Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Tamanho das roupas em inglês com propósito: do plus size ao body positive!

Tamanho das roupas em inglês com propósito: do plus size ao body positive!

Tamanho das roupas em inglês com propósito: do plus size ao body positive!
Acessibilidade
L L A- A+

Saber sobre os tamanhos de roupas em inglês é fator essencial para todo falante do idioma. Conheça os principais tamanhos em inglês (S, M, L e XL) e evite comprar um vestido curto, pequeno ou grande demais, por exemplo.

Então, se você quer entender sobre as roupas em inglês — incluindo questões como plus size e body positive —, este é um daqueles textinhos essenciais, ok?

Boa leitura!

Quais são os tamanhos das roupas em inglês?

Os principais tamanhos das peças de roupa em inglês são representados pelas primeiras letras das palavras small, medium e large — S, M e L - ou pequeno, médio e grande, respectivamente. A partir dessas letras, há derivações para tamanhos muito pequenos ou muito grandes.

Você já comprou roupas em sites estrangeiros e se deparou com os tamanhos em inglês? Então, já percebeu que, nessas lojas, as roupas seguem um padrão escrito na língua inglesa.

Sabemos que o inglês é um dos idiomas mais falados do mundo. Logo, faz muito sentido encontrar etiquetas escritas em inglês em tênis, camisas, calças e casacos.

Tanto em Nova Iorque, Paris, Barcelona, quanto em Bangladesh, Taiwan ou Austrália, é possível encontrar peças de roupa com tamanhos em inglês. Confira uma tabela com alguns tamanhos em inglês logo abaixo.

Tamanhos em inglês Tamanhos em português
XS (extra small) PP
S (small) P
M (medium) M
L (large) G
XL (extra large) GG

O que é plus size?

O plus size faz referência a tamanhos maiores de roupa, inclusive, em inglês. São consideradas as medidas a partir do XL — extra large ou GG, em português. Dessa forma os tamanhos de XL, 2XL, 3XL, 4XL, 5XL, 6XL e 7XL estão dentro das produções plus size.

Plus size é um termo desenvolvido nos Estados Unidos, há mais de 1 século. A responsável por essa criação foi a estilista Lane Bryant. Ela percebeu que não havia disponível no mercado vestidos e roupas para grávidas, feitos em larga escala e com diversidade de estilos.

A designer notou que pessoas gordas também poderiam usar as roupas produzidas deste modo. Logo, Lane desenvolveu modelos grandes de roupas para uso casual. O resultado começou a ser replicado por outras marcas, como a boutique inglesa Evans.

Plus-sized woman

mulher bonita e confiante plus size sorrindo com roupas de praia azul e fundo amarelo

Plus size também é uma denominação utilizada para descrever alguém, servindo como um adjetivo em inglês. Em um anúncio da marca Korell, podia-se ler a frase:

Wonderful action-plus dress for the plus-sized woman

A tradução seria algo como “maravilhoso vestido plus size para a mulher plus size”. O acesso mais fácil às roupas de tamanho maior permitiu que mais pessoas se apropriassem de recursos de moda.

Body positive

grupo de bonitas mulheres plus size com roupas de praia contraindo os músculos dos braços

O body positive é um termo em inglês que passa uma mensagem clara sobre autoestima. Isto é: toda pessoa merece ser amada, principalmente, por si mesma. Neste sentido, falamos sobre a diversidade de corpos magros, gordos, com deficiência e todos os outros.

Bastante relacionado a quem é plus size, o body positive ajuda na luta contra o body shaming. Este, que consiste no ato de envergonhar alguém por conta da aparência física.

As roupas em inglês têm mais história para contar do que você imaginava, concorda? A diversidade de tamanhos em inglês é uma oportunidade de aumentar o seu vocabulário e ainda lutar contra o preconceito. 

Compartilhe boas informações e mostre agora este texto aos seus amigos e familiares nas suas redes sociais!