Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Google Tradutor: como um estudante de idiomas pode usar a ferramenta da melhor forma?

Google Tradutor: como um estudante de idiomas pode usar a ferramenta da melhor forma?

Google Tradutor: como um estudante de idiomas pode usar a ferramenta da melhor forma?
Acessibilidade
L L A- A+

Imagine que uma estudante de inglês, chamada Alice, usou o Google Tradutor para descobrir a tradução de “água com gás” no idioma. Para isso, digitou o termo na caixa de pesquisa do Google e, em menos de 1 segundo, pôde ler “sparkling water”.

Traduzir simultaneamente termos em inglês ou espanhol, por exemplo, é uma atividade cotidiana que não se restringe apenas a estudantes de idiomas, como a Alice.

Na verdade, o Google Tradutor é uma ferramenta feita para qualquer pessoa que necessite compreender um texto, imagem ou som produzidos em uma língua estrangeira. Algo que, convenhamos, está cada vez mais comum nas nossas vidas com a fluidez de informações das redes sociais e do mercado globalizado.

Agora, a facilidade de uso do Google Tradutor pode ser também uma importante ferramenta para o aprendizado do inglês.

Pensando nisso, como um estudante de idiomas pode “beber” dos recursos do Google Tradutor, aproveitando-os da melhor forma? Contamos tudo abaixo.

O que é uma tradução?

Há muitos significados para o que é uma tradução. Basta lembrar da pintura de uma paisagem. Ela é a tradução (ou a representação) de um lugar geográfico, transferida para uma tela de tinta.

Logo, uma tradução é o ato de transferir uma mensagem de uma língua para outra. Há ainda o conceito de autotradução, que é quando o autor do texto original o traduz para um novo idioma, considerando cada variação linguística e intenções colocadas em sua obra.

Dessa forma, traduções são versões, pontos de vista – e demandam análise

Em português, dizemos que há gás na água. Em inglês, falamos que há bolhas na água (que ela está efervescente).

Assim, uma tradução vai além de pesquisar no dicionário os termos correspondentes em cada língua. Não basta trocar as palavras, é preciso entender o contexto de cada país e suas variações linguísticas e culturais.

Por isso, aprender uma nova língua é também acessar novas visões de mundo. Isso vai desde a água com gás até como se organizam as ideias.

Por exemplo, em português, usamos os adjetivos só após o substantivo. Em inglês, inverte-se. Logo, “água azul”, em português, se torna “blue water” (“azul água”), em inglês.

O que é o Google Tradutor?

Toda essa conversa até aqui, com o exemplo da água com gás de Alice, serve para explicar o funcionamento e as descobertas possíveis ao utilizar o Google Tradutor.

Como o próprio nome já diz, o Google Tradutor é uma ferramenta de tradução para 133 idiomas. Ele é usado para analisar as representações de textos, imagens e até vídeos. O resultado disso tem sido mais facilidade na compreensão geral entre línguas e a conexão rápida entre pessoas de todo o mundo.

Com mais possibilidades de comunicação, rompendo barreiras geográficas e de conhecimento, já é possível acessarmos informações e estabelecermos relações que há poucos anos seriam, praticamente, inviáveis.

Qual é a tecnologia usada pelo Google Tradutor?

O Google Tradutor utiliza o aprendizado de máquina (Machine Learning) por meio da tecnologia Google Neural Machine Translation. Isso significa que a ferramenta não funciona apenas como um dicionário, traduzindo palavra por palavra.

Ela consegue interpretar os textos, de forma mais complexa. Isso porque combina os registros das traduções dos usuários com o conhecimento gramatical e de vocabulário dos dicionários.

No entanto, um estudante de idiomas atento percebe os limites da ferramenta.

Por isso, consegue utilizá-la como um auxílio, um suporte. Assim, não cai na falsa ideia de que, com a tecnologia, não é preciso aprender um novo idioma.

