Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

POV: o que é e como fazer a trend das redes sociais?

POV: o que é e como fazer a trend das redes sociais?
Acessibilidade
L L A- A+

“POV” é um conteúdo das redes sociais que se refere ao ponto de vista de alguém sobre uma situação engraçada, romântica, triste etc. Logo, é um vídeo ou imagem feito para expressar como você se sentiria vendo uma pessoa específica, objeto ou lugar. Parece que os nossos olhos são a própria câmera, dando a sensação de imersão.

A sigla em inglês, “point of view”, se tornou tão popular que se integrou à linguagem da internet de forma quase definitiva. Afinal, um bom vídeo de POV consegue falar sobre dois temas em alta: a realidade do cotidiano de alguém e o humor resultante disso. No entanto, POV é uma expressão bem mais antiga, que remonta à literatura, ao cinema e aos jogos.

Se você quer descobrir todos os pontos de vista sobre o POV, a dica é prosseguir na leitura. Dessa forma, ao final deste texto, saberá a história completa da trend e do termo. Além disso, ainda descobrirá sacadas de mestre para fazer seu próprio conteúdo usando essa linguagem.

Let’s go!

O que é POV?

Se um alien chegasse à Terra e perguntasse sobre a internet, “POV” poderia constar como uma das palavras-chave. O termo é frequentemente usado em vídeos rápidos, representando identidades ou atitudes do cotidiano. Veja só esta lista de temas:

  • Seu namorado trata você igual a uma princesa;
  • Sua mãe pediu para você lavar a louça, mas você esqueceu e ela já está lavando;
  • Você saiu do trabalho;
  • É domingo e amanhã tem aula;
  • Você é uma garota bilíngue;
  • Seu namorado te apresenta para os amigos;
  • Você esqueceu de colocar o despertador;
  • Você visualizou a mensagem do crush sem querer.

Esses são alguns exemplos de temas. Então, os vídeos apresentados, ou imagens, trazem algo de cômico e cotidiano. Um vídeo de P.O.V. sobre esquecer de colocar o despertador pode trazer o seu rosto dormindo e você acordando desesperado em seguida.

A história do POV

Você imaginava que, da literatura, passando pelos jogos de videogame até o cinema, o POV estaria presente? Confira os detalhes sobre cada uma dessas plataformas, logo abaixo.

Literatura

“Point of view” é uma expressão do tempo em que ainda nem existia internet. Ela já era usada na literatura. Afinal, “POV” essencialmente é uma narrativa contada por alguém. Logo, são pontos de vista e opiniões  sobre determinada pessoa, situação ou objeto. Ou seja, POV é um narrador, alguém que observa a situação principal.

Cinema

Nesse contexto, o ponto de vista é representado pela “câmera subjetiva”, mesma técnica usada nos vídeos da trend nas redes sociais, como o TikTok. Nesse tipo de filme, é como se tudo que aparecesse na filmagem saísse pelos próprios olhos de alguém.

Um exemplo clássico aparece nos filmes de Quentin Tarantino. Os personagens olham diretamente para o ângulo onde se encontra o outro personagem, dando a sensação de que estão observando o próprio espectador.

Videogames

Emoção, profundidade e imersão são características desejadas em determinados jogos virtuais. Logo, o POV se torna um recurso ideal, utilizado em games de guerra, de corrida e de esportes radicais, por exemplo.

Quais os melhores POV’s?

Se você quiser encontrar um mundo de vídeos sobre o tema, basta usar a hashtag #POV e pesquisar nas redes sociais. Por aqui, separamos os melhores vídeos dessa trend para você se inspirar, dá uma olhada!

Toda vez que comemos juntos:

@theresa.leung Then he wants to “share” mine???? #fyp #foodislife #foodie #boyfriend #couple ? WFM - Realestk

Inglês não é a sua primeira língua:

@katekulp POV: English is not your first language?????? yeah..no? #fyp #foryou #foryoupage #english #yes #no #spelling #grammar #sketch #skit #pov #language ? Carmen Habanera - Gnossienne

Você é uma garota:

@vivien.sanchez Who can relate ? ???? period <<< #period #diaries #girlproblems #pms #pmspainrelief ? ceilings - Sped Up Version - Lizzy McAlpine

Você resolve tirar uma soneca de 30 minutos:

@yass_ootd

Pov : You want to take a 30 min nap

? Under the influence sped up - user79519619503

Aquela garota que tira fotos o tempo todo:

@angi3kim @karenjot ? original sound - jan (danny's) ??

