Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Jorge Luis Borges: filmes que foram adaptados das obras do escritor argentino 

Jorge Luis Borges: filmes que foram adaptados das obras do escritor argentino 

Jorge Luis Borges: filmes que foram adaptados das obras do escritor argentino 
Acessibilidade
L L A- A+

Jorge Luis Borges revolucionou a forma de contar histórias. A escrita criativa do argentino modificou as fronteiras entre a ficção e a realidade. Não por acaso, seus contos e romances foram adaptados para o cinema, sendo, até hoje, referências culturais. 

Pensando nisso, neste artigo, você descobrirá três filmes que são adaptações das obras de Jorge Luis Borges. Vamos lá? 

Hombre de la esquina rosada (1962) 

O filme, com direção de René Múgica, foi adaptado do conto homônimo e se passa em 1910, na Argentina, no contexto da Independência do país. A história foca no personagem “El Corralero”, assassino de aluguel recém-liberto. Ele decide abandonar a vida do crime, no entanto, o destino o colocará como justiceiro de um amigo querido, que morreu ainda na cadeia. 

“Hombre de la esquina rosada” está na lista dos 100 melhores filmes argentinos de todos os tempos, produzida pelo “Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken” e pelas revistas La Vida Útil, Taipei e La Tierra Quema. 

Leia o conto, assista ao filme e compare as versões. Observe as diferenças e semelhanças no modo de contar a mesma história. Você pode fazer isso notando como é o início, meio e final da história, quem é o narrador, de que modo as imagens do filme correspondem ao texto. Além disso, anote expressões e veja se as falas são as mesmas.

La estrategia de la araña (1970)

Homem e mulher andando pela cidade com guarda-sol

Foi o italiano Bernardo Bertolucci quem se desafiou a adaptar o texto “Tema del traidor y del héroe”, de Jorge Luis Borges. O filme traz uma das principais ousadias na forma de contar histórias do escritor argentino: brincar com a metalinguagem, o mistério e o duplo sentido. 

A narrativa se passa no povoado italiano de Tara. Acompanhamos a saga de Athos Magnani para desvendar a morte do pai. Para isso, ele recebe a ajuda de Draifa, a amante do pai. No entanto, à medida em que eles procuram pelo culpado, os fatos só se tornam ainda mais confusos, gerando mais mistério e suspense. 

Invasión (1969)

Este filme do diretor argentino Hugo Santiago também consta na lista dos 100 melhores filmes argentinos, figurando na segunda posição. A diferença, com relação aos dois anteriores, é que a história não é uma adaptação de um conto anterior de Jorge Luis Borges. Na verdade, ele escreveu o roteiro em conjunto com o diretor. 

A narrativa mostra a cidade de Aquilea, invadida e sitiada. No entanto, um grupo de homens está disposto a defender o território e, assim, organizam-se reuniões clandestinas. O filme faz referência à Ditadura Argentina, que vigorava à época do seu lançamento. Além disso, “Invasión” é considerado como uma das obras mais importantes do cinema argentino por conta da mistura criativa e misteriosa entre os gêneros fantástico e policial. 

Jorge Luis Borges é uma ótima referência para aprender como contar boas histórias em espanhol. Agora é hora de organizar uma boa sessão de cinema ou de leitura, adicionando essas novas referências ao seu repertório cultural. 

O CNA pode ajudar você a compreender mais e mais o mundo fantástico e misterioso de Jorge Luis Borges. Entre agora em contato conosco e descubra qual é o seu curso de espanhol ideal.