Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Dicas de como aprender inglês com música para arrasar no listening

Dicas de como aprender inglês com música para arrasar no listening

Dicas de como aprender inglês com música para arrasar no listening
Acessibilidade
L L A- A+

Não há quem não se emocione com uma bela música, ou quem não dance ao som daquela batida mais animada. O fato é que o universo da música existe para agradar todos os gostos e estilos. Aliar essa arte à prática de um idioma pode ser uma maneira divertida e até eficaz de aprender. Mas é preciso saber como aprender inglês com música para não se sentir frustrado ou perdido -- até porque não é possível aprender um idioma sem se dedicar aos estudos.

Já parou para ler uma letra de alguma música em inglês e se surpreendeu com o que está escrito? Às vezes uma melodia animada não significa que a letra vai seguir a mesma linha. A exemplo disso, temos a música “Last Kiss”, da banda norte-americana Pearl Jam. Embora a canção seja até meio animadinha, a letra é completamente o oposto -- ela narra um acidente de carro.

Entender as músicas em inglês é um grande passo no seu processo de aprendizagem auditiva. Mas para realizar um objetivo é preciso treinar e praticar bastante! Para isso acontecer da maneira mais didática e eficaz possível, vamos dar algumas dicas para aprender inglês com música. Escolha um ou mais métodos e pratique quantas vezes for preciso. A dedicação em práticas de listening é essencial!

 

1. Escute a música e anote

Mesmo para você que está começando agora a sua jornada no inglês, uma boa técnica é pegar uma música que você ama e tentar anotar tudo o que entende, mesmo que no início as frases fiquem desconexas. Aos poucos você vai se familiarizar com a voz do(a) cantor(a) e as palavras serão mais fácil de compreender.

 

2. Acompanhe a música com a letra 

Essa é uma boa atividade para você que quer saber como treinar inglês com música. Novamente, selecione uma música do estilo que você curte (pois aprendemos melhor com o que sentimos afinidade) e acompanhe lendo a letra enquanto a escuta. 

 

3. Pratique com atividades

Existem sites e apps que ajudam a treinar inglês com música. No Lyrics Training, por exemplo, você seleciona o nível de inglês em que está e começa a sua prática com as canções que você quiser. 

Por meio de um jogo com cronômetro e pontos, você escuta a música e preenche as lacunas com o que compreender. Se estiver correto, o vídeo da música continua. Se estiver errado, você tenta novamente antes de o tempo esgotar.

O CNA também conta com aplicativos para praticar o idioma, melhorar seus conhecimentos e, é claro, se divertir! Conheça dois deles - ambos gratuitos e disponíveis para download na App Store e no Google Play:

Word Bubbles
Você tem um conjunto de palavras relacionadas a um cenário. Seu desafio é estourar as bolhas contendo letras para formar essas palavras - mas o tempo é limitado, deixando tudo mais emocionante e divertido! 

Sing the Chorus 

Esse aplicativo é incrível para quem não vive sem música: o refrão de uma canção toca e a letra surge na sua frente -- e é necessário completar o que falta por meio de opções que vão aparecer na tela. Qual é a alternativa certa? E você ainda pode ganhar um bônus se acertar o nome da banda e da música! 

 

4. Faça um dicionário de palavras que aprendeu

Anote todas palavras e frases que não entendeu na música que escolheu praticar, e procure o significado delas em um dicionário inglês-inglês. Criar o hábito de utilizar um dicionário desse tipo é essencial, já que muitas vezes a tradução literal pode não corresponder ao significado real da palavra ou expressão. No inglês, existem muitas expressões idiomáticas (como as que temos em português, como “mamão com açúcar” por exemplo, para dizer que algo é fácil), phrasal verbs (verbos que usados junto a uma preposição mudam de significado, como “look” (olhar) e “look for” (procurar) por exemplo) e outras regras e convenções do idioma.

Em seguida, tente praticar criando exemplos com as palavras aprendidas na música. Uma possibilidade é você criar um dicionário bem bonito com todas as palavras que você aprendeu com as músicas que você ama. Assim, você consegue visualizar o seu progresso e o quanto as canções ajudaram a dar um grande passo na sua aprendizagem do idioma.

 

5.  Abrace os clássicos!

Se você ainda está dando seus primeiros passos nos estudos do inglês, vale a pena buscar canções simples e clássicas de bandas de décadas passadas -- assim você diminui o risco de encontrar muitas expressões e gírias contemporâneas. Quer alguns exemplos? Love Me Do, dos Beatles, e Love Me Tender, de Elvis Presley.

Agora é só colocar nossas dicas em uso e praticar o inglês!