HASHLESSONS | O SEU GUIA DE #

#DIY DO IT
YOURSELF

Você sabe o significado de DIY?

O termo DIY é a sigla da expressão em inglês “Do it yourself’, que traduzindo para o português significa “Faça você mesmo”.
DIY tem sido muito usado nas redes sociais. Mas, será que é algo novo? Conheça o conceito e como ele se tornou tão importante nos dias de hoje.

Onde surgiu o termo DIY?

A expressão “faça você mesmo” surgiu há mais de 100 anos, em 1912, para falar sobre um método de manutenção, reformas e reparos em casa utilizando materiais já existentes que ficavam à disposição dos moradores. Mas foi na década de 50, nos Estados Unidos, que o movimento ganhou força e causou um grande impacto no nosso modo de vida.

Atualmente, este movimento ganhou ainda mais força em todo mundo e passou a ser bastante mencionado nas redes sociais. Isso porque as pessoas se viram passando mais tempo sem poder sair de casa e com a necessidade de inventar novos hobbies de baixo custo e redecorar os ambientes que ganharam novas funções, como a sala de TV que virou sala de aula, escritório, etc.. Tudo isso foi somado a uma crescente preocupação com questões de sustentabilidade ambiental que fizeram muitas pessoas reverem seus métodos de consumo.

Assim, a ideia de fabricar, recriar ou consertar as próprias coisas sem utilizar os serviços de um profissional tem muitos benefícios: além de economizar e ter objetos por um custo muito mais acessível, você explora seus dons manuais e criatividade, e ainda faz um bem ao planeta ao descartar menos objetos no lixo. E quem sabe você pode até fazer disso um negócio?

Ampliando ainda mais o conceito, você pode customizar e adaptar as coisas conforme às suas necessidades, criando objetos únicos e personalizados, que não se encontram em uma prateleira de uma loja.

Quando usar a hashtag DIY?

Agora que você já sabe o que é DIY, é preciso saber quando usá-la. A #hashtag #DYI pode ser aplicada quando você está muito orgulhoso e quer mostrar algo que criou ou preparou sem a ajuda de profissionais. Você pode publicar o resultado final da sua obra ou todo o processo de transformação com um passo a passo detalhado para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Que tal publicar as fotos de cada etapa ou um vídeo em time-lapse (efeito rápido) para mostrar seu trabalho? Ou até mesmo aquelas fotos de “antes e depois” que todo mundo adora?

Aproveite para restaurar um objeto que está sem função e provavelmente seria jogado fora no lixo e encontre uma nova utilidade para ele. Bons exemplos são: utilizar pallets de madeira na criação de móveis, mesas e cadeiras, utilizar garrafas como luminárias ou até transformar pneus em pufes. A lista é infinita! Só depende da sua inspiração.

Se você realizar uma breve pesquisa na internet, vai encontrar diversas dicas e tutoriais sobre DIY. Quem sabe você não curte tanto o processo que vai influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo?

Atividades como essas realmente nos fazem bem, pois além de todos os benefícios já citados, elas estimulam a produção de hormônios responsáveis pela alegria, como dopamina e serotonina. Muitas pessoas vêm redescobrindo o prazer do processo de fazer algo e não simplesmente chegar ao resultado final. É realmente muito gratificante quando vemos que somos capazes de criar ou aprender algo.

Adote esta filosofia de vida e faça você mesmo, pelo simples prazer de fazê-lo, em seu próprio ritmo e do seu jeito. E aproveite para marcar o @cnaoficial para nos mostrar sua criação. Mãos à obra!

O CNA acredita que aprender é fazer parte do mundo. E aprender as hashtags é um passo para entrar no mundo digital.

Dê esse passo, use as hashtags, poste nas redes sociais e divirta-se.

APRENDA ALÉM DAS HASHTAGS
O CNA respeita a sua privacidade e protege seus dados pessoais conforme nossa Política de Privacidade
MATRICULE-SE JÁ
E-MAIL TELEFONE WHATSAPP