Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Por que você deve conhecer Jesús Vidal para melhorar o espanhol? Entenda já!

Por que você deve conhecer Jesús Vidal para melhorar o espanhol? Entenda já!

Por que você deve conhecer Jesús Vidal para melhorar o espanhol? Entenda já!
Acessibilidade
L L A- A+

Conhecer Jesús para melhorar o espanhol? Se alguém nunca fez essa pergunta para você, provavelmente é porque ainda não assistiu ao filme hispânico Campeones. Protagonizado pelo ator Jesús Vidal, a história é uma boa oportunidade de conhecer os desafios de pessoas com diversidade funcional no contexto da cultura espanhola.

Aprender espanhol por meio de temas que auxiliam o aluno a construir valores morais e éticos sólidos é um dos passos para uma educação definitiva. Pensando nisso, após a leitura deste texto, você perceberá como o contato com um novo idioma amplia visões de mundo, com mais inclusão, diversidade e visibilidade.

Quem é o espanhol Jesús Vidal?

Ele é um ator com deficiência visual que, após protagonizar o filme Campeones, ganhou o prêmio Goya — o mais importante do cinema espanhol.

O filme está disponível na Apple TV, no YouTube e no Google Play, e conta a história de um técnico de basquete que precisa trabalhar com uma equipe de pessoas com deficiência.

O discurso de Jesús Vidal, ao conquistar o Prêmio Goya, comoveu o público, pois trouxe à tona a importância de ter mais atores com deficiência no cinema espanhol. Vale a pena conferir o vídeo logo abaixo.

“Mami, gracias por darme la vida, me enseñaste a ver la vida con los ojos de la inteligencia y del corazón. Te quiero.”

“Mamãe, obrigado por me dar a vida, você me ensinou a ver a vida com os olhos da inteligência e do coração. Eu te amo.”

O trecho da fala do ator, em espanhol, é um bonito exemplo de como a educação facilita o diálogo entre a emoção e a razão. Aprender uma língua mais rápido acontece em situações em que estamos emocionalmente confortáveis. Por isso, ficar calmo e ter curiosidade sobre um tema pode levar você a absorver melhor as informações.

Relembre os artigos definidos em espanhol

Destacamos em negrito algumas palavras da fala de Jesús Vidal para você aproveitar e reforçar os seus conhecimentos em espanhol. Afinal, nesse trecho, podemos ver como são utilizados os artigos definidos em espanhol (el, la, los) e contrações. Isto é:

·         La vida.

·         Los ojos.

·         La inteligência.

·         Del corazón.

Este último — del — na verdade, é a contração da preposição “de” com o artigo definido masculino do singular “el”.

Como se referir em espanhol a pessoas com deficiência?

Em português já sabemos que o correto sempre é dizer Pessoa com Deficiência. Ao fazer isso, se evita termos incorretos que acabam por trazer uma visão equivocada da condição de vida de determinadas pessoas.

Ao assistir a um filme em espanhol, durante a leitura de algum livro ou notícia em castelhano, você pode encontrar termos como “discapacidad” e “diversidad funcional”. A forma correta de se referir em espanhol a pessoas com deficiência é o segundo termo, “diversidad funcional”.

Entender as pessoas como singulares, que vivem experiências diferentes, é um dos objetivos quando falamos sobre “diversidad funcional”.

Agora você já conhece Jésus, relembrou um pouco sobre os artigos definidos em espanhol e sabe como se referir, no idioma hispânico, a pessoas com deficiência.

A troca entre diferentes pessoas é uma realidade para o CNA Idiomas. Por exemplo, sabia que oferecemos material em braile e com letras maiores para alunos com deficiência visual? Conheça mais sobre o nosso compromisso, acessando o e-book gratuito “Entender para Incluir: guia CNA para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais”.