Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Os 7 erros de pronúncia mais comuns em inglês

Os 7 erros de pronúncia mais comuns em inglês
Acessibilidade
L L A- A+

Quando estamos aprendendo uma nova língua é normal nos frustrarmos quando não soamos exatamente como os nativos. Mas não se preocupe, esses aprendizados são super comuns, especialmente quando você ainda não se acostumou com a pronúncia do idioma. 

Separamos algumas dicas para quem está aprendendo inglês e quer evitar os erros mais comuns de pronúncia no idioma. 

1. Palavras com “TH”

Por não existir no português, é comum ficar confuso com o som das palavras que usam o dígrafo “th”. Ao contrário do que muitos pensam, ele não tem som de T, F ou S. Aliás, existem dois sons de 'th'. O 'th' de THIS é diferente do de THINGS e TOOTH. 'This' é como o TH de 'the' e 'other' (voiced sound).  Para pronunciar esse som, você vai aproximar a língua do céu da boca e colocá-la atrás dos dentes, sentindo uma leve vibração na garganta. A diferença é que para 'things', 'tooth', ‘thanks' você coloca a língua entre os dentes e não tem a vibração (unvoiced sound).

2. Palavras com “RL” 

Essa combinação de duas consoantes pode soar esquisita quando lemos palavras com elas pela primeira vez, e por isso acaba sendo um desafio falar palavras como world e girl. A dica aqui é dividir essas palavras em dois sons para facilitar, e praticar os sons até aperfeiçoar.

3. “I” curto e “I” longo

O “i” curto e o “i” longo são dois sons que são muito confundidos na língua inglesa: esses sons são representados pelos fonemas  /i:/ e o /?/.  O primeiro é o som do “i” longo, que você encontra em palavras como ‘sheet’ e ‘leave’. Já o segundo, é o “i” curto, que você ouve em palavras como ‘live’, ‘sick’, ‘big’. Como podemos notar, os sons não correspondem sempre a uma letra específica, e é aí que mora a dificuldade!

4. T x CH

Esse é um erro bem comum pois estamos muito acostumados, no português, em algumas regiões, a pronunciar a letra T como “tx” ou “ch”. Porém, em inglês é importante atentar-se para a pronúncia correta dessa letra para não parecer que você está dizendo outra palavra. Por exemplo, entre tin (lata) e chin (queixo). Para pronunciar o T corretamente, encoste bem a ponta da língua atrás dos dentes. É bom manter em mente que a letra T no começo das palavra nunca tem o som de ch em inglês.

5. Fonemas mudos

É normal querer pronunciar todas as letras das palavras quando estamos aprendendo uma língua, especialmente quando o português tem poucas palavras que sigam esse padrão de fonemas mudos. Ou seja, letras como b, k, p, t e s, em algumas palavras não são pronunciadas, como é o caso de: castle (castelo), knife (faca), comb (pente) e island (ilha).

6. “I” no final das palavras

Esse hábito é muito comum entre brasileiros e muitos estrangeiros acham até adorável, mas se você quer realmente acertar na pronúncia, cuidado para não adicionar um “i” no final das palavras que terminam com consoantes, como por exemplo pop, Facebook, stand, split.

7. O fonema “ough”  

As primeiras vezes lendo palavras que contenham “ough” pode parecer assustador - como se pronuncia esse fonema tão diferente que não temos nem parecido no português? Bom, ele pode ser pronunciado de muitas maneiras, aqui trazemos quatro exemplos: 

  • /o?/ como though (no entanto), você lê “tho”
  • /a?/ como em drought (seca), você lê “drowt”
  • /?f/ como em tough (difícil), você lê “tuff”
  • /??f/ como em cough (tosse), você lê “cóf”

Curtiu? Para ainda mais dicas para aprimorar sua pronúncia, conte com o CNA e confira como pronunciar cinco expressões muito comuns que vão ajudar você a aperfeiçoar seu inglês!