Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Olimpíadas 2024: conheça as novas modalidades como o breakdance e a canoagem

Olimpíadas 2024: conheça as novas modalidades como o breakdance e a canoagem

Olimpíadas 2024: conheça as novas modalidades como o breakdance e a canoagem

Em julho deste ano, o mundo todo acompanhou os atletas olímpicos baterem recordes em Tóquio. A estreia das novas modalidades das Olimpíadas 2021, especialmente o skate e o surfe, encantaram milhares de telespectadores atentos às manobras desafiadoras dos atletas.

Então para quem se emocionou neste ano , não pode deixar de acompanhar os atletas até a próxima edição. Agora se você deseja continuar aprendendo inglês fora das salas de aula, ler artigos e notícias sobre atletas internacionais pode ser uma maneira de manter o idioma vivo na rotina.

E os fãs de esportes ansiosos pelas Olimpíadas 2024, que será sediada em Paris entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, fique por dentro das novidades do universo olímpico. Ao todo, serão 329 eventos esportivos, em 38 modalidades, com algumas estreias como o breakdance e uma inédita igualdade de gênero entre os atletas convocados. 

O diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil, Rogério Sampaio, comentou as mudanças no site oficial do COB: "A confirmação do skate, surfe, escalada e a entrada do breakdance reforça a aproximação com o público jovem. Assim, uma parcela ainda maior da juventude mundial passa a ter mais contato com os Jogos Olímpicos e, em consequência, com os Valores Olímpicos". 

 

  • Igualdade de gênero 

Entre as novas modalidades das Olimpíadas 2024, o atletismo, o boxe e o ciclismo vão alcançar igualdade de gênero pela primeira vez, então 28 dos 32 esportes serão equilibrados e 22 modalidades são mistas. Em Tóquio, a porcentagem de atletas mulheres foi de 48,8%, mas até os próximos jogos, chegará a 50%. 

"Da mesma forma, consideramos muito justa a equiparação dos números entre atletas homens e mulheres. Quanto mais incentivo às mulheres para que alcancem os principais eventos do calendário internacional, mais saudável e natural fica o ambiente esportivo para que novas meninas se sintam motivadas a buscar os benefícios da prática esportiva", comentou Rogério Sampaio, do COB.

 

  • Quantidade de atletas

Nas Olimpíadas 2024, o número de atletas confirmados é de 10.500, uma redução de 592 esportistas, que estiveram presentes em Tóquio. Por exemplo, modalidades como beisebol/softbol e o karatê não serão disputadas. A mudança tem a ver com o tamanho e a complexidade de logística da produção dos jogos. "Com esse programa, estamos tornando os Jogos Olímpicos de Paris 2024 adequados para o mundo pós-coronavírus. Estamos reduzindo ainda mais o custo e a complexidade de hospedar o evento", explicou o presidente do COI, Thomas Bach.

 

  • Preocupação ambiental 

Além da questão de gênero, as Olimpíadas 2024 terão uma preocupação climática e será a primeira edição alinhada com o acordo climático de 2015. A organização promete uma redução de 55% na pegada de carbono, além de diminuir os impactos das construções – 75% das instalações já existem e 20% serão temporárias. Neste caso, apenas 5% das instalações precisarão ser construídas, entre elas a Vila Olímpica e o Centro Aquático. 

 

Quais são as modalidades novas na próxima Olimpíada? 

 

Além do aumento das provas mistas nas Olimpíadas 2024, há a estreia da canoagem slalom extremo, também conhecida como caiaque cross. No esporte, duas a quatro embarcações competem para ver quem termina o trajeto primeiro e vence a competição. 

A novidade gerou comoção nas redes sociais e foi comemorada no mundo dos esportes porque o Brasil conta com grandes atletas na modalidade. A mineira Ana Sátila foi campeã mundial em 2018, e o paulista Pedro Henrique Gonçalves, é o atual campeão mundial. 

Agora o breakdance, também conhecido como breaking, estreia em Paris na modalidade feminino e masculino, em torneios individuais com tempo máximo de até 60 segundos. O DJ escolherá a faixa que será batalhada e os atletas precisam criar em cima da batida. 

Na essência, o breaking, assim como a ginástica artística ou dos saltos ornamentais, é uma atividade física natural com intersecção na arte. Por exemplo, se já existem as manobras sobre rodas ou pranchas, por que não ter coreografias na pista de dança? 

A nova modalidade das Olimpíadas 2024 trará consigo a história da cultura hip hop e da cultura de rua. O breaking é uma criação dos afro-americanos, que viviam no bairro do Bronx, em Nova Iorque na década de 1970. Desde então, assim como o próprio hip hop marcou a história da música, o estilo de dança alcança patamar mundial e se consolida como modalidade olímpica.

 


 

Gostou das novidades? Não deixe de acompanhar sites e portais sobre esportes internacionais para saber o que esperar do próximo evento Olímpico. Enquanto isso, reforce os aprendizados de sala de aula em casa e treine o inglês para a próxima edição. Dessa forma, você não vai perder nenhum detalhe e pode ter contato com atletas que falam língua inglesa e crescer ainda mais a sua lista de atletas favoritos. 

MATRICULE-SE JÁ
E-MAIL TELEFONE WHATSAPP