Como saber se estou pronto para o intercâmbio para aprender inglês?

"É um negócio perigoso, Frodo, sair porta afora. Você pisa na estrada, e, se não controlar seus pés, não há como saber até onde você pode ser levado"
A frase, da célebre trilogia O Senhor dos Anéis, escrita por J.R.R.Tolkien, resume bem o sentimento de quem deseja se aventurar e fazer o tão sonhado intercâmbio. É preciso pensar muito bem se está pronto para essa experiência e saber tudo o que o aguarda antes de sair porta afora.
Para saber se você está realmente pronto e o que você precisa para fazer intercâmbio, reunimos algumas informações para ajudar a tomar essa decisão. Tente se imaginar em cada uma das situações que apresentamos e como se sente em relação a elas.
1. Viajar não é o mesmo que fazer intercâmbio
Muita gente confunde a experiência de uma viagem de férias com a de um intercâmbio. Ambas são completamente diferentes e você tem que estar ciente disso. Uma viagem de férias é mais curta e pode ser feita junto com a família e amigos. Porém, o intercâmbio é uma experiência “solo”. Você ficará até alguns meses longe da família, dos amigos e do seu país. Você consegue lidar com a saudade?
2. Lidar com as diferenças
Quando saímos do nosso país de origem, precisamos ter consciência de que os costumes e a cultura mudam de lugar para lugar. Portanto, se você é uma pessoa que não se dá muito bem com o que é diferente do que você está acostumado, talvez seja melhor repensar a ideia e postergar um pouco a sua ida.
É que quando você faz um intercâmbio, você provavelmente vai conhecer pessoas de várias partes do mundo, o que significa estar exposto a hábitos e culturas diferentes. É preciso se livrar de preconceitos e se abrir ao novo para não se sentir isolado, desrespeitado e até mesmo irritado ao conviver com as diferenças.
3. Estar disposto a se virar sozinho
É impossível nascer sabendo se virar sozinho - e tudo bem você nunca ter passado por isso antes do intercâmbio. O importante aqui é estar disposto a acumular responsabilidades, lidar com o medo de estar só e, principalmente, ter flexibilidade para resolver imprevistos sem surtar.
4. Dedicar-se aos estudos
Apesar de prever algum tempo livre para a diversão, o objetivo do intercâmbio para melhorar o inglês é estudar e mergulhar na nova cultura. Tenha em mente de que dedicação e prática constante do idioma são fundamentais para um ganho verdadeiro. Evite se dispersar com muitas festas e lazer para não desperdiçar a chance de absorver o conteúdo das aulas e as novidades da sua vivência.
5. Escolher bem o país em que vai estudar
Uma coisa é viajar para um país em que você vai passar alguns dias. Outra, muito diferente, é morar e estudar lá. Imagine escolher um destino e não se adaptar aos costumes, à comida, ao clima e às pessoas? Por isso, pesquise muito bem todos esses aspectos antes de se decidir se baseando apenas na beleza e nas atrações do lugar. Converse com pessoas que já fizeram intercâmbio nessa cidade que está considerando ir e faça uma lista de prós e contras.
Se você conseguiu se imaginar em todas as situações acima e pensa que vai lidar bem com elas, há grandes chances de você estar pronto para o tão sonhado intercâmbio. Caso ainda esteja inseguro para dar os primeiros passos para fazer intercâmbio ou queira conhecer mais sobre os países para estudar inglês, fale com o nosso parceiro BIL Intercâmbios, a empresa que vai ajudar você a planejar a experiência da sua vida.