Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Interrogação e exclamação invertidas em espanhol: o que elas significam e como usar

Interrogação e exclamação invertidas em espanhol: o que elas significam e como usar

Interrogação e exclamação invertidas em espanhol: o que elas significam e como usar
Acessibilidade
L L A- A+

Se alguma vez você participou de uma aula de teatro, sabe a diferença que faz o uso de entonações nas frases. Isso porque, os sinais de pontuação podem mudar o sentido de uma mesma sentença ou palavra.

A língua espanhola nos permite saber, antecipadamente, se uma frase é pergunta ou uma afirmação mais empolgada, devido ao uso dos sinais de interrogação ou exclamação invertidos no início da frase.

Como um roteiro de uma peça de teatro, no qual, antes das frases, há a indicação do sentimento a ser colocado. Logo, não há a surpresa desagradável de perceber que a entonação era outra já no meio da frase.

Logo abaixo, você confere os atalhos do teclado para usar a exclamação e a interrogação invertidas, para mensagens em espanhol. Confira!

O que são os pontos de interrogação e exclamação invertidos em espanhol?

Populares e funcionais, os símbolos de cabeça para baixo são uma marca do castelhano. Cada um tem uma função específica que ajuda, principalmente, a conseguir uma leitura mais fluida dos textos e mensagens. Afinal, antes mesmo de ler a frase, você já sabe se é pergunta ou afirmação.

Interrogação invertida

O uso de sentido é igual ao do português. A interrogação invertida é usada para toda pergunta em espanhol. Ela deve vir antes da frase. Ao final da oração usamos a interrogação normal.

Exclamação invertida

Nesse caso, usamos o ponto de exclamação invertido para enfatizar alguma frase. Esse sinal gráfico de cabeça para baixo é acompanhado da exclamação normal, também ao final da sentença.

Exemplos, com ponto de interrogação:

  • ¿Qué hora es? // Que horas são?
  • ¿Cuantos años tienes? // Quantos anos você tem?
  • ¿Adónde vas? // Aonde você vai?
  • ¿Cómo has llegado hasta aquí? // Como você chegou aqui?

E alguns exemplos de uso da exclamação:

  • ¡Qué hermoso día! // Que dia bonito!
  • ¡Me encanta hacer ejercicio! // Eu adoro fazer exercícios!
  • ¡Compré boletos para ver a mi banda favorita! // Comprei ingressos para ver minha banda preferida!
  • ¡Puede contar conmigo! // Pode contar comigo!

Como teclar os pontos de interrogação e exclamação invertidos?

O espanhol tem a vantagem de sinalizar se uma frase é pergunta ou afirmação, logo no começo dela. Por exemplo, quando a oração é uma interrogação e não começa com alguma palavra interrogativa como qué, quién e donde – o sinal de interrogação sempre estará por lá.

Assim, você adiciona a ênfase necessária para uma sentença desde o seu início. Confira como usar os atalhos para todos os tipos de teclado — com número, sem número e no celular.

Teclado com número

Aperte a tecla ALT e insira a sequência de números abaixo para exclamação invertida ou interrogação invertida. Veja:

  • ¿ = ALT + 168 ou ALT + 0191
  • ¡ = ALT + 173 ou ALT + 0161

Teclado sem número

A dica aqui é lembrar de manter todas as teclas pressionadas ao mesmo tempo. Logo, as opções de uso no teclado sem número são:

  • ¿ = ALT + CTRL + W
  • ¡ = ALT + CTRL + SHIFT + !

Teclado do celular

Clique na opção “números e símbolos” do teclado. Localize o sinal de interrogação ou exclamação e mantenha o dedo pressionado. Logo, aparecerá a opção do ponto invertido.

Agora você já sabe como usar exclamação e interrogação em espanhol. Lembre-se de anotar os atalhos para usar os símbolos nos teclados e comece agora a colocá-los em prática.

O CNA acompanha o seu aprendizado de espanhol e ajuda você com as melhores dicas para chegar na fluência de forma definitiva. Entre agora em contato.