Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Série #DestinosExóticos: qual é o idioma de Tristão da Cunha, a ilha mais isolada do mundo?

Série #DestinosExóticos: qual é o idioma de Tristão da Cunha, a ilha mais isolada do mundo?

Série #DestinosExóticos: qual é o idioma de Tristão da Cunha, a ilha mais isolada do mundo?
Acessibilidade
L L A- A+

Tristão da Cunha é uma ilha localizada no sul do Oceano Atlântico, considerada como o arquipélago mais isolado do mundo, pois fica “no meio” do mar, entre a América do Sul e a África. Tem uma área de apenas 207 quilômetros quadrados e uma população de 238 habitantes.

Já pensou em como seria a experiência de treinar um segundo idioma nesta ilha? Continue por aqui e descubra qual a língua oficial da população de Tristão da Cunha e outras curiosidades sobre um dos lugares mais remotos do mundo.

Qual é o idioma falado em Tristão da Cunha?

“Welcome to the remotest island”, a placa que fica na entrada da ilha, já antecipa que é o inglês a língua oficial. A única forma de chegar até lá é de barco, saindo da Cidade do Cabo, levando entre 5 e 6 dias. Portugueses, holandeses e franceses já habitaram a ilha. No entanto, os primeiros moradores fixos chegaram em 1810.

A ilha é britânica e faz parte do arquipélago de mesmo nome, constituído também por outras três ilhas — Gough Island, Nightingale Island e Inaccessible Island. A sua capital é Edimburgo dos Sete Mares. Ao lado de Santa Helena e Ascensão, constitui o território ultramarino britânico.

Já é de se imaginar que a língua praticada em uma ilha tão isolada e pequena tenha alguns aspectos bem singulares, concorda? Afinal, ao contrário de outros países de colonização anglófona, Tristão da Cunha não teve contato com línguas indígenas.

O resultado é uma língua diferente, com vocabulário e pronúncia próprios, que refletem as condições culturais e sociais do pequeno povoado. 

Um exemplo é a pronúncia diferenciada da região. O uso da letra h — que tem som de r no inglês — de palavras que iniciam com a vogal “a” aberta. Em vez de apple, se fala (h)apple; after se torna (h)after. Ou seja, a pronúncia ficaria (r)apple e (r)after.

O que fazer em Tristão da Cunha?

Bem, antes de tudo, você precisa saber que não há restaurantes, muito menos hotéis ou aeroportos por lá. Inclusive, existe apenas um hospital e uma escola. Os moradores vivem da agricultura e da pesca. Por isso, o turismo não é exatamente algo observado por lá.

No entanto, para matar a sua curiosidade sobre um destino tão exótico, fique por dentro de algumas paisagens possíveis de desfrutar.

Logo, observar a noite estrelada, fazer trilhas pela paisagem remota e navegar pelas ilhas do arquipélago, observando a fauna marinha, podem ser programas interessantes. Ainda, Tristão é rodeada por penhascos e tem um vulcão ativo no centro da ilha — Pico Queen's Mary's. Ele fica a dois mil metros acima do mar.

O que fica perto de Tristão da Cunha?

O povoado mais próximo está localizado na ilha de Santa Helena, a 2.429 km, e na Cidade do Cabo, na África do Sul, a 2.805 km. Para o Rio de Janeiro, a distância é de 3.353 km.

Tristão da Cunha realmente é um destino para quem gosta de histórias diferentes. Treinar o seu inglês nessa ilha pode ser uma experiência única.

Ficou com vontade de se jogar no mundo? Então você pode querer saber como melhorar o inglês para viagens.