Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Signos em espanhol: um guia completo sobre mapa astral

Signos em espanhol: um guia completo sobre mapa astral
Acessibilidade
L L A- A+

Conversa vai, conversa vem e então alguém fala: e qual é o teu mapa astral? Signos do zodíaco são ótimas formas de puxar assunto. Afinal, cada um dos 12 signos indica características comportamentais em várias áreas da nossa vida. Logo, o papo pode se tornar curioso, mesmo para quem não conhece nada sobre o tema.

Agora, será que existem diferenças ao falarmos sobre os signos em espanhol? Até o fim desta leitura você descobrirá a resposta. Além disso, falaremos sobre as principais dúvidas que, em geral, surgem ao lermos um mapa astral — o que é Lua, Marte, Vênus, Ascendente, entre outros.

Vamos lá?

Os signos do zodíaco

“Los signos zodiacales” é a expressão correta ao falarmos sobre signos em espanhol. Para iniciar uma conversa sobre o tema, você pode usar as interrogações invertidas e perguntar: “¿Cuál es tu signo?”, “¿Qué signo eres?” ou “¿Cuál es tu signo del Zodíaco?”.

Então, como resposta, por exemplo, diga: “Soy de Tauro”. Cada signo é conhecido por um conjunto de características. Por exemplo, quem é de Peixes está muito associado a ser uma pessoa “con la cabeza en las nubes” (com a cabeça nas nuvens). Isto é, distraída.

Para descobrir o seu signo, basta saber a sua data de nascimento e conferir em qual destes grupos você se encaixa.

Veja, abaixo, como falar sobre signos em castelhano, assim como as datas e os adjetivos associados a cada signo:

  • Aries (Áries) — Peleón (briguento) — Nascidos entre 21/03 e 20/04.
  • Tauro (Touro) — Perezoso (preguiçoso) — Nascidos entre 21/04 e 20/05.
  • Géminis (Gêmeos) — Adaptable (adaptável) — Nascidos entre 21/05 e 20/06.
  • Cáncer (Câncer) — Sensible (sensível) — Nascidos entre 21/06 e 21/07.
  • Leo (Leão) — Cautivador (cativante) — Nascidos entre 22/07 e 22/08.
  • Virgo (Virgem) — Detallista (detalhista) — Nascidos entre 23/08 e 22/09.
  • Libra (Libra) — Sensato/prudente (sensato) — Nascidos entre 23/09 e 22/10.
  • Escorpio (Escorpião) — Seductor (sedutor) — Nascidos entre 23/10 e 21/11.
  • Sagitario (Sagitário) — Aventurero (aventureiro) — Nascidos entre 22/11 e 21/12.
  • Capricornio (Capricórnio) — Trabajador (trabalhador) — Nascidos entre 22/12 e 20/01.
  • Acuario (Aquário) — Independiente (independente) — Nascidos entre 21/01 e 19/02.
  • Piscis (Peixes) — Creativo (criativo) — Nascidos entre 20/02 e 20/03.

Elementos de cada signo em espanhol

Os signos também são divididos por elementos (água, terra, fogo e ar). Cada elemento revela as tendências de cada perfil. Por exemplo, signos de terra preferem mais segurança e conforto. Os de água são mais flexíveis e misteriosos. Fogo está relacionado a ação. Ar é liberdade. Veja a organização logo abaixo:

  • Signos de fuego (fogo) — Aries, Leo y Sagitario.
  • Signos de tierra (terra) — Tauro, Virgo y Capricornio.
  • Signos de aire (ar) — Géminis, Libra y Acuario.
  • Signos de agua (água) — Cáncer, Escorpio y Piscis.

Dica: o CNA possui material didático atualizado que aborda mais informações sobre signos em espanhol, facilitando uma aula divertida, leve e natural.

O mapa astral

vista de cima de astrólogo segurando notebook com desenhos em aquarela e cartas de signos do zodíaco em cima da mesa

Em espanhol, fala-se “carta astral”. O mapa astral é um conjunto de informações que revelam os detalhes sobre a sua personalidade, com base na forma como os astros estavam alinhados no momento do seu nascimento. Você pode perguntar:

  • ¿Ya has hecho tu carta astral? (Você já fez o seu mapa astral?).
  • ¡No! Nunca me hice mi carta astral. (Não! Nunca fiz meu mapa astral).

Ao ter em mãos essas informações, é possível notar 17 principais aspectos. Cada um vai estar relacionado a uma área específica da sua vida. Isto é, trabalho, relações amorosas, personalidade, desejos de vida, entre outros. Separamos um resumo rápido de cada um:

Sol / Sol

O aspecto mais popular dos signos do zodíaco. É sobre ele que respondemos quando alguém pergunta sobre nossa personalidade astrológica. Funciona como a nossa “personalidade básica”. É a forma como levamos a nossa vida, com desejos e identificações.

