Blog CNA

Dias da semana em inglês: origens e significados

Dias da semana em inglês: origens e significados

Que segundas-feiras são complicadas, todos nós já sabemos! Retornar ao ritmo de trabalho e/ou dos estudos após os dois dias de descanso do final de semana não é nada fácil; sentimos preguiça, nosso raciocínio ainda está lento, e tudo que queremos é o próximo sábado e o próximo domingo. Essa bad que bate toda segunda-feira é chamada de 'Monday Blues'. Mas vamos ser honestos: bad mesmo é não saber falar com segurança sobre os dias da semana em inglês!

Os sete dias da semana em inglês são Monday (segunda-feira), Tuesday (terça-feira), Wednesday (quarta-feira), Thursday (quinta-feira), Friday (sexta-feira), Saturday (sábado), e Sunday (domingo). A princípio, esses nomes parecem sem graça. Mas você sabia que existe uma origem superinteressante por trás deles? Voltando na história, os babilônios foram os primeiros criadores de nossa semana moderna, nomeando seus dias em homenagem ao Sol, Lua e planetas. Na sequência, os greco-romanos adaptaram estes nomes aos seus deuses mitológicos, que correspondiam aos nomes dos planetas. E mais tarde, os anglo-saxões substituíram estes deuses greco-romanos por equivalentes da sua própria mitologia. Assim, o nome dos dias da semana do inglês moderno tem sua origem no inglês arcaico, que não é mais falado hoje.

Origens dos dias da semana em inglês

Monday (segunda-feira)

'Monday' recebe seu nome por conta da Lua. Sabendo que Lua em inglês é 'moon', logo compreendemos: 'Moon Day'. Como já foi citado no início desse artigo, este dia empresta seu nome à expressão 'Monday blues', que se relaciona com aquele sentimento de desânimo ligado ao início de uma nova semana. 

Tuesday (terça-feira)

Marte foi o planeta escolhido para este dia. Para os romanos, Marte representava o deus da Guerra e para os nórdicos, o deus da guerra correspondente era Tyr, o qual assume o nome de 'Tuesday'. Uma expressão interessante de utilizar é 'from here to next Tuesday', que faz alusão a longos períodos de tempo. Por exemplo: "You can talk to her from here to next Tuesday, but she won't change her mind" (Você pode falar com ela até cansar, mas ela não vai mudar de opinião). Curiosidade: as línguas com origem românica, como espanhol, francês e italiano, apresentam nomes bastante similares para terça-feira, já que a inspiração é a mesma (martes, mardi e martedi). 

Wednesday (quarta-feira)

Quarta-feira é sinônimo de confusão no inglês, uma vez que sua pronúncia parece despertar dificuldade e estranhamento até em nativos. A mitologia Nórdica aparece mais uma vez nos nomes dos dias da semana, sua presença sendo ilustrada por Odin, o deus da sabedoria, que também era ocasionalmente chamado de Woden. E assim surge 'Wednesday', ou 'Hump Day', sendo que "hump", em inglês, significa "corcova". Essa gíria é usada para falar daquele dia bem no meio da semana, a quarta-feira, quando a semana atinge o pico, ou o meio, dessa corcova. A mitologia segue forte também em ouras línguas: na França, por exemplo, esse dia da semana é conhecido como mercredi graças a Mercúrio, o Deus romano da inteligência. E sim: ele está diretamente associado a Odin!  

Thursday (quinta-feira)

Com o final de semana no horizonte, temos a quinta-feira, ou 'Thursday', o dia do Thor. Sim, aquele com o cabelão e o martelo! Thor é conhecido como o deus do trovão ('thunder') na mitologia Nórdica, e influenciou diretamente o nome deste dia – em dinamarquês, por exemplo, quinta-feira é Torsdag e, em finlandês, Torstai. Quinta-feira também é dia de #TBT, ou Throwback Thursday, um dia para relembrar o passado.

Friday (sexta-feira)

Sextou! Ou seria 'Fridou'? A sexta-feira recebe o nome de 'Friday' em inglês por conta da deusa Nórdica Frigg, que é associada com o casamento e o amor, embora Freyja, outra deusa importantíssima do panteão nórdico, seja ainda mais associada com o amor. Há hipóteses que sustentam que os dois mitos tenham uma origem em comum. Mas, de qualquer maneira, as duas deusas são celebradas para as questões do coração.

Já na cultura latina, sexta-feira é conhecida como “dies veneris”, ou o "dia de Vênus", a deusa romana do amor. 

Impossível chegar na sexta sem aquele 'Friday feeling', que nada mais é do que a ansiedade e animação para o final de semana.

Sábado e domingo em inglês

Chegando, finalmente, aos dois melhores dias da semana, temos 'Saturday' (sábado) e 'Sunday' (domingo), nomeados, respectivamente, em homenagem ao deus romano Saturno, e ao Sol ('Sun' em inglês). Claro que o 'weekend' (final de semana) exige nosso 'Sunday best', expressão atrelada às nossas melhores roupas. Temos que curtir o descanso com estilo!

Para fechar com chave de ouro, se ligue em '24/7' ('Twenty-fourseven'), uma expressão para algo que é feito 24 horas por dia, pelos 7 dias da semana.

Curtiu as dicas? Então continue acompanhando a gente por aqui e em todas nossas redes sociais!

 

FALE NO WHATSAPP