Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Papi significa pai em espanhol? Descubra agora!

Papi significa pai em espanhol? Descubra agora!
Acessibilidade
L L A- A+

Uma das maneiras mais comuns de se falar pai em espanhol é utilizando “papi”. Esta é uma palavra tão repetida nos países que falam espanhol, que não se restringe ao significado de pai. Ela também é usada em outros contextos.

Falar pai em espanhol é um vocabulário essencial. A palavra está presente no cotidiano dos falantes de espanhol, sendo uma dica valiosa para progredir no estudo do idioma.

Respondemos as principais dúvidas sobre o uso de papi em espanhol logo abaixo. É hora de descobrir!

O que é papi em espanhol?

O significado mais abrangente de papi é pai, amigo, colega, namorado ou esposo. Nestes últimos dois casos, os países que os utilizam muito são a Colômbia, a Argentina, o Uruguai e a Venezuela.

Além disso, papi é usado como elogio, sinônimo de bonito, principalmente na República Dominicana, no México, na Bolívia e no Paraguai.

Se um dia você conhecer algum caribenho ou visitar o Caribe, vai notar o quanto as pessoas utilizam essa expressão. A Venezuela e outros países latinos também utilizam o papi.

Pai negro sorrindo e brincando com sua filha negra que está em seu braço, na natureza

Como falar pai em espanhol?

Além de papi, você pode se referir a um pai, no sentido de família, em espanhol, de outras seis formas. Veja abaixo:

Padre

O mais popular, para quem quer falar pai em espanhol, é utilizar “padre”. Atenção à dica: a palavra tem mais dois outros sentidos, aplicados dependendo do contexto. O termo consta na oração clássica do “Pai nosso” em espanhol.

Padre nuestro, que estás en el cielo./Pai nosso que estás no céu.

Por falar nisso, padre também pode se referir a uma figura cristã — o padre da igreja, como vemos no Brasil. No entanto, em espanhol, também podemos chamar um padre de “el cura”.

Agora, se você for ao México ou encontrar um mexicano, vai escutar o padre também sendo usado como adjetivo para descrever algo de excelente qualidade, muito bom, incrível, legal.

Por exemplo:

¡Qué padre tu papá! Me ofreció un trozo de tarta y hablamos de cine español./ Seu pai é muito legal! Ele me ofereceu um pedaço de bolo e conversamos sobre cinema espanhol.

¡Tu bicicleta está padrísima!/Sua bicicleta está incrível!

Viejo

Se você usar essa palavra como tradução de “pai”, saiba que é um termo muito coloquial, afetivo e íntimo para se referir ao pai. Viejo também se refere à mãe — neste caso, vieja — em castelhano. É algo parecido para quando dizemos em português: meu velho ou minha velha. No entanto, cuidado, pois “viejo” pode soar como uma palavra pejorativa, tal como no Brasil.

Papá

É um vocativo, equivalente ao papai em português. Papá será usado ao se ter um grau de intimidade muito grande. As crianças, geralmente, utilizam muito essa expressão. Logo, papá também é um termo escolhido para se referir ao pai de uma criança.

Papaíto, Papito e Papacito

Esses diminutivos em espanhol são usados para se referir ao pai, amigos, colegas ou alguma pessoa que você tem afeto ou acha atrativa. Tudo vai depender do contexto, ok?

avô carregando a sua netinha em um carrinho de construção no jardim de casa

Quais as principais curiosidades sobre papi?

Quem gosta de música latina, já pode ter escutado “Papi”. A cantora Jennifer Lopez lançou em 2011 e até hoje faz sucesso.

Mais recentemente, a primeira música do álbum Motomami, de Rosalía, que tem a expressão “Saoko, papi!” — que significa algo como um chamado para dançar com alegria e ritmo.

Outro fato curioso envolvendo a palavra papi aconteceu em 2002. David Ortiz, jogador dominicano de beisebol, foi para o Boston Red Sox, nos Estados Unidos, e criou um hábito. Ele começou a chamar os seus companheiros de papi, sendo apelidado de big papi.

Viu como papi é uma palavra em espanhol com vários usos e histórias? Você pode, inclusive, inseri-la no seu dia a dia e, quando perguntarem, explicar seu uso.

Gostou de conhecer mais sobre a língua espanhola? Continue essa jornada e descubra agora o melhor curso de espanhol para você.