Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

“Não” em inglês: veja 12 formas para sair do óbvio

“Não” em inglês: veja 12 formas para sair do óbvio
Acessibilidade
L L A- A+

“No” é uma das primeiras respostas, ao lado do “yes”, que alguém aprende em inglês. Afinal, é uma palavra que pode ser utilizada para muitas situações. Sendo assim, conhecer formas menos óbvias de falar não é uma maneira de dar mais um passo em direção à fluência.

Que tal executar um vocabulário básico de formas menos básicas? Então, diga não em inglês de maneiras variadas! Ou melhor, diga sim para a leitura deste texto e aprenda 12 formas de dizer “no”. Vamos lá?

1. I can't right now — Não dá agora

Muito utilizado para situações do cotidiano, quando alguém solicita algo.

Exemplo: Can you pick me up from school now? I can’t right now. (Você pode me pegar na escola? Não dá agora).

2. Absolutely not — De jeito nenhum

Quando é preciso dizer um “não” com firmeza, sem espaço para negociação.

Exemplo: Can you lend me some money? Absolutely not. (Você poderia me emprestar algum dinheiro? De jeito nenhum).

3. Maybe another time — Talvez em outra hora

Para todas as vezes em que você não estiver disposto a realizar determinada atividade. Quando você quer dizer “não” de forma gentil.

Exemplo: Do you want to take a walk in the park tomorrow? Maybe another time. (Quer caminhar no parque amanhã? Talvez outra hora).

4. By no means — De jeito nenhum

Não é utilizado em diálogos casuais, normalmente é bem formal.

Exemplo: It is by no means clear how the company achieved these results. (Não está claro de forma alguma como a empresa alcançou esses resultados ).

5. Heck, no — Nem pensar

Esta expressão é mais informal, “heck” é uma forma suave de dizer “hell”. Seu uso é bastante regional, em alguns lugares dos Estados Unidos - muito provavelmente, você não verá um australiano ou um irlandês usando o termo. Isso porque “inferno” em inglês é considerado um grande palavrão. É comum encontrar esse vocabulário em livros e séries em inglês.

Exemplo: Have you ever thought about taking a boat trip? Heck, no. (Já pensou em fazer uma viagem de barco? Nem pensar).

6. Nah — Não

Cuidado, este é um termo bastante informal. Em alguns contextos, pode até parecer deboche. Prefira aplicá-lo em situações mais informais, junto com amigos e pessoas conhecidas.

Nah, I remember what you did last summer. (Não, eu me lembro do que você fez no verão passado).

7. No way — De jeito nenhum

Outro modo de enfatizar o seu “não”.

Exemplo: No way I’ll wear that skirt. (De jeito nenhum eu usarei essa saia).

8. Nope — Não

Provavelmente você já deve ter usado essa forma de dizer não em inglês nas redes sociais. Esta é mais uma das versões bem informais de não em inglês.

Exemplo: Follow me on Instagram? Nope! (Me segue no Instagram? Não!).

9. Not at all — Não mesmo

Uma curiosidade é que a expressão também significa “de nada”, para responder quando uma pessoa agradece por algo. No entanto, usa-se not at all em sentido semelhante ao “de jeito nenhum”.

Exemplo: Do you want to help me with the plants today? Not at all. (Quer me ajudar com as plantas hoje? De jeito nenhum).

10. On no account  — Em hipótese alguma

Expressão super formal, geralmente usada em regras escritas. Para quando queremos dizer que algo não deve ser feito independente do tempo ou da razão.

 Exemplo: On no account must students use smartphone in class. (Em hipótese alguma os alunos devem usar smartphones nas aulas).

11. Not in a million years — Nem em um milhão de anos

O contexto dessa frase deve ser para conversas informais, como diálogos entre amigos.

Exemplo: Would you kiss him? Not in a million years. (Você o beijaria? Nem em um milhão de anos.)

12. Not likely — Não é provável

Expressão mais formal. Pode ser usada em contextos mais corporativos.

Exemplo: Will you attend the party? Not likely, I have to go to my mother's first and she always talks so much! (Você comparecerá à festa? Não é provável, eu tenho que ir primeiro na minha mãe e ela sempre conversa demais.)

Há muitas formas de dizer “não” em inglês. Saber usar o “no” mais adequado — para situações formais ou informais — pode dar mais fluidez e naturalidade ao modo como você se comunica nessa segunda língua.

Após tantos “nãos”, que tal começar a dizer sim para oportunidades de trabalho facilitadas com um inglês fluente? Conheça agora nosso curso de inglês para conversação.