Rock argentino: conheça tudo sobre o estilo musical dos hermanos

“Hoy es día de rock, nena!”. Isso pode surpreender muita gente, mas o rock argentino é um dos gêneros musicais mais consumidos no país. Afinal, nem só de tango se vive em El Caminito — um dos cartões-postais da Argentina.
Para quem curte diversificar o repertório musical, o rock argentino pode surpreender com os temas retratados nas músicas, melodias e muito mais. Insira mais esse assunto na sua roda de conversas e descubra agora o que esse ritmo tem a falar em espanhol.
O que é o rock argentino?
Se os britânicos e os americanos escutaram, ainda crianças, o rock and roll, muitos argentinos também. Ainda na década de 1950, esse estilo musical teve uma “versão” argentina própria.
Na verdade, não foi apenas uma versão, mas sim a produção de uma identidade própria. Afinal, o rock argentino utilizou a cultura argentina para elaborar as músicas em espanhol. Isso resultou em letras de músicas em espanhol repletas de expressões idiomáticas, gírias e referências nacionais.
Quais os principais artistas do rock argentino?
Quando um artista faz muito sucesso, é natural que cantores de outros países se inspirem neles. Um dos resultados dessa admiração é a produção de versões locais que também se tornam famosas.
Soda Stereo
Aqui no Brasil, a música “à sua maneira”, da banda Capital Inicial, é a versão de “De Música Ligera”, da Soda Stereo. O trio foi sucesso de público na década de 1980 para o rock latino.
Fito Páez
Sinônimo de lenda viva, Fito Páez possui o disco mais vendido da história do rock argentino — “El amor después del amor”, lançado em 1992. A estrela do rock já teve duetos com cantores brasileiros, como Caetano Veloso, Paulinho Moska, Djavan e com as bandas Paralamas do Sucesso e Titãs.
Um fato curioso, ainda falando sobre traduções de músicas em espanhol, é a Mariposa Tecknicolor. A canção foi muito adaptada por torcidas de futebol da América do Sul, inclusive por aqui no Brasil.
Recentemente, a Netflix lançou um documentário — Amor e música – Fito Páez — sobre o cantor que pode fazer você inaugurar um olhar curioso e estimulante sobre o estilo musical.
Charly García
Viu como a relação Brasil e Argentina não acontece apenas no futebol? Charly García é mais um exemplo de como a música pode unir os dois países. Afinal, ele já colaborou com o Paralamas do Sucesso, uma das maiores bandas de rock brasileiro.
Luis Alberto Spinetta
Se Fito Páez foi o cantor do disco mais vendido da história do rock argentino, Luis Alberto Spinetta, ou El Flaco, tem o álbum considerado como o melhor da história do rock argentino. “Artaud”, de 1973, recebeu essa posição de acordo com a revista Rolling Stone.
O rock argentino é uma ótima forma de ampliar suas referências culturais em espanhol. Neste texto você descobriu boas dicas para estimular seu gosto musical e dar mais um passo na fluência do idioma.
Por falar em música, aproveite para descobrir a guarânia, um ritmo paraguaio que também teve muita influência na cultura brasileira.