Se os últimos dois anos foram de pouca esperança para quem buscava continuar ou começar os estudos no exterior, o momento atual parece mais favorável. Em muitos casos, os testes de proficiência em inglês são necessários para comprovar o domínio do idioma. Eles são exigidos principalmente por universidades, instituições governamentais e empresas.
No âmbito profissional, um certificado pode garantir que você será capaz de acompanhar o dia a dia em outra língua. Com muita dedicação a rotina de estudos e preparo para a prova de proficiência em inglês, o plano será bem sucedido e logo você estará no aeroporto embarcando em uma nova aventura.
Antes de mais nada, é necessário traçar um objetivo, seja ele entrar em uma faculdade fora, buscar um MBA, se candidatar a uma vaga internacional ou dar mais fôlego ao currículo. Idealmente, o candidato precisa buscar todas as informações possíveis sobre o que deseja e isso inclui checar qual a exigência necessária de cada processo seletivo. Além disso, os testes são acessíveis a todas as pessoas, inclusive se você tem alguma necessidade especial, seja visual, de escuta ou aprendizagem. Por exemplo, é possível pedir tempo extra ou demandar a prova ser aplicada em braile.
Sempre quis saber mais sobre os exames de proficiência em inglês? Veja a seguir:
-
Cambridge
Você sabia? O CNA é um dos centros autorizados de Cambridge, além de oferecer cursos preparatórios. Os certificados Cambridge são necessários em universidades do Reino Unido e em outros países do mundo. Eles possuem validade permanente e contam com cinco níveis de proficiência em inglês. Desde 2015, a instituição usa o Cambridge English Scale, uma escala usada para complementar o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR). São três níveis introdutórios, do A1 ao A3, dois são intermediários – B1 e B2 – e dois de proficiência C1 e C2. Os níveis mais básicos servem para as crianças se familiarizarem com o formato. Dica de especialista: o certificado traz notas específicas por habilidades como listening (escuta) e o speaking (comunicação oral). Claro, fique atento ao sotaque britânico do examinador.
-
TOEFL (Test of English as a Foreign Language)
Com validade de dois anos, é aceito nas instituições dos Estados Unidos e da Europa. A aplicação do teste é online com nota de 0 a 120 – o mínimo exigido é 61, mas as faculdades apenas aceitam alunos com pontuação superior a 90. A prova é aplicada em inglês americano e traz muitas questões sobre o ambiente acadêmico. Diferentemente de outros testes, a entrevista é realizada pelo próprio sistema, ou seja, não há interação ao vivo porque as respostas serão avaliadas posteriormente.
-
IELTS (International English Language Testing System)
Usado principalmente em lugares como Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, tem validade de dois anos e é exigido por faculdades, empresas e até mesmo para fins de imigração. A prova é dividida em três fases: reading, writing e speaking, e também conhecida como a mais temida entre os candidatos.
-
Linguaskill
Rápido e realizado por inteligência artificial, o teste online prático vai avaliar 4 habilidades: produção oral, escrita, leitura e compreensão auditiva. O resultado sai em 48 horas, além de que você pode fazer em qualquer lugar e a qualquer momento.
-
TOEIC (Test of English for International Communication)
O teste também é procurado por executivos e requisitado no mundo corporativo. Muito usado nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Já se candidatou para um desses testes? Veja essas 5 dicas para se preparar para um exame de fluência em inglês:
- Prepare-se com antecedência: além de ter mais tempo para entender as características de cada prova, você consegue se preparar para os desafios que podem aparecer inesperadamente.
- Aposte no speaking: para algumas pessoas é a parte mais fácil, mas para outras, pode ser um pesadelo. O jeito é testar muito em casa!
- Fique de olho no horário: como cada teste tem uma duração específica para cada fase, vale simular essa preparação antes do grande dia e arrasar na hora.
- Prepare-se com o CNA: oferecemos os cursos preparatórios para certificados em inglês e espanhol. Clique aqui e saiba mais.
Mantenha sempre em mente o objetivo: aprofundar-se no inglês e ingressar em uma nova aventura no exterior! O processo pode parecer trabalhoso, mas será muito recompensador em nível pessoal e profissional. Ainda mais com a ajuda do CNA: conosco você sempre pode ir muito mais longe.