mais antiga e surpreendente, melhor a lembrança.
E não para por aí, a hashtag ainda deu origem a outras tendências na internet, trazendo memórias em quase todos os dias da semana que mantêm a brincadeira viva: #MondayMemories #TakeMeBackTuesday #WaybackWednesday e #FlashbackFriday ou #FBF.
Por fim, se quiser relembrar uma memória que tem uma data específica, utilize #OnThisDay. Ela é recomendada para marcar o aniversário de certos eventos importantes que você pode relembrar, como o dia em que passou no vestibular, o dia em que recebeu sua certificação internacional ou o dia em que começou naquele tão sonhado emprego.
Embora você possa utilizar qualquer uma dessas hashtags, a #TBT é a mais famosa de todas e a queridinha da internet.
E você, já aproveitou sua quinta-feira para destacar sua postagem com a #TBT?

O CNA acredita que aprender é fazer parte do mundo. E aprender as hashtags é um passo para entrar no mundo digital.

Dê esse passo, use as hashtags, poste nas redes sociais e divirta-se.

APRENDA ALÉM DAS HASHTAGS
O CNA respeita a sua privacidade e protege seus dados pessoais conforme nossa Política de Privacidade
MATRICULE-SE JÁ
E-MAIL TELEFONE WHATSAPP