Por que você teria vontade de ir para um deserto de sal? A Bolívia responde de pronto: porque você precisa conhecer o Salar de Uyuni.
É assim mesmo a grafia, “Salar”. São 10.582 quilômetros quadrados de superfície salina. Isso significa ver uma paisagem com um branco muito forte, assim como se estivesse dentro de uma lâmpada.
Agora imagine aprender novas palavras que descrevem a beleza única desse local. Por exemplo, em espanhol, você pode dizer que o Salar de Uyuni é “un gran espejo que refleja la inmensidad del cielo por la noche”.
Isto é, “um grande espelho que reflete a imensidão do céu na noite”. Ao visitar o Salar de Uyuni, parece que você está tocando o ceú.
Quer saber mais sobre este destino? Confira logo abaixo.
Salar de Uyuni: um destino de plena conexão com o planeta
A primeira impressão que se tem ao conhecer o Salar de Uyuni é que você, de fato, está tocando o céu. Isso acontece devido ao reflexo impecável frente ao espelho de água e sal que por lá existe. Não é por acaso que o lugar se torna uma oportunidade única de fotos incríveis.
O cotidiano acelerado da vida urbana, longe dos momentos de contemplação e tranquilidade, nos faz esquecer que vivemos em um grande universo. O Salar de Uyuni é um espetáculo para relembrar nosso tamanho diante da imensidão da Terra, do céu e da beleza das estrelas.
Ele é simplesmente o maior deserto de sal do mundo, localizado nos Andes, sudoeste da Bolívia. O ponto turístico já foi um lago pré-histórico e está 656 metros acima do nível do mar.
Quem tem a oportunidade de visitar essa paisagem precisa estar preparado para um turismo mais “raiz”.
Você não encontrará muito glamour, mas terá a recompensa de um espetáculo de beleza natural de formações rochosas impressionantes, ilhas de cactos e as cores de um lugar misterioso e profundo.
Isso porque as opções de hospedagem são simples e o trajeto pelo deserto pode ser um pouco cansativo.
Como diz um provérbio em espanhol: “Al que quiera celeste, que le cueste” – o que significa que quando você quer algo muito importante, precisa se esforçar por isso. Ou seja, é preciso ter esforço para ganhar o privilégio de apreciar aquela paisagem.
Salar de Uyuni: escolha entre o Chile ou a Bolívia
O Salar de Uyuni abrange o Chile e a Bolívia. Logo, o passeio tem duas opções de pontos iniciais — San Pedro do Atacama ou a Cidade de Uyuni. Pelo Chile, são 5 horas em média. Pela Bolívia, 14h em média. Dessa forma, você pode fazer os trajetos:
Chile
1 – Brasil – Santiago (avião, 4h20 saindo de São Paulo)
2 – Santiago – Calama (avião, 2h)
3 – Calama – San Pedro do Atacama (ônibus, 1h)
4 – San Pedro do Atacama – Solar de Uyuni (ônibus, 3h)
Bolívia
1 – Brasil – Santa Cruz de La Sierra (avião, 2h50 saindo de São Paulo)
2 – Santa Cruz de La Sierra – La Paz (avião, 1h15min)
3 – La Paz – Cidade de Uyuni (ônibus, 10h)
4 – Cidade de Uyuni – Solar de Uyuni (existem translados com tours que levam em média 3h)
Geralmente, é mais barato conhecer o Salar partindo da Bolívia ao invés do Chile. No entanto, para quem quiser conhecer o Deserto do Atacama e o Salar, com mais tempo e tendo uma reserva financeira maior separada para essa viagem, o Chile é a melhor indicação.
Vai ou não vai colocar o Salar de Uyuni como um dos destinos para você visitar? Vale muito reunir a galera e marcar essa viagem na América Latina assim que for possível. Aproveite e compartilhe agora este artigo com seus amigos.