Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Como tirar o visto americano? Passo a passo!

Como tirar o visto americano? Passo a passo!
Acessibilidade
L L A- A+

O visto americano é um documento bem conhecido e buscado por quem deseja viajar aos Estados Unidos. Exigido por lei, ele é anexado ao passaporte com informações sobre validade e motivo para a ida de um indivíduo ao país. Há vários tipos de visto, sendo necessário solicitá-lo com antecedência e ter muita atenção durante todo o processo. 

Mesmo que você não tenha planos de conhecer os Estados Unidos em breve e treinar o seu inglês, entender o passo a passo para obter o visto americano é uma boa recomendação, acredite. Isso porque, alguns detalhes podem resultar em um visto negado, interrompendo o seu sonho de conhecer o país. 

Neste guia você confere como tirar o visto americano. Boa leitura! 

O que é um visto?

Diferente do passaporte, um visto é um documento emitido pelo país onde um cidadão deseja passar determinado período de tempo, seja a trabalho, estudo, como turista, para morar e até para fazer escala de voo. 

Logo, com ele em mãos, ao chegar no aeroporto, você poderá requisitar sua entrada legal no país. Isso significa que obter o visto ainda não é a última etapa para conseguir a permissão de entrada no país – mas, é um ponto muito importante. A última etapa é a apresentação do documento no serviço de imigração. 

As leis de algumas nações são mais severas quanto à entrada de estrangeiros e esse é o caso dos Estados Unidos. Basicamente, independentemente do propósito da viagem, será preciso solicitar o visto, passando por todas as etapas, que demandam documentos e entrevistas. 

Agora, há um caso especial que dispensa o visto americano. Isto é, para aqueles turistas com dupla cidadania. No entanto, é preciso solicitar liberação por meio do Programa de Isenção de Vistos (Visa Waiver Program – VWP). 

Quais são os tipos de visto americano? 

Há dois grandes grupos de vistos americanos. Para viagens temporárias, solicita-se o “visto de não-imigrante”. Agora, se o objetivo é residir, de forma permanente, nos Estados Unidos, é preciso o “visto de imigrante”.

Dessa forma, temos os quatro primeiros para não-migrantes e o último para imigrantes: 

  • Vistos de turista — B1/B2; 
  • Visto de estudante — F, M; 
  • Visto de trabalho — H, L, O, P, Q; 
  • Visto de intercâmbio — J; 
  • Visto de imigrante — diversas categorias. 

Como solicitar o visto americano? 

Uma das maiores famas sobre esse documento é o momento da entrevista. Filmes, séries, livros e até relatos nas redes sociais abordam esse tópico com algum humor e até frustração. 

Isso porque a entrevista no Consulado Americano é uma das últimas etapas mais decisivas, até a conquista do visto. O segredo é tentar ficar calmo e responder apenas o que for estritamente perguntado.  Além disso, é preciso ter muita atenção ao preencher o formulário e conferir toda a documentação necessária para entrega no dia do agendamento. 

Confira o passo a passo para solicitar o documento: 

  1. Preencha o formulário DS-160
  2. Acesse o Serviço de Agendamento de Visto
  3. Faça o pagamento da taxa — em torno de mil reais. 
  4. Agende o comparecimento ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto — coleta de impressões digitais e foto oficial. 
  5. Agende sua ida ao Consulado Americano — para entrevista sobre o propósito da viagem. 
  6. Acompanhe o status da solicitação. 
  7. Receba o visto em casa ou no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. 

Qual é a validade de um visto americano? 

Com o documento em mãos e já fixado no seu passaporte, o prazo de validade pode variar de 1 mês a 10 anos. 

Quais são as cidades brasileiras onde podemos tirar o visto americano?

O comparecimento deve ser dirigido a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife. Caso você não resida nestas cidades, será preciso se organizar para ir até uma delas no dia da coleta de dados e entrevista. A depender da data de agendamento, após a aprovação do visto, o tempo de recebimento se dará entre 10 e 20 dias úteis. 

O visto americano é um documento essencial para a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos, mesmo em curto período, como turista. Agora você já sabe que o planejamento dessa viagem precisa levar em consideração as etapas de separação de documentos e entrevista, até a conquista do visto. 

Este texto, de fato, ajudou você? Aproveite para entender se você já está pronto para fazer um intercâmbio para estudar inglês