Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • As Filipinas também falam espanhol: veja 3 curiosidades culturais

As Filipinas também falam espanhol: veja 3 curiosidades culturais

As Filipinas também falam espanhol: veja 3 curiosidades culturais
Acessibilidade
L L A- A+

Quais países falam espanhol ou tem influência do castelhano? Quem gosta de conhecer novas culturas e ama intercâmbios linguísticos pode se surpreender com as semelhanças e as relações entre nações aparentemente muito diferentes. 

Após uma aula ou, ao navegar pela trend do momento do TikTok, você pode desbloquear um novo repertório de aprendizado do idioma. As Filipinas são um ótimo exemplo de países com influência da cultura espanhola, acredita?

Pensando nisso, após a leitura deste texto você terá mais assunto para jogar na rodinha de amigos sobre curiosidades entre a Espanha e o país asiático. ¡Adelante!

Quais são os países que falam espanhol?

Portugal, Espanha e Reino Unido são países que fizeram muitos intercâmbios culturais ao longo de suas histórias. Essas visitas foram intensas e prolongadas em muitos países da América e da Ásia. Logo, isso refletiu nos costumes, no vocabulário, nas comidas típicas e nos objetos de muitos países ao redor do mundo.

Por isso, talvez você utilize o seu espanhol para viagens ao conhecer as Filipinas ou algum outro roteiro turístico fascinante. Esse arquipélago já foi território da Espanha durante três séculos e, até 1987, o espanhol era a língua oficial desse país.

No entanto, há quem se surpreenda com isso, porque atualmente é o inglês o idioma mais falado, ao lado do filipino ou talago - mas, ainda existe um número pequeno de pessoas que falam espanhol.

Além disso, os 19 idiomas locais da República das Filipinas são bons exemplos da quantidade de expressões culturais singulares do país. Estas, inclusive, se relacionam com a cultura espanhola.

Na verdade, a influência mútua entre as Filipinas e a Espanha pode ser vista em três curiosidades que revelamos logo abaixo.

Quais as curiosidades culturais entre a Espanha e as Filipinas?

Elas estão presentes na cozinha, no vestuário e nas brincadeiras. Ao entrar em contato com as curiosidades culturais do espanhol ou castelhano, e das Filipinas, você descobre informações que facilitam o aprendizado do espanhol. Além disso, imagine o cenário inverso, o brinquedo ioiô ou o chalé da vovó são influências asiáticas.

Ioiô

Criança brincando com o ioiô
Criança filipina brincando com um ioiô.

A palavra é de origem filipina e quer dizer “volte aqui” — justamente o movimento básico requerido na realização da brincadeira. Uma curiosidade para você anotar é que há um mito cultural de que o ioiô era uma arma de caça.

O fato é que esse pequeno objeto feito de madeira ou plástico e cordão esteve presente na infância de muitos pais. Ele é um clássico do divertimento que ainda continua presente na Espanha.

Isso porque o ioiô treina habilidades da coordenação motora, sendo um importante aliado para aprender verbos em espanhol, de ação. Por exemplo:

·         Enrolar-enrollar.

·         Puxar-tirar.

·         Rodar-rotar.

·         Parar-detener.

Objetos de cozinha

Mulheres preparando comida na cozinha.
Mulheres utilizando a faca para cortar verduras na cozinha.

Há palavras do talago filipino que têm muitas semelhanças com o idioma castelhano. Na gastronomia, o vocabulário espanhol está muito presente. Veja abaixo alguns exemplos, na ordem português, talago e espanhol.

·         Taça (Tasa/Taza).

·         Vaso (Baso/Vaso).

·         Faca (Kutsilyo/Cuchillo).

·         Colher (Kutsara/Cuchara).

El mantón de Manila

Mulher utilizando o chale.
Mulher com o chale, ou el mantón de Manila.

É uma peça filipina, do vestuário feminino, popularizada na Espanha. Aqui no Brasil, todo mundo conhece o clássico xale. O item pode fazer parte do figurino de mulheres do tango argentino, dança flamenca e dança do ventre. No entanto, talvez a imagem mais popular seja a de uma vovozinha utilizando o xale. Quem lembra?

Saber um pouco mais sobre os países que falam espanhol é uma oportunidade para observar de outra forma a própria cultura. As Filipinas têm mais de 20 idiomas e, um deles, é o castelhano. Por aqui, você viu que essa influência está no vocabulário gastronômico, no vestuário e no brinquedo ioiô.

Falando em curiosidades culturais, você também pode gostar de saber como o pintor Pablo Picasso retratou a Espanha.