Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Turismo de cinema: top 4 lugares imperdíveis de filmes com locações em países latinos

Turismo de cinema: top 4 lugares imperdíveis de filmes com locações em países latinos

Turismo de cinema: top 4 lugares imperdíveis de filmes com locações em países latinos
Acessibilidade
L L A- A+

Assistir a um filme pode ser uma ótima forma de iniciar uma paixão por algum país, cidade ou lugar. O turismo cinematográfico é um tipo de experiência cultural derivado da fama que cafés, bairros, parques ou qualquer outro espaço tomaram ao servirem de locação para produções audiovisuais icônicas.

A estação de trem Kings Cross, em Londres; o Parque Regional Kaitoke, na Nova Zelândia; e Skopelos, na Grécia. Três locações icônicas dos filmes Harry Potter, Senhor dos Anéis e Mamma Mia. Ainda podemos citar o Café des Deux Moulins, em Paris, onde foi gravado “O fabuloso destino de Amelie Poulain”.

Agora, o que dizer de um roteiro com locações na América Latina? Além da Europa e da Oceania, filmes incríveis também foram feitos em terras próximas a nós e valem muito a visita.

Pensando nisso, destacamos 4 lugares imperdíveis na América Latina onde foram gravadas cenas de alguns filmes. Confira logo abaixo.

O que é o turismo cinematográfico?

O contato constante com produtos audiovisuais pode estimular o desejo de conhecer, de fato, o local das gravações. Quem sabe, até copiar as falas e os gestos dos personagens.

O turismo cinematográfico é justamente esse interesse por lugares onde foram filmadas cenas icônicas, que mexem com as nossas emoções e ficam guardadas na memória.

Podemos gostar do clima de algum país, da arquitetura de um bairro ou mesmo de sutilezas, como a luz do sol de uma cidade. Conheça quatro lugares que já foram sets de filmagem na América Latina.

Argentina – Jardim Botânico de Buenos Aires

Jardim botânico de Buenos Aires

Se você gosta de surrealismo, pode adorar assistir “The fall. El sueño de Alexandria” — no Brasil, o título é “Dublê de Anjo”. O filme, dirigido por Tarsem Singh, tem cenas gravadas no Jardim Botânico de Buenos Aires, um lugar com edificações históricas em estilo inglês e Art Nouveau.

O filme é muito rico visualmente em cores, texturas e efeitos. Isso porque a história, que se passa em 1920, mistura emoções, imaginação e realidade dos personagens.

México – Centro Histórico da Cidade do México

Centro histórico da Cidade do México, mostrando a praça e o Palácio das Belas Artes

Ganhador do Oscar 2019 de Melhor Filme Estrangeiro, Roma, dirigido por Alfonso Cuarón, se passa no México, no bairro de Roma Sur, onde muitos imigrantes e trabalhadores moram. Além disso, há muitas cenas gravadas no Centro Histórico da Cidade do México.

Confira uma lista de lugares que serviram de locação para esse filme que aborda a vida de uma empregada doméstica.

  • La Casa del Pavo - Rua Motolinia, 40 — restaurante onde Cleo e Adela comem nos dias de folga.
  • Calle Tepeji, 22, Roma Sur — casa onde vivem os personagens do filme.
  • Kinder Condessa, na Rua Tlaxcala 105, Roma Sur — creche onde estudava o filho da personagem Sofia.

Chile – Pôr do sol no rio Mapocho

Rio Mapocho, Chile

Mais um ganhador do Oscar, em 2018, de Melhor Filme Estrangeiro, “Uma Mulher Fantástica” (“Una mujer fantástica”), de Sebastián Lelio, tem uma das cenas mais bonitas da história do cinema. Ela acontece nas pontes de Providencia, que atravessam o rio Mapocho, em Santiago, no Chile.

A história tem temática LGBTQIA+ e fala sobre a vida de Marina, mulher trans, que é acusada de um crime que não cometeu. “Uma Mulher Fantástica” foi aclamado pela crítica e segue como um filme instrutivo para falar sobre discriminação e visibilidade trans.

Colômbia – La Calera

Foto panorâmica da cidade de La Calera, Colômbia

A história do filme “Sofía y el terco” se passa no município de La Calera, na Colômbia. Dirigido por Andrés Burgos, a história aborda o desejo de uma senhora de 75 anos em conhecer o mar. Para isso, ela sai em uma viagem para a costa da Colômbia.

Você já conhecia o turismo de cinema? Com as quatro dicas de locações no México, na Argentina, no Chile e na Colômbia, o roteiro está feito!

Se você quer se dar bem durante esse roteiro, vai gostar de conhecer o espanhol para viagens.