Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

10 expressões de jogos em inglês para conhecer

10 expressões de jogos em inglês para conhecer
Acessibilidade
L L A- A+

Seja você do mundo dos jogos de console ou dos jogos online, saber um pouco de vocabulário em inglês faz a diferença na hora de adentrar esse universo. Desde que os primeiros consoles foram lançados lá no século passado, já aprendemos frases como “Finish him/her” — “acabe com ele/ela” em português, no famoso game de luta Mortal Kombat. Ou então nas corridas do Mario Bros na hora de aprender como se diz primeiro, segundo e terceiro lugar (first place,  second place e third place). Tanto para você que já sabe muito quanto para você que sabe pouco, vamos mostrar 10 expressões de jogos em inglês neste artigo. Vamos conferir? 

1.   You Win/You Lose

Todo mundo quer ler na tela do jogo a frase “you win”, que significa “você venceu”, em português. Mas nem sempre estaremos tão inspirados assim para jogar, não é mesmo? Não fique triste se a frase “you lose” (“você perdeu”) aparecer. Felizmente, os jogos sempre nos dão a oportunidade de treinar cada vez mais para superar nossas próprias habilidades.

2.   Resume the game

Alguns jogos não podem ser pausados. É o caso dos jogos online, como League Of Legends (LOL) ou Counter Strike (CS). Para os que possuem a opção do pause, a frase “resume the game” aparece logo em seguida, pois significa “retornar ao jogo/à partida”.

3.   Get over here

Essa é uma das expressões de jogos em inglês mais conhecidas para quem ama Mortal Kombat. O personagem Scorpion diz essa frase quando ataca o seu oponente  e significa “venha até aqui!”. Embora essa expressão tenha ficado famosa pelo Mortal Kombat, é possível encontrar versões dela em diversos outros jogos.

4.   You’re dead

Quando um oponente consegue vencer na partida ou o jogador não consegue cumprir um desafio, o seu personagem infelizmente morre e a frase “you’re dead” (você está morto) aparece. Na vida não há segundas ou terceiras chances, mas pelo menos nos jogos há! Vá para o próximo tópico para entender quando chega o momento de recomeçar!

5.   Start a new match

Após a derrota, sempre vem uma nova tentativa. Nos games, você pode “começar uma nova partida” (“start a new match”) e consertar as falhas anteriores, treinar e finalmente vencer.

6.   Fire in the hole

Essa expressão em inglês ficou famosa no jogo online Counter Strike e é um aviso de que um detonador explosivo foi ativado. No sentido literal, “fire in the hole” significa “fogo no buraco” e, neste contexto, “buraco” se refere a qualquer lugar fechado. Ela se originou graças aos trabalhos nas minas, quando mineiros precisavam alertar companheiros que uma carga explosiva havia sido ativada. 

7.   Do you want to overwrite this saved data?

Imagine que chegou a hora de desligar o jogo e você precisa salvar seu progresso da última partida. Alguns games trazem essa mensagem e ela significa “você quer gravar por cima dos dados já salvos?”, ou seja, as informações de seu progresso serão atualizadas na memória e, na próxima sessão, você já começa de onde parou.

8.   Watch out

Seja em jogos com zumbis, criaturas fantásticas ou militares, essa frase é muito usada para avisar de perigos que se aproximam. “Watch out” significa “cuidado!” e serve de alerta para o gamer atrás da tela.

O mais legal é que essa expressão é utilizada não só nos games, mas também na vida real. Você pode encontrá-la em placas de segurança e avisos para manter a distância de lugares perigosos, como escadas rolantes e vãos de metrô. Tá aí uma frase para deixar anotada quando for viajar e se manter longe do perigo!

9.   Goal! Fantastic header!

Os jogos de futebol como FIFA nos ensinam a dizer “gol” em inglês, que é “goal”. Alguns comentários adicionais podem seguir, como esse dito pelo narrador Martin Tyler no Fifa 11 e 12: “Fantastic header” (“cabeceio fantástico”).

10. Cover me

Em jogos com mais de um personagem na mesma partida, você pode ouvir a frase “cover me”, que quer dizer “me dê cobertura”, quando você ou os seus parceiros de time precisam de ajuda.

Se você nunca ouviu nenhuma dessas expressões de jogos em inglês, talvez seja a hora de revisitar os seus games favoritos e prestar atenção nelas. Fique ligado em mais conteúdos sobre games no blog do CNA ou no nosso podcast, o CNA Cast.