Aquela garota que AMA verde:

@dajaasmr #greenscreen ?? #asmr #pov #fyp ? original sound - Daja ASMR

Quando você está vendo o TikTok e esquece que está em ligação do facetime:

@helenamalihi305 Always happens!#fyp #foryoupage #funny #relatable #viral #bsf#pov ? original sound - Niamh Gwen

Seu pai quando você abre algo no carro:

@abbeylouuu ?????? #australia #aussie #pov #relatable #relateablepov #funny #funnypov #dadpov ? original sound - Abbey

Você é o último Pringle:

@billy978 #fyp #foryou #foryoupage #xyzbca #viral #trending #comedy #funny #pov #fyppp #ukcomedy #fyp? #fypthis #fy #relatable ? original sound - Billy

Como fazer seu próprio POV?

Produzir conteúdos divertidos, curiosos e estimulantes para as redes sociais é uma realidade compartilhada entre famosos e anônimos. Afinal, uma das vantagens da internet é a possibilidade de poder se expressar, independente do seu nível de anonimato. Logo, registrando histórias e se conectando com pessoas de todo o mundo que tenham gostos semelhantes aos seus.

Pensando nisso, fazer seus próprios vídeos de Point of View pode ser uma ótima maneira de mostrar um pouco mais sobre quem você é. Veja abaixo as principais dicas para fazer filmagens criativas no celular.

Faça uma lista de temas

Tudo começa por uma boa organização. Dessa forma, você poderá visualizar quais os tópicos que chamam mais a atenção do público. Anote temas com os quais tenha experiência ou afinidade. Por exemplo, trabalho, amor, vida social, viagem etc.

Escolha o tipo de humor

Se engana quem pensa que vídeos de POV são apenas aqueles engraçados. Há todo um universo de sentimentos abordados, que podem ir do cômico, passando pelo tragicômico até o melancólico.

Identifique situações simples e cotidianas

Os POV’s mais originais foram extraídos dos episódios mais cotidianos possíveis. Como mencionado no início deste artigo, uma situação de lavar a louça, por exemplo, pode ser uma boa a ser reproduzida.

Afinal, temas como tarefas domésticas e os desafios do dia a dia de um adulto geram uma identificação fácil por parte do público. Até porque, todo mundo passa por uma ou outra vergonha, seja por preguiça, seja por um descuido.

Escolha entre a espontaneidade ou seguir um roteiro

Por falar em vergonha, situações envolvendo emoções e atitudes espontâneas geralmente recebem ótimas visualizações e engajamento. No entanto, isso não significa que vídeos planejados são menos interessantes. Tudo é questão de entender como determinado contexto funciona melhor.

Um POV sobre pedido de namoro pode ser ideal com espontaneidade e em casos mais românticos. De outra forma, se o vídeo for engraçado, um roteiro pode cair bem.

Comece com vídeos curtos

O tempo de um TikTok ou story do Instagram é fundamental para valorizar ou não um conteúdo. Na dúvida, prefira vídeos de POV curtos, de rápido entendimento. Assim, você não precisa filmar nem escrever muito. Comece aos poucos.

Por que usar o POV para aprender inglês?

Vídeos com POV geralmente são curtos e com apenas uma ou duas únicas frases, que podem vir em inglês.

Como falamos no tópico anterior, eles são de fácil entendimento. Logo, esses fatores facilitam e estimulam o aprendizado de vocabulários e pronúncias na língua inglesa.

Você imaginava que POV, ou “Point of View”, teria tanta informação interessante? Da literatura, passando pelo cinema e videogames, até as redes sociais, como o TikTok. O fato é que muita gente quer falar sobre seu ponto de vista até em outro idioma.

Preparado para fazer seu primeiro POV? Muitas frases e diálogos desses vídeos usam preposições em inglês.