Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

6 atitudes do professor Girafales para aprender espanhol

6 atitudes do professor Girafales para aprender espanhol
Acessibilidade
L L A- A+

O professor Girafales ensina espanhol em muitos episódios do Chaves e você, provavelmente, já teve contato com o mundo dos moradores da vila.

O clássico seriado se tornou, praticamente, um sinônimo da cultura latina. Isso porque os episódios eram repletos de hábitos mexicanos, entre eles, os alimentares. Por exemplo, o consumo dos famosos churros (churros) e dos sanduíches de presunto (torta de jamón). Quem aqui lembra?

Além disso, as expressões idiomáticas, as roupas e os espaços que aparecem durante o seriado representam ótimas formas de aprendermos sobre a história do México e informações de conhecimentos gerais.

Pensando nisso, descobrimos seis hábitos ou atitudes que o professor Girafales tinha ao ensinar para Chiquinha, Chaves, Popis, Quico, Nhonho, Godínez, Paty e até para o Seu Madruga, e que podem te ajudar a aprender espanhol.

Então, se não for muito incômodo, continue esta leitura e, quem sabe, ao final, você seja convidado para tomar uma xícara de café.

1. Repetição

O professor Girafales ensina espanhol para crianças por meio da repetição e isso é uma das principais técnicas utilizadas para a compreensão de novos sons. Vai ver é por isso que ele adora utilizar o “tá, tá, tá!” para chamar a atenção dos alunos.

Logo, a pronúncia de palavras em espanhol é exercitada a cada aula. Alunos que conseguem reproduzir os diferentes fonemas das palavras em castelhano têm mais segurança para se comunicar em contextos variados (escola, viagem, família e amigos).

2. Acolher alunos de todas as idades

Nas aulas do professor Girafales, há lugar para toda pessoa que quiser aprender. Por isso, em muitos episódios, até o Seu Madruga, pai da Chiquinha, comparece às aulas. Conviver com a diversidade é uma das melhores formas de aprendizado de um novo idioma.

3. Ter cuidado com a linguagem literal

Nem tudo é o que parece e o professor Girafales sabe disso. Em muitos momentos, Chaves, Quico ou Chiquinha levam ao pé da letra determinadas perguntas e fazem piadas com isso, mas Girafales faz questão de ensiná-los o significado correto de cada termo. 

Aprender a falar espanhol é também entender que há muitas outras formas de falar palavras que conhecemos (o que chamamos de falsos cognatos). Por exemplo, que o verbo latir em espanhol não significa uma ação de um cachorro, mas uma batida do coração.

4. Treinar a fala

Por falar em perguntas, em toda a aula do professor Girafales, os alunos interagem de forma animada e criativa. Você pode conseguir a fluência no espanhol ao treinar a fala durante a aula e em atividades do cotidiano, ganhando mais confiança ao reproduzir os sons do idioma e elaborar perguntas e respostas.

5. Ser ético

A ética é um dos pontos essenciais que também são aprendidos durante a aquisição de um novo idioma. Isso porque, durante esse processo, você acessa os hábitos, os valores e as normas de povos diferentes.

Logo, há novas regras que podem se relacionar com as do seu próprio país ou não, gerando outras formas de perceber a ética.

O professor Girafales ensina aos alunos atitudes éticas, como ser justo nas avaliações, não favorecendo o Quico, filho da Dona Florinda.

6. Ter paciência

Quem aqui lembra do famoso “TÁ, TÁ, TÁ!” do professor Girafales usado toda vez que ele estava estressado com algo? É natural acontecerem momentos de frustração durante o aprendizado de um novo idioma. Afinal, pode ser complexo entender que os erros fazem parte do processo e que isso contribui para o avanço na língua - tanto quanto conseguir boas notas.

Viu como o professor Girafales é um ótimo personagem para aprender mais sobre o espanhol? Então, guarde estas referências e comece a colocar em prática.

Agora, você já viu que não importa a sua idade, este é o momento certo para conquistar sua fluência no idioma! O CNA tem o curso de espanhol definitivo para conseguir se comunicar sobre todos os personagens do Chaves e você pode saber mais agora.