Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Olimpíadas 2024: conheça o breakdance e um novo modelo de canoagem

Olimpíadas 2024: conheça o breakdance e um novo modelo de canoagem

Olimpíadas 2024: conheça o breakdance e um novo modelo de canoagem
Acessibilidade
L L A- A+

As Olimpíadas 2024 estão chegando e com ela novos recordes serão quebrados. Se em 2021, em Tóquio, tivemos 67 batidas, as expectativas estão altas para o que acontecerá entre 26 de julho e 11 de agosto, em Paris.

Depois do skate e do surfe estrearem como novas modalidades olímpicas na última edição, agora é a vez do breakdance e da canoagem slalom extremo. Ao todo, o evento contará com 38 esportes, resultando em 329 competições.

Os atletas exibirão suas habilidades aperfeiçoadas ao longo de toda a vida e, especificamente, na rotina de alta performance dos últimos 3 anos, desde a última edição.

Em média, são necessários de 8 a 20 anos de experiência para um competidor chegar ao nível olímpico. Uma jornada de sucesso, consequência de muita persistência ao aprender com os erros e acertos.

Ao final deste texto, você saberá as novidades sobre as Olimpíadas 2024, incluindo a inédita igualdade de gênero alcançada. Além disso, conhecerá a história do breakdance e o porquê de esta novidade já ser um marco da edição. Além disso, entenderá o que é a canoagem slalom extremo e quais as diferenças quando comparada à canoagem de velocidade.

É hora de aquecer os seus Valores Olímpicos. Boa leitura!

O que se espera dos Jogos Olímpicos?

Quem já teve algum contato com esportes, sabe da importância de cultivar o espírito esportivo — sportsmanship, em inglês. Este é um conjunto de atitudes morais e éticas, estimuladas durante competições. Por exemplo:

  • Aceitar a derrota
  • Respeitar o adversário
  • Pensar em equipe
  • Cumprir as regras dos jogos

Assistir aos Jogos Olímpicos é acompanhar, em tempo real, os desafios das conquistas, de perdas e da técnica. Durante as duas semanas de torneio, é possível esperar muitas surpresas.

Nas últimas edições, foi visível o esforço para se ampliar as modalidades esportivas. O diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, comentou as recentes mudanças no site oficial do COB: "A confirmação do skate, surfe, escalada e a entrada do breakdance reforça a aproximação com o público jovem.”

Ele reforçou o quanto essa ação é importante para mobilizar mais o contato da juventude mundial com os Jogos Olímpicos.

O que há de novo nas próximas Olimpíadas?

As mudanças são positivas e estão alinhadas com o motivo do próprio surgimento do evento. Isto é, a celebração e união das culturas e nações de todo o mundo por meio da competição esportiva. O encontro global segue com essa missão. Para isso, implementará atitudes como:

Mais igualdade de gênero

Nas Olimpíadas 2024, o atletismo, o boxe e o ciclismo alcançarão igualdade de gênero entre seus atletas pela primeira vez.

Então 28 dos 32 esportes serão equilibrados, com números semelhantes de homens e mulheres. Sem contar que, 22 modalidades são mistas, com homens e mulheres. Em Tóquio, a porcentagem de atletas mulheres foi de 48,8%, mas até os próximos jogos, chegará a 50%.

"Da mesma forma, consideramos muito justa a equiparação dos números entre atletas homens e mulheres. Quanto mais incentivo às mulheres para que alcancem os principais eventos do calendário internacional, mais saudável e natural fica o ambiente esportivo para que novas meninas se sintam motivadas a buscar os benefícios da prática esportiva", comentou Rogério Sampaio, do COB.

Preocupação ambiental

Além da questão de gênero, as Olimpíadas 2024 terão uma preocupação climática, sendo a primeira edição alinhada com o acordo climático de 2015.

A organização promete uma redução de 55% na emissão de carbono, além de diminuir os impactos de novas  construções – 75% das instalações já existem e 20% serão temporárias.

Neste caso, apenas 5% das instalações precisarão ser construídas, entre elas a Vila Olímpica e o Centro Aquático.

Adequação logística

Visando garantir a execução logística de um evento tão complexo, houve uma redução em algumas modalidades, como o beisebol/softbol e o karatê. Assim, sem a disputa desses esportes, nas Olimpíadas 2024, o número de atletas confirmados é de 10.500. Isso representa uma redução de 592 esportistas, que estiveram presentes em Tóquio.

"Com esse programa, estamos tornando os Jogos Olímpicos de Paris 2024 adequados para o mundo pós-coronavírus. Estamos reduzindo ainda mais o custo e a complexidade de hospedar o evento", explicou o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach.

Quais são as novas modalidades das próximas Olimpíadas?

Além do aumento das provas mistas nas Olimpíadas 2024, há a estreia da canoagem slalom extremo, também conhecida como caiaque cross, e do breakdance.

Canoagem slalom extremo

atleta praticando canoagem em corredeira radical

A novidade gerou comoção nas redes sociais e foi comemorada no mundo dos esportes porque o Brasil conta com grandes atletas na modalidade.

A mineira Ana Sátila foi campeã mundial em 2018 e o paulista Pedro Henrique Gonçalves é o atual campeão mundial.

O que é esse tipo de canoagem?

No esporte, duas a quatro embarcações competem para ver quem termina o trajeto primeiro, vencendo a competição. A modalidade, tipo mais radical de canoagem, será dividida entre as categorias feminina e masculina.

Breakdance

Agora o breakdance, também conhecido como breaking, estreia em Paris nas modalidades feminina e masculina, em torneios individuais com tempo máximo de até 60 segundos.

O DJ escolherá a faixa que será batalhada e os atletas precisam criar em cima da batida.

O que é o breakdance?

dançarino de breakdance fazendo movimento da dança

O breaking é uma criação dos afro-americanos e porto-riquenhos, que viviam no bairro do Bronx, em Nova Iorque, na década de 1970.

O esporte - e estilo de dança - acontece durante os intervalos das batidas marcantes de músicas de hip hop. Daí vem o nome, pois, em inglês, “break” pode significar “intervalo” ou “pausa”.

Durante as Olimpíadas 2024, você notará que os competidores do esporte receberão os nomes de “breakers”, “B-Girls” ou “B-Boys”.

Na essência, o breaking, assim como a ginástica artística ou os saltos ornamentais, é uma atividade física natural com intersecção na arte.

Por que o breaking é tão importante nas Olimpíadas 2024?

A nova modalidade das Olimpíadas 2024 trará consigo a história da cultura hip hop e de rua.

Assim como o próprio hip hop marcou a história da música, o estilo de dança alcança o patamar mundial e se consolida como modalidade olímpica.

Dessa forma, a inserção do breakdance em um torneio, de fato, multicural, como os Jogos Olímpicos, populariza um esporte que, infelizmente, ainda sofre com preconceito e discriminação.

As próximas Olimpíadas, que acontecem em Paris, apresentarão mais equidade de gênero, compromisso com o meio ambiente e diversidade cultural, com esportes da periferia, como o breaking. Agora você já sabe o que esperar e o que pode te surpreender.

Gostou das novidades? Não deixe de acompanhar sites e portais internacionais sobre esportes para saber o que esperar do próximo evento Olímpico. Se estiver com dificuldades para entender os termos e expressões em inglês, conte com o CNA. Assim, você não vai perder nenhum detalhe e poderá ter informações mais aprofundadas sobre os atletas e esportes.