Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Filmes de desenho animado para se assistir em família – os que realmente valem a pena

Filmes de desenho animado para se assistir em família – os que realmente valem a pena

Filmes de desenho animado para se assistir em família – os que realmente valem a pena
Acessibilidade
L L A- A+

Filmes de desenho animado divertem, ocupam o tempo e incentivam a descoberta do que pode haver de mais legal no mundo.

As cores luminosas e intensas, representando os alimentos, das animações dos Estúdios Ghibli, podem encorajar crianças, jovens e até adultos a experimentar novos sabores.

Além desse exemplo, há os detalhes super-realistas das animações da Pixar. Quem nunca ficou com a sensação de que, em algum lugar do universo, tudo aquilo existe de verdade?

Agora, sabemos que nem todo filme de desenho animado é indicado para se assistir em família. E isso não é apenas sobre a temática ser de fato infantil. Também inclui uma série de fatores que podem aumentar ou diminuir as vantagens em vermos esses filmes, como o aprendizado do inglês.

Aproveite os momentos em família para assistir aos filmes certos. Neste texto você descobre não apenas uma curadoria incrível de obras audiovisuais com mensagens especiais e instrutivas, mas também como identificar quando um filme de desenho animado vale a pena ser visto.

Boa leitura!

Quais os melhores filmes de desenho animado?

Histórias bem contadas são para sempre. Isso porque, apesar de um filme permanecer o mesmo, nós mudamos. Ainda mais uma criança, que está em um processo de mudança acelerado.

Filmes de desenho animado podem representar uma memória  de infância valiosa para as crianças. Ainda mais se o filme continuar interessante ao ser reassistido após anos.

Shrek, Tom e Jerry, Toy Story, O Rei Leão, Cinderela são animações famosas e clássicos que todo mundo conhece. Além de filmes como esses, amplie seu repertório com outras novidades.

Confira logo abaixo a nossa curadoria:

Luca

Filme "Luca"

A história do protagonista Luca se passa na beira mar, na Riviera italiana, em um longo verão inesquecível. Com seu novo amigo, Alberto, o rapaz vive aventuras como andar de scooter e experimentar sorvetes e massas, mas precisa guardar um segredo.

Soul

foto divulgação do filme "soul"

Tendo a música como pano de fundo, o filme conta a história de Joe Gardner. Ele é um professor de música que tem o sonho de tocar piano em uma banda de jazz.

Apaixonado por esse estilo, o músico deseja seguir carreira, mas mantém um trabalho em uma alfaiataria para pagar as contas de casa. Imperdível, segundo a mídia especializada. "O filme fala sobre morte, jazz, esperança e limitação, e sobre Nova Iorque", escreveu o jornal The New York Times.

Space Jam: A New Legacy

foto do filme "space jam: a new legacy"

Quem é apaixonado pelo Space Jam, com Michael Jordan, lançado em 1996, não vai se decepcionar pelo remake feito com Lebron James. Desta vez, o astro da NBA precisa da ajuda do Pernalonga e dos Looney Tunes para vencer o game decisivo e voltar ao mundo real.

Spirit

foto divulgação do filme "spirit"

O longa fala sobre a amizade da menina Lucky Prescott com o seu cavalo selvagem Spirit. Quando a vida do amigo corre risco, corajosamente, a heroína move montanhas para resgatar o animal e libertá-lo das mãos do vilão, um tratador de cavalos sem coração.

Tom & Jerry

foto divulgação do filme "tom & jerry"

Pela primeira vez em um live-action, a dupla rival mais amada da história das animações vai para Nova Iorque viver em um hotel. O gato e o rato causam diferentes bagunças e confusões com a equipe do local, além de atrapalharem um casamento.

As bicicletas de Belleville

foto divulgação do filme "as bicicletas de belleville"

A animação é uma representação sobre a vida de pessoas idosas. O filme traz um olhar positivo — com otimismo, amor e resiliência — sobre essa população.

Tudo isso com muita expressão em cores quentes e formas exageradas. Ótima indicação para conscientizar sobre o preconceito contra idosos, chamado de etarismo.

Partly Cloudy

foto divulgação do filme "partly cloudy"

Está sem tanto tempo para assistir a um filme de desenho animado com as crianças? Assista a um curta-metragem. Durante 5 minutos, você conhece a história de uma nuvem, chamada Gus.

Ela é solitária e insegura, no entanto, sabe criar bebês perigosos, como porcos-espinhos e crocodilos. Gus interage com a cegonha Peck, o que resulta em uma ótima lição.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

foto divulgação do filme "homem-aranha: através do aranhaverso".

Sucesso de bilheteria, a animação vem de um dos universos mais clássicos de personagens de desenho animado, o do famoso Homem-Aranha.

A animação é um encontro de todas as versões do super-herói, com todas as suas histórias e detalhes. Bem, não queremos dar muitos spoilers, então a dica é: apenas assista.

A Canção do Oceano

foto de divulgação do filme "a canção do oceano".

É um filme com criaturas mágicas, que passa uma mensagem profunda sobre perda. Isso porque a história acontece quando a mãe do pequeno Ben desaparece após dar à luz.

Ben culpa sua irmã, Saoirse, por esse desaparecimento, mas tudo muda quando eles descobrem que há criaturas mágicas em perigo.

O filme é muito delicado e bonito visualmente. Para assistir abraçado, numa manhã de domingo.

Minha Vida de Abobrinha

foto divulgação do filme "minha vida de abobrinha"

A animação 3D possui ótimas avaliações e críticas para um tema que é universal: a morte. O filme retrata os desafios de um menino de 9 anos, chamado abobrinha.

