Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Entenda os níveis de proficiência e descubra o seu!

Entenda os níveis de proficiência e descubra o seu!
Acessibilidade
L L A- A+

Quando estamos procurando por uma vaga de emprego no exterior ou por um curso internacional, um dos primeiros requisitos com que nos deparamos são as certificações de proficiência de uma língua. Dependendo do tipo de lugar para o qual você está aplicando, será exigido um nível de proficiência. Provas e certificações podem te ajudar com isso.

Se você estuda inglês há algum tempo, talvez  já tenha ouvido falar em proficiência A2, B2 ou C2, mas você sabe como isso se encaixa e o que cada uma delas significa?

A1 - Iniciante

Normalmente são os que acabaram de começar a estudar inglês, que fazem perguntas e respostas simples e possuem um vocabulário específico de situações mais comuns ao seu dia a dia, como se apresentar e fazer algumas perguntas pessoais.
 

A2 - Iniciante Avançado

Aqueles que já têm alguma experiência com inglês e desenvolveram um pouco mais o seu vocabulário e tempos verbais. Conseguem entender expressões usadas frequentemente, comunicar tarefas rotineiras e fazer algumas descrições essenciais.

B1 - Intermediário

Para os que têm  um vocabulário e entendimento maior para sustentar conversas e discussões informais sobre assuntos como trabalho e lazer, comuns ao seu dia a dia. Pessoas neste nível conseguem falar sobre tópicos familiares e de seus interesses.

B2 - Intermediário Avançado

Quem já consegue desenvolver pontos de vista complexos, argumentos e conversar em situações mais formais, além de expressar ideias abstratas. É geralmente o mínimo exigido para bolsas de estudo.

C1 - Proficiente

Aqueles que já estão familiarizados com a língua e têm a habilidade de sustentar conversas sobre qualquer tópico espontaneamente (fatores avaliados na parte de conversação dos testes de proficiência como IELTS e TOEFL).


C2 - Proficiente Avançado

Uma vez que você chega nesse nível, já pode ser considerado fluente na língua. 

Agora que você já tem clareza sobre os níveis de proficiência, entenda mais sobre as opções de exames e certificados disponíveis para decidir qual o melhor para você.  E se você precisar de ajuda para se preparar para a prova, conheça os nossos cursos preparatórios!