Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

9 modelos de currículo para o mercado internacional

9 modelos de currículo para o mercado internacional
Acessibilidade
L L A- A+

Não é um grande mistério que um bom currículo é a porta de entrada para garantir a sua vaga dos sonhos. Se você deseja um emprego no exterior, além de precisar ter o inglês ou espanhol afiado, o modelo de currículo perfeito para o seu perfil e carreira é a melhor maneira de conseguir se destacar.

Para ajudar você a preparar a melhor apresentação para sua área de trabalho, separamos 9 modelos de currículos que você pode seguir. Além disso, tenha em mente as principais informações que você sempre precisa adicionar no seu currículo:

NAME NOMBRE NOME
CONTACT INFORMATION

DATOS DE CONTACTO

INFORMAÇÕES DE CONTATO

SUMMARY

RESUMEN

RESUMO

WORK EXPERIENCE

EXPERIENCIA LABORAL

EXPERIÊNCIA DE TRABALHO

EDUCATION EDUCACIÓN EDUCAÇÃO

SKILLS

HABILIDADES HABILIDADES

SUPPORTING DETAILS

INFORMACIÓN ADICIONAL

DETALHES DE APOIO

A ordem como você vai adicionar as informações vai depender do modelo que você escolher. Confira abaixo os que separamos!

1. Currículo cronológico

O estilo mais comum de currículo, o  cronológico, é um dos padrões para a maioria das áreas. Nele você coloca sua experiência de trabalho mais recente e relevante no topo, e será a primeira impressão que os recrutadores terão de você. 
Sua estrutura segue mais ou menos essa:

  • Resume Summary + Professional Experience + Education + Additional Skills 
  • Resumen de currículum + Experiencia profesional + Educación + Habilidades adicionales

Resumo do currículo + Experiência profissional + Educação + Habilidades adicionais

2. Currículo funcional

O currículo funcional serve para pessoas que desejam concentrar em suas habilidades profissionais relevantes muito mais do que um histórico cronológico de trabalho. Sua principal característica é a seção de "Habilidades Relevantes", que ocupa a maior parte do currículo, substituindo um detalhamento maior da sua experiência de trabalho. 

Sua estrutura é mais ou menos essa:

  • Resume Summary + Relevant Skills + Work History + Education
  • Resumen de currículum + Habilidades relevantes + Historial de trabajo + Educación

Resumo do currículo + Habilidades relevantes + Experiência profissional + Educação

3. Currículo combinado

Um currículo combinado mistura elementos do cronológico e do funcional, concentrando em suas habilidades (como no funcional), mas oferecendo um espaço para você detalhar seu histórico em ordem cronológica.

Sua estrutura se parece assim: 

  • Resume Summary + Technical Skills + Work History + Education
  • Resumen de currículum + Habilidades técnicas + Historial de trabajo + Educación

Resumo do Currículo + Habilidades Técnicas + Histórico Profissional + Educação

4. Currículo direcionado

O currículo direcionado pode ser em qualquer formato dos citados acima, mas ele é cuidadosamente criado para a posição para a qual você está se candidatando. Certifique-se de usar palavras-chave do anúncio da vaga na sua descrição e nas habilidades descritas.

5. Currículo federal

Um currículo federal é utilizado para candidatos a vagas dentro do governo federal americano, por exemplo. Ele é bem mais longo, podendo ter entre duas a seis páginas, e tem uma seção de Experiências extremamente detalhada. Além disso, é importante adicionar informações sobre empregos no setor público, notas em testes e provas de aptidão, cidadania, etc.

6. Currículo em vídeo

Se você está se inscrevendo para vagas que exigem uma boa apresentação e desenvoltura interpessoal, talvez o currículo em vídeo seja o melhor para você. Foque em treinar sua pronúncia para que ela seja clara, e grave quantas vezes seja necessário para uma apresentação direta e interessante. Não apenas leia o que estaria no seu currículo, mas realmente se apresente!

7. Currículo em infográfico

Para vagas mais descontraídas ou especialmente em áreas de design, o currículo em formato de infográfico permite que os recrutadores não apenas conheçam suas experiências, mas também já tenham um gostinho de suas habilidades artísticas e de pensar fora da caixa diretamente do seu currículo.

Currículo em website

Similar ao currículo em infográfico, um currículo em website pode ser um cartão de visitas para profissionais da área da TI, especialmente se você é desenvolvedor e deseja mostrar não somente suas experiências profissionais, mas também suas habilidades na prática.

9. Mini-currículo

Por último, esse é um formato bem divertido de currículo que pode ser usado especialmente em feiras de empregos, entrevistas ou reuniões em que uma oportunidade pode surgir. Um mini-currículo, bem resumido em algumas frases mas que cause um grande impacto no recrutador podem ser um excelente cartão de visitas (e às vezes pode até mesmo ter o formato de um!).

Uau! Foram muitas dicas neste artigo, mas aqui vai mais uma: estude com os Upgrades do CNA! Com os Upgrades – aulas temáticas de autoestudo disponíveis para alunos do CNA Net e do CNA PRO - você descobre dicas para criar um currículo forte, para construir sua carta de apresentação, características dos tipos de candidatura mais comuns fora do Brasil, entre outros temas que vão multiplicar suas chances no mercado de trabalho – TUDO EM INGLÊS. Já pensou em construir uma carreira internacional, investindo a partir de R$9,90? O investimento do hoje é o sucesso do futuro.