Ele vai para um orfanato após o falecimento súbito da sua mãe. Essa obra audiovisual é um ensinamento sobre a confiança, o amor e o significado pleno de família.

Klaus

foto divulgação do filme "klaus".

A história se passa no Círculo Ártico e remonta diretamente aos tempos do Natal e ao clássico Papai Noel — em inglês, Santa Klaus.

O personagem, que leva esse nome, produz brinquedos feitos à mão e está lidando com um fato curioso e problemático na sua cidade. Isto é, ninguém demonstra interesse por cartas.

Jesper, estudante da academia postal, ao lado da professora Alva e de Klaus encontram uma solução para enfrentar esse desafio.

A Fantástica Viagem de Marona

foto de divulgação do filme "a fantástica viagem de marona"

Um filme realmente para a família inteira, incluindo o cachorro. Marona é uma cachorrinha que foi adotada por muitas pessoas.

A animação conta sobre esses momentos, reforçando a empatia, inocência e amor que envolve a adoção canina. Saiba que, se a sua família ainda não tem um cachorro, a situação irá mudar após assistir ao longa-metragem.

A Town Called Panic

foto de divulgação do filme "a town called panic"

Uma animação em stop-motion, feita com aqueles bonequinhos do exército, lembra? A história é sobre um índio e um caubói tentando comprar um presente para um cavalo.

Logo, eles encomendam tijolos pela internet para fazer uma churrasqueira. No entanto, o pedido vem errado e a partir daí a história começa a ficar ainda mais curiosa.

George, O Curioso - A Festa De Halloween

foto de divulgação do filme "george, o curioso, a festa de halloween"

Macacos me mordam, é hora do Halloween! O filme de desenho em 2D conta a história de George, o famoso e simpático macaquinho que possui uma série de outras produções. A data festiva da vez é uma das festas mais tradicionais e assustadoras, o Halloween. Diversão garantida para toda a família.

Os ursinhos carinhosos – o filme

Foto de divulgação do filme "os ursinhos carinhosos, o filme"

Se você estava sentindo falta de um bom filme de desenho animado clássico, aqui está. Os ursinhos carinhosos fazem sucesso até hoje. Imagine, ursinhos fofos lutando contra um espírito que planeja destruir toda a felicidade do mundo. Quem vai ganhar esse duelo? Descubra com a família!

O Segredo Além do Jardim

foto divulgação do filme "o segredo além do jardim"

Um filme sobre irmãos que se perdem em um jardim e precisam voltar para casa. Bosques, colinas, névoa e o mistério da floresta acompanham a jornada de Wirt e Greg. Esse é um daqueles desenhos para realmente criar memórias entre pais e filhos. Aproveite!

Como saber se um filme de desenho animado realmente é bom para o seu filho?

Confira as avaliações nas bases de dados sobre cinema, disponíveis gratuitamente, online.

Isto é, o IMDB, LetterBox e RottenTomatoes. Estes são sites confiáveis que apresentam comentários de espectadores e críticos de cinema.

Por lá, é possível pesquisar listas de filmes, incluindo aqueles mais bem avaliados.

Além dessa dica mega útil, dê um check nestas outras:

Observe a diversidade de temas e estilos

Filmes de desenho animado sobre conteúdos diversos podem incentivar a curiosidade pelo aprendizado de novos vocabulários e até hobbies. Por isso, exercite a variação de temáticas e estilos. Assim, você pode escolher estilos de:

  • Animação Cel – o mais tradicional.
  • Animação com marionetes – lembra dos “Muppets”?
  • Animação com argila – “A fuga das galinhas” é um ótimo exemplo.
  • Stop Motion – “A noiva cadáver”, um clássico.
  • Animação 3D – “Procurando Nemo”, por exemplo.
  • Animação 2D – o aclamado “O Rei Leão”.
  • Rotoscopia – filmes de desenho que utilizam cenas reais de referência.

Os nomes parecem muito técnicos, mas provavelmente você já assistiu algum filme dentro desses estilos. Ao saber de cada um, você consegue diversificar melhor os momentos de lazer audiovisual.

Agora, sobre a temática, elas são ainda mais variadas. A dica é opte por filmes de desenho animado que representem culturas de países diferentes e universos variados. Isto é, uma animação sobre carros, outro desenho sobre plantas ou viagens e por aí vai.

Verifique a classificação indicativa

Todo filme traz consigo a informação de para qual público ele se destina. Logo, identifique se a classificação é livre, para 10, 12, 14, 16 ou 18 anos. As obras audiovisuais recebem esses selos a partir de filtros como “sexo e nudez”, “drogas” e “violência”.

Conheça os gostos do seu filho

Essa é a dica mais básica para saber se um tema ou linguagem pode se adequar com segurança para o seu filho.

Afinal, os pais conhecem os desafios emocionais e afinidades de cada criança. Assim, não adianta querer assistir a um filme incrível de fantasmas se o seu filho tem pavor deles, por exemplo.

Mude as legendas ou o áudio para o inglês

Todos os filmes que indicamos são daqueles tipos para se assistir mais de uma vez. Logo, uma forma diferente de aproveitá-los ainda mais é trocando o áudio para o inglês ou adicionando legendas em inglês. Dessa forma você e a criança por perto exercitam uma segunda língua, aumentando as formas de aprendizado. Observe a disposição da criança e dê o play!

Filmes de desenho animado podem ser uma ótima forma de criar memórias afetivas e ensinar mensagens encorajadoras. Agora que você já sabe ótimas 16 indicações, é hora de colocar em prática esse momento família, ok?

Gostou do texto? Aproveite para compartilhá-lo com quem você acha que também poderia gostar!