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Blog CNA

Fatores que fazem uma franquia de sucesso

Fatores que fazem uma franquia de sucesso
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O mercado de franquias brasileiro faturou R$211 bilhões em 2022, crescendo 14,3%, de acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Com evolução em empresas de diversos segmentos (de Alimentação à Educação) o setor se mostra cada vez mais consolidado.

Para quem está começando um negócio ou, até, para quem já tem uma empresa dentro do Franchising, sem dúvidas, um pensamento é frequente: Quais fatores podem fazer da minha franquia uma franquia de sucesso?

Passo a passo para o sucesso

Dentro de uma jornada de sucesso, precisamos observar e nos atentar ao perfil do dono do negócio, do franqueado. O empreendedor precisa mostrar maturidade para lidar com desafios, ter fortes traços de liderança e paixão pelo que faz. Isso já é um primeiro passo.

O franqueado também precisa demonstrar engajamento, disposição para muito trabalho (não pense que ao comprar uma franquia você irá trabalhar menos) e identificação com a marca que faz parte. Isso também vale para os colaboradores da sua empresa. 

“Quando for escolher uma franquia para comprar, escolha uma marca sólida, confiável. Se os consumidores não associarem a marca a um ícone de excelência no atendimento e na qualidade dos produtos, toda a operação estará em xeque”, comenta Décio Pecin, CEO da rede CNA.

Em 2023, o CNA completa 50 anos. Dentro deste período, se manteve como uma rede sólida, inovando nas soluções oferecidas ao mercado e garantindo ensino relevante aos seus alunos - com base em uma metodologia proprietária para se aprender inglês e espanhol de verdade.

Outro fator essencial para uma franquia de sucesso é a parceria entre franqueado e franqueador. E não falamos apenas de processos afinados na parte comercial e nos resultados financeiros. Falamos de parceria, de ajuda mútua.

Assim como o franqueado precisa do franqueador para começar a vender, a captar e a reter clientes, o franqueador precisa do franqueado para manter a expansão da rede saudável.

Padronização e gerenciamento das operações - isso também é fator de sucesso. “Respeitar os modelos nas operações internas, na qualidade de atendimento e nas estratégias de apresentação do produto é essencial. Franquias que não respeitam essa premissa confundem o cliente, o que resulta em perda de força de mercado”, comenta Pecin.

Pense na sua rentabilidade e em planos que farão com que essa métrica financeira se mantenha sempre positiva. Por exemplo, quando você se antecipa e prevê que em determinado mês suas vendas cairão (em número), pode executar uma estratégia para que o ticket médio do seu cliente aumente. Assim as balanças se equilibram.

Por fim, ao ter a sua franquia, tenha em mente que a expectativa de resultados a curto prazo é sonho, mesmo que se tenha um planejamento bem definido. O sucesso se constrói com tempo, trabalho e dedicação. Isso vale para qualquer tipo de negócio e no franchising não é diferente.

Quer saber mais dicas sobre como ter uma franquia de sucesso?

Então, aqui vai uma recomendação de leitura:

“O que você queria saber sobre franchising por quem entende do assunto”

Livro escrito por Décio Pecin que apresenta a trajetória profissional do executivo, sua chegada ao mercado de franquias e depoimentos de outros renomados executivos do setor. A publicação, que foi a grande vencedora do Prêmio ABF Destaque Franchising 2023 - na categoria “Educação”, está à venda na Livaria Martins Fontes, Apple, Google Play e Amazon.