Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Realmente vale a pena treinar o inglês com dicionário?

Realmente vale a pena treinar o inglês com dicionário?
Acessibilidade
L L A- A+

Treinar o inglês constantemente deve ser um objetivo para quem sabe a importância que a fluência em uma segunda língua tem. Afinal, isso adiciona mais oportunidades profissionais e repertório cultural às nossas vidas. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais as estratégias que dão mais resultados.

Utilizar o dicionário, por exemplo, é um método muito clássico. Porém, você realmente sabe como conseguir os benefícios mais criativos e estimulantes com essa ferramenta?

Após a leitura deste texto, você saberá os principais mitos e verdades sobre o uso do dicionário ao treinar inglês. Falaremos sobre a importância de associar os seus recursos, pesquisando significados de palavras e suas expressões idiomáticas.

Boa leitura!

O que é um dicionário?

A pergunta pode parecer simples e óbvia. No entanto, ao entender, de fato, o que é um dicionário, fica mais fácil conseguir utilizá-lo com mais autonomia.

Dessa forma, o dicionário é um conjunto de informações sobre a origem e a história das palavras, bem como sobre seus significados. Ele é uma boa oportunidade para conseguir acessar ainda mais a essência de um novo idioma.

Aprender uma língua é, antes de tudo, uma forma de construir uma nova relação de afeto. Isso porque, durante o contato com os sons e as palavras estrangeiras, você identifica mais formas de falar sobre seus sentimentos e memórias.

É como se a história e a origem das palavras se encontrassem com a história e a origem individual de cada aluno. Mas o que isso significa na prática? Confira logo abaixo.

Como treinar inglês com dicionário?

Há muitos dicionários físicos disponíveis em aplicativos para smartphones e em páginas de internet. As possibilidades podem se adequar a depender do momento e das preferências de cada pessoa.

Em todos eles é possível treinar o inglês com criatividade. O segredo é aprender a “esgotar” a sua pesquisa. Ou seja, observar a maior quantidade possível de recursos, relações de significados e familiaridade com a palavra inicial.

Por exemplo, ao pesquisar a palavra “cadeira”, em inglês, que significa “chair”, há um conjunto de palavras relacionadas que podem ajudar você a estabelecer relações de sentido e reforçar o aprendizado.

Então, se você vai pesquisar “chair”, aproveite para também conferir as palavras derivadas que aparecem na pesquisa, como “chairman” (presidente de alguma empresa ou organização).

Dessa forma, você aprende por associação e reforça as suas experiências do curso de inglês. Fica mais fácil lembrar que chair é “cadeira”, após entender que o chairman, em uma tradução livre, “o homem da cadeira”, significa presidente de algo, em inglês, concorda?

Observe também as frases de exemplo, sugeridas no dicionário, para entender as palavras que são frequentemente usadas com a palavra pesquisada (collocations).

Lembre-se de identificar a classe gramatical (se é um substantivo, verbo, advérbio, entre outros). Para completar, faça testes utilizando a palavra — formando frases escritas, usando em uma conversa).

Treinar inglês com dicionário pode ser uma ótima opção para inserir no seu cotidiano. Lembre-se de que, por lá, você encontra a história e a origem das palavras. Logo, vai ter mais conhecimento do universo que a palavra pesquisada faz parte.

Este conteúdo foi, realmente, útil para você? Aproveite agora e entenda melhor os níveis de proficiência em inglês e como descobrir o seu.