Mulher afroamericana com dreadlocks estudando remotamente no notebook em casa tomando notas enquanto está atenta e sorri

O Google Tradutor ajuda e dá mais autonomia ao aprendizado. Mas, depender totalmente desse recurso pode, na verdade, distanciar qualquer pessoa de experimentar os benefícios de um novo idioma, de entender variações culturais e contextos, tornando o aprendizado mais representativo.

Mas, afinal, como obter o melhor dessa ferramenta? Respondemos logo abaixo.

Quais os truques e os segredos do Google Tradutor?

A tecnologia tem se sofisticado e, por consequência, a ferramenta está cada vez melhor. Logo, já é possível traduzirmos, por exemplo, palavras manuscritas a partir de imagens. Isso pode ser uma ótima solução durante viagens, para ler placas no aeroporto ou no metrô.

Além disso, o Google Tradutor permite que você utilize o aplicativo mesmo que não esteja conectado à internet. Para isso, basta baixar os idiomas que utilizará nas traduções.

Outro ponto que facilita a vida de qualquer pessoa é que ele pode ser adicionado ao próprio WhatsApp. Assim, você pode falar em inglês com um novo contato, entendendo, em tempo real, as mensagens enviadas. Confira mais informações abaixo.

O que é possível traduzir com o Google Tradutor:

  • Voz
  • Imagens na rua
  • Documentos
  • Escrita à mão
  • Sites da internet
  • Palavras e todas as suas definições, sinônimos e exemplos

Quais as vantagens do Google Tradutor?

O Google Tradutor é um recurso confiável, desde que usado com sabedoria, compreendendo que você pode precisar ajustar os textos com base nas suas próprias interpretações. Lembra quando mencionamos que a ferramenta combina o histórico de traduções feitas por outros usuários com a gramática dos dicionários?

Pensando por essa lógica, entendemos que quanto mais pessoas pesquisam por determinado termo, mais “conhecimento” se tem sobre aquela palavra, frase ou expressão. E a tradução se torna mais confiável.

Jovem mulher estudando online no notebook na biblioteca da escola

A ferramenta não entrega uma tradução definitiva, mas, em geral, muito próxima à realidade e sendo um meio de consulta cada vez mais exato.

Inclusive, um passatempo que pode ser interessante para estudantes e interessados por idiomas é a identificação de possíveis erros de tradução da ferramenta.

À medida em que você consegue mais fluência no idioma, se torna quase intuitivo identificar equívocos do Google Tradutor e contribuir com a inteligência da ferramenta, sinalizando os erros.

Para melhorar o Google Tradutor e ainda treinar suas habilidades em inglês, espanhol ou outro idioma, basta acessar a ferramenta, fazer login, clicar em “contribuir” e seguir as etapas destacadas para a conclusão da inscrição.

Com isso, você pode:

  • Revisar traduções
  • Traduzir uma nova palavra ou frase
  • Dar dicas, avaliar e sugerir traduções
  • Validar traduções
  • Revisar o seu próprio histórico de contribuições

Quais os principais cuidados?

Como já mencionado, o Google Tradutor pode errar nas estruturas das frases, termos idiomáticos e outros itens linguísticos com aspectos regionais específicos.

Por exemplo, ao colocarmos “brigadeiro” na ferramenta, o resultado é “brigadier”. É preciso ter muito cuidado com isso. Na dúvida, consulte outras fontes, como professores e traduções de temas semelhantes.

O Google Tradutor é uma ferramenta confiável e útil para todo estudante de idiomas (que sabe usá-lo de maneira estratégica). Agora você já sabe que o aplicativo pode traduzir imagens, voz e textos — inclusive, até aqueles escritos à mão.

Se você quer melhorar, definitivamente, o seu inglês, indo além do Google Tradutor, venha com o CNA. Desde a primeira aula, você já se comunica em inglês, no seu tempo e com todo o suporte necessário. Conheça agora os nossos cursos!