Lua / Luna

lua cheia

A Lua é o aspecto do mapa que mostra como lidamos com as nossas emoções. Então, ao consultar suas informações, o signo que corresponder à sua lua, indicará a forma como você reage emocionalmente à vida.

Mercúrio / Mercurio

É a parte da comunicação. O modo como a sua inteligência é constituída, como os seus pensamentos são formulados. Tudo ligado a aprendizado diz respeito ao Mercúrio. Por exemplo, quem tem Mercúrio em Aquário, sugere que é uma pessoa de pensamento singular e independente.

Vênus / Venus

Vênus é a forma como você se relaciona amorosamente, sobre relacionamentos em geral e sobre como se demonstra afeto. Geralmente, Vênus de alguém revela o que, de fato, a pessoa valoriza na vida e nas pessoas.

Marte / Marte

Sabia que até a forma como lidamos com a raiva pode ser descoberta no mapa astral? O Marte indica justamente esse aspecto. Na verdade, Marte revela a forma como reagimos diante dos desafios da vida.

Júpiter / Júpiter

planeta Júpiter

Já se perguntou como é que você fica nos momentos de felicidade? O seu Júpiter dará a resposta. Essa parte do mapa comenta sobre otimismo. Em espanhol, o “j” tem som de “r”.

Saturno / Saturno

Saturno mostra como alguém lida com limites. Geralmente, é associado ao aspecto da maturidade. Isto é, as relações que envolvam autoridade, tempo e disciplina.

Urano / Urano

A palavra-chave para esse planeta no seu mapa astral é flexibilidade. Isto é, o signo que estiver no seu “Urano”, mostrará a forma como você lida com liberdade e com independência.

Netuno / Neptuno

Aqui, o planeta significa espiritualidade. O seu Netuno revelará de que modo você se liga à espiritualidade.

Plutão / Plutón

O planeta das mudanças inevitáveis. Em muitos momentos da vida, acontecem grandes quebras e surpresas, em que é preciso se reconstituir. O seu Plutão indicará exatamente a forma como você lida com isso.

Quíron / Quirón

O Quíron tem a ver com a sua saúde. Logo, o signo que estiver nesse aspecto do mapa astral irá indicar aspectos espirituais ou físicos que necessitam de um trabalho maior.

Lilith / Lilith

Essa característica do mapa astral diz respeito àquilo com que você não consegue lidar bem. É uma energia que se tem dificuldade de organizar e que se torna muito acumulada. Por exemplo, quem tem Lilith em Peixes pode ter dificuldade com a rotina de estudos, pois esse signo é mais fluido e não gosta de repetições.

Nodo / Nodo

É a sua missão na Terra. O propósito para o qual você nasceu e precisa cumprir em vida. O Nodo indica o melhor caminho para se desenvolver em todos os aspectos.

Roda da Fortuna / Rueda de la Fortuna

Quem souber a sua roda da fortuna entenderá quais são os seus aspectos de personalidade nos quais há maior propensão para se conseguir prosperidade. É uma tendência que você tem para realizar suas conquistas.

Vertex / Vertex

São os momentos de “virada de chave” da sua vida. Isto é, a forma como grandes mudanças irão acontecer — o primeiro intercâmbio ou conseguir um emprego no exterior. Eventos que encaminham o seu destino.

Ascendente / Ascendente

Depois do sol, o Ascendente é um dos aspectos mais populares. Isso porque ele indica a forma como você se apresenta socialmente. Basicamente é como as pessoas observam você e como quer ser notado.

Meio do Céu / Medio Cielo

Vista espacial de nebulosa  de estrelas

O seu Meio do Céu representa o lado profissional e como você se sente trabalhando. Indica atividades sociais e como a questão da autoridade age sobre sua vida.

Como fazer o seu próprio mapa astral?

Até aqui você já conheceu muitos aspectos importantes sobre o mapa astral, certo? Geralmente, você pode conseguir o seu próprio mapa gratuitamente, em sites na internet. Para isso, basta inserir a data e a hora de nascimento, além da cidade onde nasceu.

Os signos do zodíaco em espanhol têm grafias parecidas com as em português e são ótimas oportunidades para você conhecer mais sobre a sua personalidade, a dos seus amigos, colegas e familiares. Esse é mais um assunto curioso e estimulante para inserir o espanhol no seu cotidiano.

Gostou deste assunto? Continue ligado no nosso blog salvando o endereço na aba de favoritos. Toda semana, artigos sobre cultura, vocabulário, viagens e muito mais para você.