Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Filmes para aprender espanhol: Dicas e técnicas para conseguir!

Filmes para aprender espanhol: Dicas e técnicas para conseguir!

Filmes para aprender espanhol: Dicas e técnicas para conseguir!
Acessibilidade
L L A- A+

O Oscar é a premiação cinematográfica mais famosa do mundo. Ela acontece há 92 anos e premia profissionais envolvidos na sétima arte. Em quase toda a história do evento, os grandes vencedores eram majoritariamente dos Estados Unidos. Mas, nos últimos anos, a língua espanhola tem ganhado espaço. Nomes como Alejandro González Iñárritu, Guillermo del Toro, Alfonso Cuarón, Pedro Almodóvar, Javier Bardem, Ricardo Darín, Gael García Bernal, Antonio Banderas e Penélope Cruz se tornaram mundialmente conhecidos.

Para quem é amante do cinema e quer aprender outro idioma, os filmes podem ser um ótimo exercício! Mas antes, nós vamos te passar algumas dicas de como treinar espanhol com filmes para que você consiga absorver tudo da melhor maneira possível.

A escolha perfeita

Mais do que simplesmente assistir a um filme em espanhol, é preciso compreendê-lo. Escolha títulos de seu interesse, gênero favorito e nível de conhecimento de espanhol. Se você tem um nível mais básico, prefira produções mexicanas ou espanholas, pois o sotaque é mais claro na hora de entender.

Se você quer ousar um pouco mais no quesito compreensão auditiva e forte sotaque, mergulhe no universo cinematográfico dos argentinos e uruguaios. Separamos alguns filmes de grande sucesso para ajudar nessa decisão.

Diários de motocicleta

O ano é 1952. Ernesto é um médico argentino que larga tudo para viajar pela América Latina de moto ao lado do melhor amigo. O que o jovem não imaginava é que a viagem o mudaria tanto que, ao final dela, ele deixaria de ser Ernesto para se tornar Che Guevara. 

A obra, estrelada pelo ator mexicano Gael Garcia Bernal e dirigida pelo brasileiro Walter Salles, mostra toda a trajetória de Che pela miséria e doença que viu nos povos latino-americanos. 

Volver

O renomado diretor Pedro Almodóvar levou sua cidade natal, La Mancha, às telonas. Nessa obra espanhola, a vida da faxineira Raimunda, estrelada pela talentosa Penélope Cruz, muda completamente ao saber da morte de sua tia. Uma trama que trata de assuntos como família, morte e perdão.

O segredo dos seus olhos

Se você gosta de mistério e investigação, então o filme estrelado pelo ator argentino Ricardo Darín é uma boa pedida. Na trama, Benjamin (Darín) é um oficial de justiça aposentado que relembra um trágico caso de estupro seguido de assassinato que investigou. 

Ao prometer ao marido da vítima, Ricardo Morales (Pablo Rago), que encontraria o assassino, ele toma para si uma grande responsabilidade.

Um conto chinês

Outro filme estrelado por Ricardo Darín que vale a pena ser assistido. Aqui, ele vive um mal-humorado dono de uma loja que possui um passatempo bastante diferente: colecionar notícias incomuns e um tanto bizarras. A sua rotina é interrompida quando um imigrante chinês (Ignacio Huang) é assaltado e precisa de ajuda, afinal, ele não fala espanhol! A trama ganha mais valor quando a relação do argentino e do chinês tem início, o que faz a vida de ambos passar por intensas mudanças.

Escrito nas legendas

Depois de escolher o título, o próximo passo é mergulhar nas legendas - e nossa recomendação é sempre colocá-la em espanhol, mesmo nos níveis iniciais, para focar no aprendizado. 

Você está em um nível mais avançado? Então siga nossa dica e alterne entre colocar e tirar essas legendas. 

Anote palavras que não entender

Agora que você já tem tudo pronto, escolha um caderno de anotações para escrever as palavras que você não entendeu do filme para procurá-las no dicionário. Quando os créditos finais começarem a rolar, aproveite para pesquisar o significado das palavras! 

Ah, uma dica importante: não utilize ferramentas de tradução instantânea. Algumas expressões precisam de contexto para fazer sentido. As gírias também entram nessa mesma história: você não vai conseguir respostas se utilizar esse tipo de ferramenta.

Agora que você já tem a técnica e as sugestões de bons filmes, é só preparar a pipoca e abrir o caderno para deixar o aprendizado ser o protagonista na sua vida!