Nos anos 90, o mundo dançou com a Macarena, música da dupla Los Del Río. Já nos anos 2000, foi a vez do grupo mexicano RBD conquistar os corações de jovens e adultos. Em 2017, a música Despacito, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi, se espalhou pelos quatro cantos do planeta. As canções em espanhol estão cada vez mais presentes nas rádios e plataformas de música, e esse acesso propiciado pela globalização e pela tecnologia nos trouxe canções para todos os estilos e gostos. Assim, estudar com músicas para aprender espanhol ficou ainda mais fácil e divertido.
A compreensão auditiva é uma das principais habilidades para entender outro idioma. Não basta saber falar, é preciso entender para se comunicar. Quando você começa a aprender espanhol, pode ser um tanto desafiador compreender o sotaque e a pronúncia diferentes. É preciso muito treino, prática e dedicação – e é por isso que estamos aqui: para listar algumas dicas que ajudarão nesse processo!
1. Ouça a música e tome notas
Não se engane: ouvir músicas em espanhol não é tão fácil assim. Muitos brasileiros caem no mito de que português e espanhol são quase iguais. Grande erro! É por isso que muita gente, quando vai ouvir uma música em espanhol, acaba se frustrando – pois pensava que seria mais simples.
Uma boa maneira de treinar o ouvido ao sotaque, pronúncia e vocabulário do espanhol é escutar uma música que você goste e anotar tudo o que você compreender. Mesmo que no início as frases fiquem desconexas, esse é um bom treino para aguçar os ouvidos e se acostumar com o idioma.
2. Leia a letra da música enquanto a ouve
Essa é uma boa atividade para aprender vocabulário, praticar a sua pronúncia e testar os seus dons musicais. Escolha uma música fácil para cantar em espanhol e acompanhe a letra enquanto a escuta. Tente pronunciar as palavras igual ao artista e cante para fixar o aprendizado. Essa é uma maneira divertida de aprender o idioma!
3. Pratique com atividades
O site Lyrics Training é uma boa plataforma para você que quer músicas para estudar espanhol. Basta escolher a canção de que mais gostar e selecionar seu nível no idioma. Por meio de um jogo com cronômetro e pontos, você ouve a música e preenche lacunas com as palavras que compreender. O vídeo da música só continua se você acertar a resposta.
O CNA também conta com um jogo do tipo – o Sing the Chorus, que pode ser jogado em inglês ou espanhol e conta com versões de músicas dos gêneros rock, pop e country!
4. Verifique a tradução
Pintou dúvida na hora de fazer as atividades ou de acompanhar a letra em espanhol? Vá a sites de confiança como AZLyrics e confira se entendeu corretamente a frase ou a palavra que confundiu você.
5. Faça um dicionário de palavras que aprendeu
Por fim, tome notas de todas palavras e frases que não entendeu na música que escolheu praticar e procure seu significado em um dicionário espanhol-espanhol, como o Michaelis. Em seguida, crie um dicionário com todas as palavras que você aprendeu com as músicas que você ama para ter acesso ao seu progresso.
Confira alguns artistas para treinar seu espanhol:
- Maná
- Shakira
- Rosalía
- Jorge Drexler
- CNCO
- Piso 21
- Maluma
- Enrique Iglesias
- RBD
- Natalia Lacunza
- Luis Fonsi
- Onda Vaga
- Juanes
- Calle 13
- Alejandro Sanz
- Julieta Venegas
- Diego Torres
Estudar espanhol com música é uma das melhores maneiras de se aproximar da cultura e da língua dos países hispanohablantes. Agora que você já aprendeu algumas dicas e conheceu artistas, escolha a sua canção favorita e bom treino!